Eduardo Bolsonaro se coloca como ‘plano B’ do PL para eleição presidencial de 2026
Deputado federal afirmou estar à disposição do partido, mas ressaltou que seu pai, Jair Bolsonaro, segue sendo ‘plano A’ do PL, apesar da inelegibilidade
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou, nesta quarta-feira (4), que está à disposição como “plano B” do PL para a eleição presidencial de 2026. Em declaração durante a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), realizada na Argentina, ele destacou que seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), continua sendo o “plano A” da legenda, mesmo com sua inelegibilidade, que vai até 2030, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Embora tenha se colocado como uma alternativa para a direita nas próximas eleições, Eduardo Bolsonaro frisou que não é pré-candidato ao cargo de presidente. As declarações ocorreram no evento que reúne líderes conservadores, que já teve edições no Brasil. A fala do filho “03” de Bolsonaro foi recebida como um posicionamento que coloca o parlamentar como uma possível opção do PL, caso as circunstâncias permitam.
Condenações de Jair Bolsonaro e possibilidades de anistia
Apesar de seu status de inelegibilidade, Jair Bolsonaro ainda é visto como um candidato em potencial para 2026. Isso se deve à esperança de seus apoiadores de que ele possa ser beneficiado por uma anistia, permitindo que ele volte a se candidatar.
O ex-presidente enfrenta três condenações, duas das quais mantêm a inelegibilidade até 2030, enquanto uma foi revogada. Além disso, há projetos de Lei, como o PL da Anistia, que podem abrir caminho para a candidatura de Bolsonaro, embora o processo esteja congelado devido a eventos políticos recentes, como o atentado à sede do Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro de 2023.
Em junho de 2023, o ex-presidente teve condenação por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Na ocasião, ele atacou o presidente Lula (PT), as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral do Brasil sem apresentar provas. Em outubro do mesmo ano, ou seja, três meses depois, Bolsonaro foi condenado por abuso de poder político durante o feriado de Dia da Independência em 2022. A conclusão dos ministros é de que ele usou a data cívica para fazer campanha.
Indiciamentos e riscos para elegibilidade de Bolsonaro
Além das condenações, Jair Bolsonaro também enfrenta indiciamentos criminais que podem afetar sua elegibilidade, especialmente se resultarem em condenações na Lei da Ficha Limpa. O ex-presidente tem três indiciamentos da Polícia Federal por fraudes em seu cartão de vacinas, pelo caso das joias e por sua suposta participação em um golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022. O processo ainda está em fase de investigação, com a Procuradoria-Geral da República (PGR) prevista para avaliar as denúncias apenas em 2025.
Divergências dentro do PL sobre o candidato de 2026
Dentro do PL, há divergências sobre quem seria o candidato ideal para as eleições de 2026. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), irmão de Eduardo, declarou que “o plano A é Jair Bolsonaro, o plano B é o plano A”. Enquanto o presidente nacional do PL, Waldemar Costa Neto, demonstrou preferência por Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador de São Paulo, como a “opção número 1” do partido para a presidência, caso Bolsonaro não consiga se tornar elegível.
“Eu acho que o Bolsonaro ainda vai ser candidato. Quando o Lula estava preso vocês achavam que ele ia ser candidato? Ninguém achava no Brasil. Mas eu acho que vai ter uma saída [para Bolsonaro]. Acho que vai ter uma saída para isso. A gente vai botar para votar a anistia. O candidato nosso é o Bolsonaro, seria o melhor para nós. Mas [após Bolsonaro], o número 1 da fila é o Tarcísio”, disse Valdemar em entrevista à GloboNews, no dia 11 de outubro deste ano.
Mais Lidas
Bruno Reis volta a dizer que não há datas para anúncio de novo secretariado
Política
Sandro Filho participa de cerimônia da Marinha em Salvador
PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina
Lula apoia oficialmente Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031
Últimas Notícias
Governo da Bahia convoca mais 313 professores para Educação Básica
Sandro Filho participa de cerimônia da Marinha em Salvador
PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina
Senador era acusado de interferir para criação de legislações favoráveis a Richard Klien, empresário do setor portuário
Flávio Dino autoriza repasse de emendas para três ONGs após ajustes em normas de transparência
Entidades beneficiadas são monitoradas pela CGU para garantir aplicação correta dos recursos
Diego e Daniele Hypolito vencem segunda Prova do Anjo do BBB 25
Ginastas garantem imunidade para outra dupla durante formação do paredão; Maike e Gabriel foram escolhidos para castigo do monstro
Base de Neto sofre mais uma baixa e prefeito de Brejões anuncia apoio a Jerônimo
Investida acontece 3 dias após prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), também se reunir com governador petista
Putin apoia visão de Trump e sugere que guerra na Ucrânia seria evitada com republicano no poder
Líder russo elogia presidente dos EUA como pragmático e destaca possível negociação para dar fim ao conflito
Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador
Iniciativa aconteceu, desta vez, no bairro de Campinas de Pirajá
‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana
Projeto busca eliminar filas para consultas e exames médicos com ações integradas e parcerias estratégicas
Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’
Parlamentares argumentam que a suspensão pode agravar a evasão escolar e excluir milhares de jovens do sistema educacional
Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima
De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram ranking dos estados com mais casos contra comunidade; veja números
Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’
Após polêmica, contas oficiais dos brothers foram derrubadas na rede social X