Em reeleição inédita, Beto Simonetti continua na presidência da OAB até 2028
Esta é primeira vez desde redemocratização que um presidente da instituição é reconduzido ao cargo

O advogado criminalista amazonense Beto Simonetti foi reeleito, nesta sexta-feira (31), presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e permanecerá no comando da entidade até 2028. Esta é a primeira vez desde a redemocratização que um presidente da OAB é reconduzido ao cargo.
Desde que assumiu em 2022, Simonetti alterou a postura institucional da entidade, focando em questões corporativas e se afastando de debates políticos, diferente do antecessor Felipe Santa Cruz, que teve embates públicos com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Conduzi a Ordem para resolver os problemas do dia a dia do advogado, distante da disputa político-ideológica. Graças à união da profissão, conquistamos leis e decisões que nos ajudam a enfrentar ataques aos honorários e às prerrogativas”, declarou Simonetti após a confirmação da vitória.
Defesa das sustentações orais e ações no Congresso
Uma das principais bandeiras do presidente reeleito é a defesa das sustentações orais, momento em que advogados apresentam argumentos em tribunais. Algumas cortes têm imposto limites às sustentações, gerando críticas da OAB. No primeiro mandato, Simonetti tentou acordos com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas sem avanço.
Agora, a entidade busca apoio no Congresso para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que proíba expressamente a limitação das sustentações e anule julgamentos caso a prerrogativa seja violada. Sem citar nomes, Simonetti fez críticas ao Judiciário.
“Algumas autoridades da alta cúpula do Judiciário dão maus exemplos ao tolher a sustentação oral, o sigilo entre advogado e cliente e os honorários. Cabe à OAB lutar para que isso acabe”, afirmou o presidente.
Eleição sem oposição e nova diretoria
Simonetti concorreu sem adversários, pois a oposição não apresentou chapa. O advogado recebeu todos os 81 votos dos conselheiros estaduais e do Distrito Federal que integram o Conselho Federal da OAB. A votação ocorreu em Brasília, no auditório externo do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que também será palco da cerimônia de posse neste sábado (1º). A sede da OAB está em reforma devido a danos causados por um incêndio ocorrido em 2024.
A nova diretoria da OAB Nacional é composta por Felipe Sarmento (Alagoas) como vice-presidente, Rose Morais (Sergipe) como secretária-geral, Christina Cordeiro (Espírito Santo) como secretária-geral-adjunta e Délio Lins e Silva Júnior (Distrito Federal) como diretor-tesoureiro.
Trajetória na advocacia e atuação na OAB
Beto Simonetti é advogado desde 2001, formado pela Universidade Nilton Lins e pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). No Sistema OAB, foi conselheiro federal pelo Amazonas, secretário-geral do Conselho Federal, coordenador nacional do Exame de Ordem, diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia e ouvidor-geral.
Justiça Federal suspende atividades presenciais na Bahia após episódios de violência
A Justiça Federal na Bahia determinou, nesta sexta-feira (31), a suspensão das atividades presenciais no Fórum Teixeira de Freitas, em Salvador, devido às recentes ocorrências de violência no bairro de Sussuarana Nova. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) estabeleceu o regime de home office extraordinário para magistrados, servidores e funcionários da sede e anexos do fórum, com vigência até nova deliberação.
A decisão foi tomada após registros de tiroteios na região nos dias 22, 23 e 30 de janeiro. O TRF1 relatou que um dos muros do Fórum foi alvo de vandalismo, apresentando a frase “Muita bala no Estado” pichada. A medida busca garantir a segurança de servidores e magistrados, diante do risco representado pelos confrontos ocorridos no entorno do prédio.

OAB-BA pede retomada das atividades presenciais
A Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA) solicitou ao TRF1 a reconsideração da decisão, argumentando que a continuidade das atividades presenciais é essencial para assegurar o acesso à Justiça. O órgão destacou que o Fórum Criminal, localizado em frente ao Fórum Teixeira de Freitas, manteve seu funcionamento normal.
“A OAB-BA expressa sua profunda preocupação com a segurança de servidores e magistrados, reafirmando que medidas precisam ser efetivamente adotadas para garantir a integridade não só deles, mas de toda a população baiana. No entanto, também destacamos a importância vital de assegurar o direito de acesso à Justiça e a efetiva prestação jurisdicional no estado”, afirmou a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges.
Reforço na segurança e patrulhamento na região
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) informou que o titular da pasta, Marcelo Werner, reuniu-se com autoridades no Fórum Teixeira de Freitas nesta sexta-feira (31) para discutir a segurança na área. Segundo a SSP, ações preventivas estão sendo intensificadas, incluindo a instalação de uma Base Móvel da Polícia Militar e o reforço no patrulhamento em horários estratégicos.
“Enquanto for necessário seguiremos com o reforço na região de Sussuarana, garantindo o transporte, o funcionamento das repartições públicas e também a abertura dos estabelecimentos privados”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Projetos baianos de educação fiscal podem ganhar até R$ 15 mil em prêmio nacional
Premiação distribuirá mais de R$ 100 mil em valores e reconhece ações que fortalecem cidadania fiscal no país

Cuidados com os olhos: oftalmologista alerta para riscos de procedimentos estéticos e uso indevido de colírios
Em entrevista ao programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador, Milla Dias Sampaio alertou que práticas como a pigmentação da córnea são perigosas e devem ser evitadas

Jerônimo destaca papel da Bahia na Independência do Brasil em homenagem na Câmara: ‘temos que estar nos livros de história’
Governador destacou o caráter complementar do 2 de Julho ao 7 de Setembro, e lembrou que Independência só se concretizou após a retirada definitiva das tropas portuguesas

Bahia registra alta de 18% nas apreensões de armas em 2025
Segundo SSP-BA, entre janeiro e junho, 3.711 armamentos foi retirado das ruas, o que equivale a uma média de 20 armas apreendidas por dia

Carla Zambelli pede mais prazo para deixar imóvel funcional e isenção de multa diária
Deputada deveria ter devolvido o imóvel até 4 de julho, mas defesa alega falta de notificação formal e solicita prazo até 15 de julho

Bahia busca quebrar jejum contra Fortaleza em jogo único com clima de final na Fonte Nova
Confira onde assistir ao vivo, horário e escalações das quartas da Copa do Nordeste

Preços das Loterias Caixa aumentam nesta quarta; confira novos valores
Reajuste atinge modalidades como Mega-Sena, Quina, Lotofácil e outras; Caixa afirma que mudança visa fortalecer premiações e repasses sociais

Envelhecimento, baixa natalidade e demissões alertam OCDE para futuro do emprego global
Para entidade, essa realidade, somada a transformações digitais e mudanças climáticas, forma tríade que deve orientar políticas públicas

Professores rejeitam nova proposta da Prefeitura e mantêm greve em Salvador, que completa 63 dias
Segundo coordenador-geral da APLB-Sindicato, Rui Oliveira, texto enviado pelo Executivo não contempla demandas dos educadores

Arena Fonte Nova adota biometria facial e inteligência artificial para reforçar segurança em jogos
Duelo decisivo entre tricolores marca estreia das novas tecnologias de segurança e acesso no estádio baiano