Eduardo Leite confirma pré-candidatura à Presidência em 2026: ‘contribuir para o melhor do Brasil’
De acordo com governador do Rio Grande do Sul, pré-candidatura é uma ‘aspiração legítima’

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), confirmou oficialmente, nesta terça-feira (20), sua pré-candidatura à Presidência da República nas eleições de 2026. Leite participou de sua primeira reunião com a bancada do PSD na Câmara dos Deputados desde sua filiação ao partido, no dia 9 de maio, após saída do PSDB.
“Sim, eu sou um pré-candidato à Presidência da República. Busco esse caminho. É uma aspiração legítima de quem foi prefeito, governador e quer contribuir para o melhor do Brasil”, disse em coletiva após o encontro.
Disputa interna no PSD
Questionado sobre uma possível competição interna com o governador do Paraná e também pré-candidato, Ratinho Júnior, Leite adotou uma postura conciliadora.
“Vamos estar um ao lado do outro, buscando contribuir com esse caminho alternativo. Se ele se apresentar futuramente como um candidato com maior viabilidade e for até o fim na sua aspiração então ‘bora’, vamos juntos. Não tenho problema nenhum com isso“, declarou.
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, já sinalizou apoio à pré-candidatura de Leite, mas a situação dentro da legenda segue incerta. Ratinho Júnior reforçou sua intenção de concorrer à Presidência em entrevista à Jovem Pan, elogiando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e defendendo que o PSD deve apresentar um candidato próprio.
Cenário e estratégias para 2026
Nos bastidores, Kassab avalia a possibilidade de apoiar Tarcísio de Freitas para a disputa presidencial, dependendo do posicionamento de Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro continua afirmando que será candidato, apesar da condenação que o torna inelegível e dos processos em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF).
Apesar da indefinição, a presença de Leite e Ratinho Júnior como pré-candidatos não causa desconforto na cúpula do PSD, que considera o cenário de longo prazo e ainda não definiu critérios para escolher seu representante na disputa presidencial. O partido não planeja realizar prévias ou eleições internas para essa decisão.
Leite admite apoiar Tarcísio de Freitas em 2026
No início de maio, Eduardo Leite se filiou ao PSD após 24 anos no PSDB. Durante o ato de filiação, o governador do RS defendeu uma candidatura de centro para superar a polarização política.
Na ocasião, ele destacou que seu desejo de liderar o projeto, nunca será maior do que o compromisso com o futuro do país. Diante disso, ele afirmou ter disposição para ceder, caso outros governadores de centro-direita apresentem mais viabilidade.
Durante a cerimônia de filiação, Leite também se mostrou aberto a apoiar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), caso ele decida se lançar à presidência.
“Entendo que se nós tivermos um projeto comum pro Brasil temos que reconhecer que, se sob a liderança dele [Tarcísio] isso pode melhor se efetivar, que seja feito“, declarou Leite.
O governador frisou que sua candidatura está em jogo, mas que “neste momento, é menos sobre os nomes e mais sobre o projeto“. Caso não consiga disputar o Planalto, ele cogitou a possibilidade de se candidatar ao Senado pelo Rio Grande do Sul.
Filiação ao PSD ocorre após anúncio de fusão entre PSDB e Podemos
A mudança de sigla ocorreu em meio à fusão entre PSDB e Podemos. O governador reconheceu que a legenda tucana está passando por um processo de transformação que altera sua identidade histórica. Ao comentar o cenário, o governador afirmou que a legenda pela qual se filiou há 24 anos está “deixando de existir”.
“O PSDB a que eu me filiei há 24 anos está deixando de existir. Tomou-se uma decisão de fazer uma fusão com o Podemos e, provavelmente, essa fusão vai ensejar um novo nome, um novo número, uma nova marca, um novo programa partidário”, disse.
Mais Lidas
Política
Políticos brasileiros deixam Israel e cruzam fronteira rumo à Jordânia
Governo ignora alerta sobre riscos fiscais ao flexibilizar regras para ONGs
Últimas Notícias

SalCine inicia capacitação de jovens negros em Salvador com curso gratuito de direção cinematográfica
Aulas ocorrem também nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18), das 9h30 às 13h30

Gerente do Samu alerta para riscos com fogueiras e fogos no São João e dá dicas para evitar queimaduras
De acordo com o médico Ivan Paiva Filho, é necessário ter atenção, especialmente com crianças

Copa do Brasil: CBF divulga datas e horários dos jogos das oitavas de final
Confrontos estão agendados para ocorrer entre os dias 29 de julho e 7 de agosto

Ao lado de Zé Ronaldo, Jerônimo autoriza R$ 1,3 bilhão para ampliação do saneamento e abastecimento de água em Feira de Santana
Investimento terá foco na universalização do acesso ao saneamento básico e na manutenção da atual cobertura de abastecimento de água

Prefeitura de Salvador premia 96 entidades culturais com até R$ 60 mil e reconhece mais de 100 coletivos
Ao todo, 96 projetos receberam prêmios em dinheiro, enquanto 105 entidades e coletivos foram certificados por reconhecimento público

Itamaraty reitera recomendação para que brasileiros não façam viagens não essenciais para Israel
Autoridades brasileiras ficaram retidas após bombardeios entre Israel e Irã e aguardam retorno ao Brasil

Prazo para pagar inscrição do Enem 2025 termina nesta quarta-feira; veja como quitar taxa
Pagamento pode ser quitado por meio de boleto bancário, via Pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança

Governo do Estado abre diálogo com Alemanha para parcerias em sustentabilidade e produção agrícola
Encontro resultou na proposta de ações conjuntas voltadas para a agricultura

Governo quer elevar etanol na gasolina para 30% e reduzir importação, diz ministro de Minas e Energia
Segundo Alexandre Silveira, medida poderá reduzir significativamente a dependência do Brasil em relação à importação de gasolina

Loyola destaca articulação de Jerônimo e diz que base governista está de ‘braços abertos’ para prefeitos de todos os partidos
Ao Portal M!, Loyola destacou que foco do diálogo com os municípios tem sido atender às demandas locais