Pular para o conteúdo
Início » Elmar Nascimento resiste e Hugo Motta avança na sucessão de Lira na Câmara

Elmar Nascimento resiste e Hugo Motta avança na sucessão de Lira na Câmara

Elmar Nascimento desafia articulação de Lira e vê chances crescerem com apoio do PT
Apesar de ser próximo de Lira, Elmar enfrenta oposição dentro do PT

As negociações para definir um candidato de consenso à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara continuam em andamento. O deputado Elmar Nascimento (União-BA) resiste em sair da disputa, enquanto o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) se fortalece como possível candidato após um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na terça-feira (3) Marcos Pereira (Republicanos-SP) retirou sua candidatura, abrindo espaço para Hugo Motta. Pereira apresentou Motta como um “trunfo” a Lula, que inicialmente questionou a idade do parlamentar, de 34 anos, mas acabou sinalizando que não teria objeções ao seu nome.

Elmar Nascimento, inicialmente visto como o favorito de Lira, insiste em sua candidatura, apesar das articulações em torno de Motta. Há uma discussão sobre a possibilidade de Elmar ser indicado para uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU) como alternativa.

A Câmara tem o direito de indicar dois nomes para o TCU a partir de 2026, e há manobras para que ministros antecipem suas aposentadorias, possibilitando uma vaga para Elmar. No entanto, a resistência de Elmar em aceitar um acordo continua a gerar tensão nas negociações. Apesar de ser próximo de Lira, Elmar enfrenta oposição dentro do PT, devido a atritos anteriores, especialmente na Bahia, e por ter feito críticas duras ao partido e ao presidente Lula.

Leia também:

Elmar Nascimento deve receber apoio de Lira à presidência da Câmara nesta semana, diz site

Câmara de Salvador homenageia Aloisio Menezes com a medalha Zumbi dos Palmares

Organizações civis criticam projeto que muda Lei da Ficha Limpa: ‘Retrocesso’

Wilson Dias/Agência Brasil