Deputado Binho Galinha é preso após dois dias foragido da Polícia Federal
Parlamentar é suspeito de comandar uma milícia investigada por lavagem de dinheiro há mais de dez anos
Reprodução/Instagram @binho.galinha
O deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (PRD), foi preso nesta sexta-feira (3), após se entregar ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) em Feira de Santana. Ele estava foragido desde quarta-feira (1º), quando foi deflagrada a operação Estado Anômico. Na ocasião, sua esposa e filho foram presos junto a outras sete pessoas. As informações são do Correio.
O parlamentar é suspeito de comandar uma milícia investigada por lavagem de dinheiro há mais de dez anos. A prisão preventiva de Binho Galinha foi cumprida por cerca de 20 agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), que o escoltaram até Salvador, onde permanecerá custodiado.
Defesa diz que Binho Galinha prestará todas informações necessárias
Em nota, a defesa do deputado confirmou que Binho Galinha se apresentou, nesta sexta-feira (3), ao Ministério Público da Bahia, em Feira de Santana, acompanhado por advogados, sendo em seguida encaminhado para Salvador, onde permanecerá à disposição da Justiça.
O comunicado ressaltou que o parlamentar tem colaborado com as autoridades desde o início das investigações. Segundo o comunicado, o parlamentar tem colaborado com as autoridades desde o início das investigações e reafirma sua confiança na Justiça.
“Binho Galinha também ressaltou que continuará prestando todas as informações necessárias e confia que a verdade será restabelecida, reafirmando o compromisso com o devido processo legal”, diz o comunicado.
Entenda as acusações contra Binho Galinha
Segundo o MP-BA, o deputado lidera uma organização criminosa com atuação principalmente em Feira de Santana. O grupo, que adota práticas semelhantes às de milícias, é investigado por crimes como lavagem de dinheiro, obstrução da Justiça, jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada, comércio ilegal de armas, usurpação de função pública, embaraço a investigações e tráfico de drogas.
Binho Galinha já responde a duas ações penais derivadas da Operação El Patrón, deflagrada anteriormente pelo MP-BA. Nelas, foi denunciado por lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem e receptação qualificada. A atual operação busca aprofundar as investigações sobre a estrutura da organização criminosa, que segundo os promotores, possui divisão de tarefas entre os integrantes, incluindo policiais militares.
Além do deputado, outras dez pessoas foram presas, entre elas seu filho, João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano, e a esposa, Mayana Cerqueira da Silva, ambos já denunciados pelo MP. Até o momento, 15 pessoas foram denunciadas por envolvimento com o grupo criminoso.
Binho Galinha foi eleito pela primeira vez como deputado estadual em 2022 pelo partido Patriota, recebendo 49.834 votos e tornando-se o segundo mais votado de Feira de Santana. A eleição marcou a entrada do parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), onde passou a atuar em meio às investigações sobre sua conduta.
AL-BA abre caminho para cassação de Binho Galinha
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputada Ivana Bastos (PSD), anunciou, na última quarta-feira (1º) que o Conselho de Ética da Casa seria acionado assim que a instituição recebesse notificação oficial. Segundo a parlamentar, serão adotadas todas as medidas internas previstas, com tramitação conduzida de forma transparente, imparcial e em estrita observância ao Estado de Direito, conforme previsto na Constituição, nas leis e no Regimento Interno da AL-BA.
Ivana Bastos afirmou que o colegiado terá prioridade em analisar as provas apresentadas, com a expectativa de decisão rápida sobre eventual cassação do mandato do parlamentar.
“Assim que houver ciência oficial, o Conselho de Ética será acionado para analisar o caso de forma objetiva. A ALBA permanecerá atenta para que todas as tramitações ocorram com transparência, imparcialidade e respeito ao Estado de Direito”, disse Ivana Bastos.
Jerônimo: Binho Galinha não terá blindagem política
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), assegurou, nesta sexta-feira (3), que o deputado não terá tratamento diferenciado. O petista lembrou que cabe à Justiça e à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) conduzir o caso. No entanto, segundo o chefe do Executivo, parlamentares e autoridades eleitas devem responder às apurações sem privilégios legais.
“A população o elegeu para cumprir uma missão. No que diz respeito à questão judicial, eu não posso falar. Se há denúncias, a polícia apurou e está apurando. É aguardar a Justiça tomar decisão e a Assembleia também. Apoiarei quando a decisão vier acertada no sentido de garantir que não maculem a imagem de nós, políticos”, declarou o governador.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos