Deputados baianos vão debater novo traçado do VLT e fazem homenagens a Mãe Stella e à presidente do STF
Programação da AL-BA inclui audiências públicas, homenagens póstumas e eventos culturais nesta semana

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) terá uma semana de atividades políticas, institucionais e culturais entre esta segunda (19) e sexta-feira (23). A programação inclui audiências públicas sobre o novo traçado do VLT do Subúrbio Ferroviário de Salvador, além de homenagens póstumas a figuras históricas como Mãe Stella de Oxóssi e o ex-deputado Paulo Jackson. O ponto alto será a entrega de honrarias ao presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso.
Sessão homenageia ex-deputado Paulo Jackson na segunda-feira (19)
A agenda tem início na segunda-feira (19), às 15h, com uma sessão especial em homenagem póstuma ao ex-deputado Paulo Jackson, falecido há 25 anos em um acidente de ônibus. A proposta é do deputado Rosemberg Pinto (PT). Jackson teve atuação marcada pela militância sindical e política.
Audiência pública debate novo traçado do VLT de Salvador
Na terça-feira (20), às 9h, a Comissão de Infraestrutura promove uma audiência pública sobre o novo traçado do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio Ferroviário, no Auditório Jornalista Jorge Calmon. A proposta é do deputado Robinson Almeida (PT).
O novo projeto do VLT terá 36,4 km de extensão e 34 paradas, com previsão de entrega até 2027. O objetivo é transformar a mobilidade urbana da capital baiana, ampliando a integração dos bairros suburbanos ao sistema de transporte metropolitano.
Comissão debate pagamento por serviços ambientais na quarta-feira (21)
A Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo deputado José de Arimateia (Republicanos), realiza uma audiência pública na quarta-feira (21), às 9h30, nas salas de Comissões Herculano Menezes / Luis Cabral.
O foco será o debate sobre a Política de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), tema que ganhou força após o envio de um projeto de lei do governador Jerônimo Rodrigues (PT) à ALBA. A proposta visa reconhecer financeiramente práticas sustentáveis e a conservação dos ecossistemas.
Outro tema em destaque será a cobrança da Embasa pelo uso da água bruta por sistemas de irrigação, frequentemente criticada por impactar negativamente o sistema produtivo agrícola.
Homenagens à Defensoria e a Mãe Stella na quinta-feira (22)
Na quinta-feira (22), às 10h, ocorre sessão especial em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, também proposta pelo deputado Rosemberg Pinto. O objetivo é reconhecer o papel da instituição na garantia de direitos da população mais vulnerável, com acesso limitado ao sistema de Justiça.
Às 15h, começa a sessão especial em homenagem ao centenário de nascimento de Mãe Stella de Oxóssi, proposta pelas deputadas Fabíola Mansur (PSB) e Olívia Santana (PCdoB). A ialorixá teve papel central na valorização das religiões de matriz africana na Bahia e no Brasil.
Barroso recebe homenagens na sexta-feira (23)
O encerramento da semana será com a sessão especial em homenagem ao presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, na sexta-feira (23), às 15h30, no plenário da ALBA. Barroso receberá a Comenda 2 de Julho, maior honraria da Casa, e o Título de Cidadão Baiano.
As homenagens foram propostas pela Mesa Diretora da ALBA e pelo deputado Angelo Coronel Filho (PSD). A cerimônia deve contar com a presença de autoridades como o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito Bruno Reis.
Programação cultural inclui lançamento de livros e exposição de artes visuais
Também na terça-feira (20), às 15h30, o projeto ALBA Cultural promove o lançamento de três obras literárias de jornalistas baianos. São elas: O Andarilho da Cidade da Bahia, de Tasso Franco; Personagens de Ipiaú, de José Américo Castro; e Museu do Chico, de Chico Ribeiro Neto.
O evento celebra a contribuição dos autores à literatura e ao jornalismo da Bahia, reunindo trajetória pessoal e memória coletiva.
Durante toda a semana, a ALBA também abriga a exposição Salve o Verde!, da artista plástica Juçara Freire, com 16 telas que abordam a preservação ambiental.
“A arte exerce um papel importante de incentivar, de transmutar, de influenciar, de mobilizar. Esse é o meu interesse nesse chamado: Salve o Verde!”, afirmou Juçara Freire, na apresentação da mostra.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Advogado criminalista Daniel Keller é encontrado morto em hotel de Salvador
Caso será investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios

José Eduardo deixa a Record após 17 anos; saiba quem deverá assumir em seu lugar
Desde 2014 à frente do Balanço Geral Bahia, Zé Eduardo decidiu rescindir seu contrato por iniciativa própria

36% dos brasileiros acham que Janja atrapalha o governo Lula, aponta Datafolha
Outros 40% acreditam que Janja nem atrapalha nem ajuda o mandato do petista

PF prende Gilson Machado por suspeita de ajudar Mauro Cid a obter passaporte português
Ele se tornou o quarto integrante do primeiro escalão do governo Bolsonaro a ser preso

Pesquisa Datafolha aponta que Lula é pior avaliado que Bolsonaro em segurança e inflação
Por outro lado, o governo Lula tem desempenho mais positivo na visão da população quando o assunto é geração de empregos

Governo amplia prazo de inscrição para mil vagas na Polícia Federal com salários de até R$ 26,8 mil
Candidatos têm até 17 de junho para se inscrever; concurso oferece cargos de nível superior e reserva vagas para cotas e PCDs

Governo muda regras de FIIs, Fiagros e IOF e prevê arrecadação extra de R$ 10,5 bilhões em 2025
Medidas visam ampliar arrecadação, corrigir distorções e incentivar investimentos com mudanças no IR e IOF

Promotor Almiro de Sena perde cargo após condenação por assédio
Perda do cargo só pôde ser aplicada após o esgotamento de todos os trâmites judiciais e administrativos

Mauro Cid tem prisão decretada e revogada em seguida; PF detém Gilson Machado
Ex-ajudante de Bolsonaro é alvo de nova apuração sobre tentativa de obtenção de passaporte português para deixar o país

Governo testa novo sistema de alerta por celular em Salvador neste sábado (14)
Simulação ocorrerá neste sábado e será acompanhada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) e pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia