Em 5º Fórum Empresarial, Bruno Reis lança Guia de concessões e parcerias de Salvador
Evento fortalece ambiente de negócios e diálogo entre setor público e cadeia produtiva local
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), lançou, nesta segunda-feira (25), o Guia de concessões e parcerias do município durante o 5º Fórum Empresarial, realizado no Polo de Economia Criativa, no bairro Comércio. O documento busca o fortalecimento do ambiente de negócios e de diálogo entre o setor público e os diversos atores da cadeia produtiva local, através de elaboração conjunta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e da SalvadorPar.
Com diretrizes práticas para orientar o processo de estruturação de projetos de concessões e parcerias, o guia oferece desde a fase de concepção até a de gestão contratual. Em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o documento ainda pensa em uma nova organização dos projetos, com cada vez mais sustentabilidade.
“Hoje, damos mais um passo com este novo instrumento, que, sem sombra de dúvidas, nos posiciona como uma das cidades pioneiras no Brasil a implementar medidas com base em legislações modernas. Inclusive, recentemente, aprovamos na Câmara ajustes em nossa legislação local para nos adequarmos à Lei Federal de Parcerias Público-Privadas (PPP) e concessões. Ampliamos o prazo máximo para concessões, que antes era de 20 anos e agora pode chegar a 35 anos. Isso é essencial para criar um ambiente de negócios mais estável e atrativo”, disse o prefeito.
Também presente no evento, a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) afirmou que há a necessidade “de um marco legal, de um ambiente de negócios favorável para que as pessoas e as instituições empresariais possam ter coragem em investir”, afirmou.
“Quando a gente faz um projeto dessa magnitude, como o guia de concessões, dá transparência, orientações, mas, sobretudo, se preocupa com a qualidade de vida das pessoas, mostrando que a Salvador do presente também está se preparando para ser a Salvador do futuro”, complementou.
Inspiração
O guia possui inspiração no “modelo de cinco dimensões”, metodologia britânica utilizada na gestão de projetos de investimento público e está disponível para download no portal oficial Semdec – Prefeitura Municipal de Salvador. Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Mila Paes, o documento promove mais segurança jurídica e estrutural para a colaboração do setor privado com o desenvolvimento da capital baiana.
“Estamos preparando Salvador para aproveitar ao máximo esse universo de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), que é um movimento que tem se intensificado no país. Queremos garantir que esses projetos sejam desenvolvidos de maneira sólida, transparente e bem-sucedida. Quanto maior a segurança oferecida, maior será o número de empresas interessadas, e melhores serão os resultados para a cidade”, explicou.
A gestora ainda lembrou dos benefícios que as concessões e as PPPs trazem. “São projetos que promovem eficiência, inovação e desenvolvimento econômico, além de gerarem empregos e renda associados a grandes investimentos”, acrescentou ao falar da divisão de responsabilidades financeiras e da gestão de risco.
5º Fórum Empresarial
Com o objetivo de fortalecer o ambiente de negócios em Salvador, o 5º Fórum Empresarial contribui com um espaço em que o empresariado pode trazer ideias e soluções sobre os principais desafios da cidade. No evento, Bruno Reis ainda fez um balanço de ações estratégias que desenvolvem o setor empresarial ao longo de sua gestão, que será renovada em 2025 para seu segundo mandato.
O prefeito citou ações como a criação do Comitê de Desburocratização, a adesão à Lei de Liberdade Econômica e a revisão da classificação de risco das atividades econômicas, que passaram de 49 para 830. Segundo ele, Salvador também teve um impulsionamento na economia local com a criação de equipamentos como o SAC Náutico, o Polo de Economia Criativa e o programa Invista Salvador, que dá crédito a microempreendedores.
Além disso, projetos como o Renova Centro, o Programa de Incentivo à Atividade Imobiliária e o Programa de Estímulo aos Investimentos de Polos Logísticos foram lembrados pelo gestor. De acordo com Bruno Reis, 152 sociedades foram criadas como resultado do programa de Incentivo à Atividade Imobiliária, pensado para desenvolver a capital baiana.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Senado aprova marco legal dos bioinsumos e regulamenta setor no Brasil
Relatório da AL-BA recomenda não renovação de contrato com a Coelba
Últimas Notícias
Binho Galinha rebate Adolfo Menezes e diz que presidente da AL-BA ‘não conhece as provas’
Em nota, deputado afirmou que a declaração do pessedista 'viola a presunção de inocência e os demais direitos e garantias fundamentais'
Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF
Daiane Dias estava internada desde o dia 18 de novembro, após incendiar a própria residência em Rio do Sul (SC).
Parlamentares da ‘bancada da bala’ cobram Lewandowski por novo decreto sobre armas para CACs
Impasse teve início em agosto, quando o governo retirou da pauta de votação um projeto de lei que buscava derrubar o decreto presidencial sobre armas
Senado aprova marco legal dos bioinsumos e regulamenta setor no Brasil
Relator da matéria, Jaques Wagner afirmou que a legislação vai garantir ao Brasil importante avanço para produtores agrícolas
Festival Virada Salvador 2025 terá cinco dias de festa e mais de 40 atrações; confira a programação
Léo Santana será o responsável pela contagem regressiva no dia 31, liderando a virada do ano pela primeira vez
Adolfo Menezes diz que Conselho de Ética da Assembleia está ‘refém’ do crime organizado
Colegiado seria responsável por analisar deputado estadual Binho Galinha (PRD), apontado como líder de organização criminosa
Relatório da AL-BA recomenda não renovação de contrato com a Coelba
Relatório destaca os problemas recorrentes no fornecimento de energia elétrica, como frequentes interrupções e alta quantidade de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor
Projeto prevê multa para plataformas que excluírem motoristas e entregadores sem direito à defesa
Proposta de Alexandre Aleluia (PL) busca garantir o direito ao contraditório, à ampla defesa e a maior transparência em decisões das plataformas digitais
CPI das Bets pede compartilhamento de relatórios financeiros sobre Deolane Bezerra
Objetivo é identificar indícios de crimes financeiros nas operações realizadas
Dois aviões da Latam colidem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Incidente aconteceu por volta das 8h24 e não deixou feridos