Elon Musk compartilha post sobre pedido de impeachment de Lula
Veja o que o dono da plataforma X escreveu ao compartilhar mensagem

Elon Musk, chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos e dono da rede X, compartilhou em sua conta oficial na plataforma a publicação de um usuário sobre a mobilização da direita no Brasil para organizar manifestações pedindo o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O post, que já acumula 21,7 milhões de visualizações, foi amplamente compartilhado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, com o objetivo de aumentar o alcance dos protestos contra o atual governo.
A postagem compartilhada por Musk menciona uma “onda nacional de protestos” que está prevista para ocorrer em mais de 120 cidades brasileiras no dia 16 de março. O autor do post, que acompanhou imagens das manifestações de 2016 que pediam o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), afirmou que o movimento tem ganhado força devido ao crescente sentimento de oposição ao governo Lula.
— Elon Musk (@elonmusk) February 15, 2025
“Uma onda nacional de protestos está marcada para 16 de março, com manifestantes em 120 cidades pedindo a remoção de Lula. O movimento, que está ganhando força em todo o Brasil, sinaliza uma crescente oposição à sua administração. Com acusações de corrupção e má gestão econômica alimentando o descontentamento, os organizadores esperam comparecimentos massivos. Os manifestantes estão se reunindo contra o que veem como uma erosão da democracia sob a liderança de Lula“, diz a publicação.
Essa onda de protestos tem se intensificado após a divulgação da pesquisa Datafolha na sexta-feira (14), que mostrou uma queda na aprovação do governo Lula, com apenas 24% de aprovação e 41% de rejeição. Esse cenário tem impulsionado a defesa do impeachment, com grupos e parlamentares ligados a Bolsonaro promovendo ainda mais esse discurso nas redes sociais, especialmente no X.
O autor da postagem também se referiu ao movimento como uma reação à “erosão da democracia” no Brasil sob a liderança de Lula, um argumento que também foi utilizado por parlamentares bolsonaristas em encontros internacionais. Recentemente, o relator da liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Pedro Vaca, foi um dos que escutaram essa versão do caso.
Musk compartilha mensagem de apoio aos atos no Brasil
Ao compartilhar o post, Elon Musk comentou “Wow”, em referência à magnitude dos protestos prometidos pelos organizadores. No entanto, vale lembrar que ações semelhantes organizadas por bolsonaristas em eventos anteriores, como a manifestação em apoio à posse de Donald Trump no início deste ano, não conseguiram atrair tantas pessoas quanto se esperava.
Apesar disso, a postagem de Musk tem gerado mais visibilidade para os protestos programados. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) compartilhou a mensagem, fazendo um apelo aos seus seguidores para que participem das manifestações previstas para o dia 16 de março, destacando que será um dia “histórico”.
Essas movimentações estão se tornando um ponto de atenção não só no Brasil, mas também no cenário internacional, com diversos políticos e influenciadores se posicionando publicamente sobre o futuro dos protestos.
Na manhã deste sábado o tópico “Fora Lula” era o mais comentado na rede social, com mais de 98 mil publicações.
Mais Lidas
Política
Bolsonaro acusa STF de manobras para garantir julgamento na Primeira Turma
Últimas Notícias

Bolsonaro acusa STF de manobras para garantir julgamento na Primeira Turma

Jerônimo sanciona reajuste de professores da rede estadual e garante piso acima do nacional; pagamento inicia em maio
Texto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em 18 de março

Moraes diz que narrativa de que condenados são ‘velhinhas com a bíblia na mão’ é ‘mentirosa’
Ministro refutou tese levantada por Bolsonaro e aliados, que tentam contestar competência da Primeira Turma do STF para julgar caso

OAB cobra explicações ao STF após detenção de advogado por gritos durante julgamento de Bolsonaro
Desembargador aposentado foi detido pela Polícia Judicial do STF por desacato após discutir com seguranças

Irmãos Hypolito criticam gêmeos no BBB 25 e Diego emociona ao falar de Gracyanne: ‘Eu a amo’
Em conversa com Daniele Hypolito, o ginasta revela sentimentos sobre ex-sister e analisa a dinâmica do jogo

Após rejeitar recursos da defesa, STF decide nesta quarta se Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe
PGR aponta ex-presidente e sete aliados como 'núcleo crucial' da trama golpista

Moura Dubeux registra lucro de R$ 251 milhões em 2024, expande atuação e projeta novos investimentos
Segundo a empresa, os números refletem a estratégia de diversificação de produtos e expansão geográfica

Advogado de ex-assessor de Bolsonaro causa tumulto no STF e é detido por desacato
Confusão começou quando advogados e deputados que não se credenciaram para acompanhar sessão tentaram acessar espaço do julgamento

Empresas de patinetes elétricos devem fornecer capacetes aos usuários, sugere projeto de lei
Para Hassan, exigência do fornecimento e uso do acessório de segurança, visa proteção da integridade física dos usuários dos patinetes

Governador nega exclusão de indígenas para tratar conflitos agrários no Extremo-Sul da Bahia
Segundo Jerônimo, novo encontro será marcado ainda nesta semana com movimentos indígenas e sem terra

Bruno Reis diz que aumento da rejeição de Jerônimo reflete ‘sentimento das ruas’
Reis também negou a possibilidade de ocupar um eventual cargo na federação entre PP e União Brasil