Éden exalta PED como momento de fortalecimento do PT e critica retorno do carlismo na Bahia
Votação mobiliza cerca de 192 mil filiados na Bahia e quase 3 milhões em todo Brasil

O presidente do PT da Bahia, Éden Valadares, destacou, neste domingo (6), a importância do Processo de Eleições Diretas (PED) como momento fundamental para a militância expressar suas opiniões e ajudar a construir os rumos do partido nos próximos anos. Ao votar no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde iniciou sua militância, Éden ressaltou que o PED fortalece a democracia interna da legenda e garante igualdade entre os filiados.
“O PT é o único partido em que o voto de um militante de base vale o mesmo que o de um presidente da República”, ressaltou Éden.
“Hoje é a oportunidade da militância expressar sua opinião, seja nas chapas, nas teses, nos programas ou nos nomes. E nossa expectativa é a melhor possível”, completou.
PT realiza maior PED da história na Bahia
Segundo o dirigente, o partido está organizado em mais de 380 cidades baianas para o PED 2025, com mais de 480 chapas municipais e 63 zonais disputando a renovação das direções locais. A eleição também definirá quem substituirá o próprio Éden na presidência estadual. Ele foi eleito em 2019 com mais de 32 mil votos e espera que a votação deste domingo supere essa marca.
“Nossa expectativa é que esse PED seja maior do que o de 2019 e o partido saia mais unificado desse processo. É uma eleição que ocorre em clima de civilidade, de cidadania petista, com ampla participação”, afirmou.
Éden também ressaltou que a diversidade de opiniões é característica do partido.
“Quem é de fora estranha e fala em divergência, mas o PT constrói sua unidade a partir da diversidade. São muitas teses, muitas visões”, pontuou Valadares.
Disputa na Bahia e olho em 2026
A disputa pelo comando do PT Bahia conta com cinco nomes: Gabriel Cavalcante, Jonas Paulo, Paulo Riela, Rodrigo Pereira e Tassio Brito. Todos pretendem suceder Éden e conduzir a legenda rumo às eleições de 2026, quando estarão em jogo a reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da formação das bancadas estadual e federal.
“Nossos desafios não são apenas eleitorais. Envolvem também a organização do partido, o diálogo com movimentos sociais e a disputa de ideias contra a extrema direita no Brasil e a tentativa de retorno do carlismo na Bahia”, declarou Éden.
Tassio Brito vota em Camaçari e defende PT combativo
Um dos candidatos ao comando estadual do PT, Tassio Brito registrou seu voto no Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Camaçari, acompanhado do prefeito Luiz Caetano, da deputada federal Ivoneide Caetano e das secretárias Fabya Reis e Rowenna Brito.
“Eu não tenho nenhuma dúvida de que o resultado desse PED será o PT cada vez mais forte na Bahia”, afirmou Tássio, que defende um partido combativo, conectado com a juventude e com pautas sociais e ambientais.
Votação nacional define sucessor de Humberto Costa
Além da disputa na Bahia, o PED 2025 define também a nova presidência nacional do PT. O senador Humberto Costa (PE) ocupa o cargo interinamente desde que Gleisi Hoffmann assumiu a Secretaria de Relações Institucionais no governo Lula.
Disputam o comando nacional Ulisses Edinho Silva (CNB), Rui Falcão (Novo Rumo), Romênio Pereira (Movimento PT) e Valter Pomar (Articulação de Esquerda). O resultado deve ser divulgado nesta segunda-feira (7), e o novo presidente assumirá oficialmente em agosto, durante o encontro nacional da sigla.
Quase 3 milhões de filiados aptos a votar
O PED mobiliza cerca de 192 mil filiados na Bahia e quase 3 milhões em todo o Brasil. A votação ocorre até as 17h deste domingo em diretórios municipais e pontos organizados pelo partido em todo o país. O PT é a única legenda brasileira que mantém um modelo de eleição direta com ampla participação da base militante. O resultado parcial será apresentado, nesta segunda-feira (7), e o balanço final sairá na terça-feira (8).
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Bolsa Família começa a ser pago em 18 de julho; veja quem recebe e os valores atualizados
Cronograma segue a ordem tradicional, com depósitos escalonados de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social

Simm oferece 247 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Exposição ‘Da semente ao barro’ reúne 10 artistas baianos e ocupa TJ-BA com arte inspirada na natureza e ancestralidade
Mostra gratuita exibe obras que utilizam barro, sementes e fibras para conectar criação manual e memória coletiva

Agro da Bahia cria 2.558 vagas formais em maio e atinge recorde de vínculos em 2025
Número representa aumento de 35,1% nas contratações em relação a abril, aliado à queda de 10,9% nas demissões

Câmara dos Deputados aprova urgência para projeto que corta 10% dos benefícios fiscais até 2026
Proposta integra a agenda da equipe econômica para reequilibrar as contas públicas

Elano Passos ilustra livro que retrata história do Hospital Martagão Gesteira
Obra escrita por Carlos Emanuel Melo entrelaça memória institucional com vivências pessoais e ganha reforço visual do artista baiano

Moraes marca audiências sobre plano golpista com militares e núcleo da desinformação
Réus são investigados por planejamento de atentado e ataques contra o sistema democrático

Climão no ‘Mais Você’: Ana Maria Braga dá bronca em equipe durante encerramento do programa
Apresentadora interrompeu a fala para comentar a conversa dos colegas de equipe

Senado adia votação sobre legalização de bingos e cassinos por falta de consenso
Análise estava marcada para a tarde desta terça-feira (8), mas foi retirada de pauta após solicitação de parlamentares e por causa do baixo quórum

STF prorroga por 60 dias inquérito contra Eduardo Bolsonaro por coação e obstrução
Segundo o procurador-geral da República, Eduardo Bolsonaro atua nos Estados Unidos para tentar viabilizar sanções contra ministros do Supremo