Ex-líder da oposição, Alan Sanches assume vice-presidência da CCJ da AL-BA
Deputado Júnior Nascimento foi escolhido por unanimidade para liderar a bancada do União Brasil

Após dois anos à frente da liderança da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) assumiu, nesta quarta-feira (5), a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das comissões mais importantes da Casa.
A expectativa é que a presença de Sanches na vice-presidência da CCJ fortaleça a atuação da oposição, especialmente considerando que a comissão é a porta de entrada para todos os projetos de interesse do Governo do Estado. A manobra ocorre às vésperas das eleições de 2026, período que promete ser decisivo para as articulações políticas na Bahia.
“A oposição segue firme e fortalecida. Na vice-presidência da CCJ, continuaremos atentos a todas as matérias que tramitam na Casa, garantindo o respeito à Constituição e aos interesses do povo baiano”, afirmou Alan Sanches, que também é pré-candidato a deputado federal.
Ainda nesta quarta-feira, em uma reunião do União Brasil, Alan Sanches foi indicado para a vice-liderança da bancada de oposição, ao lado do deputado Tiago Correia (PSDB), recém-eleito líder do grupo. O deputado Júnior Nascimento, por sua vez, foi escolhido por unanimidade para liderar a bancada do União Brasil.
‘Sensação de dever cumprido’
Em entrevista ao Portal M! na segunda-feira (3), Sanches afirmou que deixa o posto com a sensação do dever cumprido. Ele aponta que assumiu a liderança do bloco em um dos momentos mais difíceis, após a eleição de Jerônimo Rodrigues (PT) ao cargo de governador.
“Eu peguei talvez um dos piores momentos da oposição, que é quando se inicia um novo governo com a pessoa desconhecida, com a aprovação das urnas, e nesse momento era muito difícil começar a tecer comentários, fazer as críticas necessárias, porque as pessoas sempre pensariam que era aquela dor de cotovelo por nosso grupo político ter sido derrotado nas urnas”, avaliou.
Apesar deste cenário, o deputado do União Brasil ressaltou que, com o passar do tempo, o grupo conseguiu se posicionar e pontuar questões consideradas equivocadas do governo.
“O nosso problema não é pessoal com absolutamente ninguém, é justamente com um programa de governo. A gente não pode concordar com tudo que vem acontecendo com a saúde, a fila da regulação continua desastrosa, matando as pessoas, levando as famílias ao sofrimento. A gente não pode concordar com essa insegurança pública que reina durante muitos anos na Bahia”, afirmou.
Ele afirmou ainda que deixa a liderança da oposição com a certeza de que alertou a população sobre problemas da gestão estadual. “Tenho certeza que muitas vezes nós conseguimos trazer a população e fazer abrir os olhos para enxergar que esse programa de governo do PT já está falido”, criticou.
Mais Lidas
Política
Bolsonaro acusa STF de manobras para garantir julgamento na Primeira Turma
Últimas Notícias

‘A falecida’: Espetáculo de Nelson Rodrigues chega à Caixa Cultural Salvador

Zambelli rebate Bolsonaro após ser culpada por derrota em 2022: ‘Sempre o defendi’
Segundo ex-presidente, deputada teve um papel decisivo na derrota de sua chapa na eleição presidencial de 2022

Bolsonaro acusa STF de manobras para garantir julgamento na Primeira Turma
Na avaliação do ex-presidente, STF agiu com 'casuísmo' ao tomar decisão

Jerônimo sanciona reajuste de professores da rede estadual e garante piso acima do nacional; pagamento inicia em maio
Texto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em 18 de março

Moraes diz que narrativa de que condenados são ‘velhinhas com a bíblia na mão’ é ‘mentirosa’
Ministro refutou tese levantada por Bolsonaro e aliados, que tentam contestar competência da Primeira Turma do STF para julgar caso

OAB cobra explicações ao STF após detenção de advogado por gritos durante julgamento de Bolsonaro
Desembargador aposentado foi detido pela Polícia Judicial do STF por desacato após discutir com seguranças

Irmãos Hypolito criticam gêmeos no BBB 25 e Diego emociona ao falar de Gracyanne: ‘Eu a amo’
Em conversa com Daniele Hypolito, o ginasta revela sentimentos sobre ex-sister e analisa a dinâmica do jogo

Após rejeitar recursos da defesa, STF decide nesta quarta se Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe
PGR aponta ex-presidente e sete aliados como 'núcleo crucial' da trama golpista

Moura Dubeux registra lucro de R$ 251 milhões em 2024, expande atuação e projeta novos investimentos
Segundo a empresa, os números refletem a estratégia de diversificação de produtos e expansão geográfica

Advogado de ex-assessor de Bolsonaro causa tumulto no STF e é detido por desacato
Confusão começou quando advogados e deputados que não se credenciaram para acompanhar sessão tentaram acessar espaço do julgamento

Empresas de patinetes elétricos devem fornecer capacetes aos usuários, sugere projeto de lei
Para Hassan, exigência do fornecimento e uso do acessório de segurança, visa proteção da integridade física dos usuários dos patinetes