Ex-ministro admite encontro com Bolsonaro e diz que alertou sobre gravidade de medidas como estado de sítio
Ex-ministro da Defesa relatou encontro com Bolsonaro e comandantes militares para debater GLO dias antes da posse de Lula

O general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa, confirmou, nesta terça-feira (10), que participou de uma reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os comandantes militares no Palácio da Alvorada, em 7 de dezembro de 2022, para tratar de uma possível operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
Segundo ele, o encontro foi breve e de caráter informativo, com discussões sobre possíveis desdobramentos políticos no período de transição presidencial.
“A gente conversando ali, em uma tempestade de ideias, sobre as consequências de uma ação futura que eu imaginava que poderia acontecer”, relatou o general. Em seguida, ele afirmou que “saímos dali preocupadíssimos”.
Bolsonaro apresentou documentos com queixas sobre seu governo
Durante a reunião, conforme o relato do ex-ministro, Bolsonaro exibiu um arquivo com considerações sobre eventos e situações que, segundo ele, teriam lhe causado prejuízos ou injustiças durante o mandato.
O general disse que ao fim do encontro fez alertas sobre a gravidade de ações como estado de defesa e estado de sítio, sugerindo que qualquer medida precisaria considerar os limites constitucionais.
Estavam presentes na reunião o então presidente Jair Bolsonaro, o comandante da Marinha, Almir Garnier, e o comandante do Exército, Marco Antônio Freire Gomes. O chefe da Aeronáutica, Carlos Almeida Baptista Júnior, não compareceu por estar em viagem.
General se desculpa por ataques ao TSE em reunião ministerial
Paulo Sérgio aproveitou o depoimento para pedir desculpas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pelas declarações feitas durante uma reunião ministerial em julho de 2022.
“Inicialmente eu queria me desculpar publicamente por ter feito essas colocações naquele dia”, afirmou o general. Em seguida, ele reconheceu que foram “palavras mal colocadas” e “inadequadas”, e disse que “quando vi esse vídeo posteriormente eu não acreditei”, encerrando com a expressão “página virada”.
Na ocasião, ele havia chamado o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de “inimigo” e admitido o uso das Forças Armadas para questionar a condução do processo eleitoral, confrontando a Comissão de Transparência Eleitoral da Corte.
Defesa nega pressão para alterar relatório eleitoral
O ex-ministro declarou que a comissão do Ministério da Defesa não divulgou o relatório após o primeiro turno das eleições por decisão da equipe técnica, que optou por concluir o documento ao final do pleito.
Ele negou ter alterado o conteúdo do relatório ou sofrido pressão de Bolsonaro para incluir menções à possibilidade de fraude nas urnas eletrônicas.
Também afirmou que se arrepende da nota oficial divulgada em 10 de novembro de 2022, quando o ministério declarou que, embora não houvesse evidências, “não se podia excluir a possibilidade de inconsistências” nas urnas.
“Se fosse hoje, eu não teria feito essa nota ou teria feito um esclarecimento mais ameno”, declarou o general. Ele negou intenção de confrontar o TSE com a nota.
Reunião com hacker foi encerrada após identificação
Paulo Sérgio confirmou que se encontrou com Walter Delgatti Neto, conhecido como hacker Vermelho, a pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro. O encontro ocorreu no Ministério da Defesa, mas, segundo o general, ele não sabia quem era o visitante no início da reunião.
“É um criminoso”, disse Paulo Sérgio. Ele afirmou que, ao reconhecer a identidade de Delgatti, encerraram o encontro imediatamente.
“Ele não saiu da sala de visitas. Não passou 15 minutos no MD”, concluiu. Delgatti havia sido levado a Bolsonaro pela deputada Carla Zambelli (PL-SP), e mais cedo, o ex-presidente afirmou que “não sentiu confiança” no hacker e o encaminhou para a equipe técnica da Defesa.
Mais Lidas
Política
Datafolha: 57% dos brasileiros são a favor da reeleição no Executivo
Últimas Notícias

Catar fecha espaço aéreo após ataque do Irã a base dos EUA
Suspensão do tráfego aéreo é uma medida preventiva diante dos 'desdobramentos na região' e está sendo acompanhada de forma contínua pelas autoridades locais

Geraldo Júnior visita São João na Chapada Diamantina e destaca impacto social e econômico das ações do Governo
Vice-governador também destacou o modelo de gestão do São João da Bahia, voltado para o cuidado com as pessoas, com ações coordenadas nas áreas de saúde e segurança

Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira
Cantora terá apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador; ingressos começam a ser vendidos em julho

Jerônimo entrega aeródromo e participa do São João em Mucugê, na Chapada Diamantina
Obra contou com investimento de R$ 5,1 milhões e é considerada estratégica para impulsionar o turismo e a economia local

Lotação máxima fecha acesso ao Largo do Pelourinho durante São João de Salvador; veja a programação de hoje
Medida foi adotada ainda durante o primeiro show da noite, como forma de garantir a segurança dos forrozeiros

São João da Bahia atrai multidão com mistura de ritmos no Pelourinho e programação intensa
Festas no Terreiro de Jesus e na Praça Tereza Batista reúnem atrações variadas e palcos itinerantes com forró, pagode, arrocha e samba junino

Dorgival Dantas, Xand Avião e Simone Mendes levam multidão ao delírio no São João de Santo Antônio de Jesus
Quarta noite da festa reuniu mais de 100 mil pessoas com shows que misturaram romantismo, tradição nordestina e forró animado no Recôncavo baiano

Receitas de canetas emagrecedoras passam a ser retidas a partir desta segunda-feira
A decisão foi tomada em abril pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e entrou em vigor 60 dias após sua publicação no Diário Oficial da União

STF faz acareação entre Mauro Cid e Braga Netto na ação sobre tentativa de golpe de Estado
A segunda audiência colocará frente a frente o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes

Forró, arrocha e samba embalam multidão no Largo Quincas Berro d’Água no quarto dia do São João da Bahia
Com shows de Cacau com Leite, Flor de Maracujá, Eric Woods e Nônô Curvêllo, programação celebrou a diversidade rítmica nordestina