Cúpula de Paz na Suíça reforça apoio à integridade territorial da Ucrânia
Oitenta países firmaram o compromisso, enquanto Rússia e aliados se ausentaram

Neste domingo (16), 80 países pediram que a “integridade territorial” da Ucrânia seja a base de qualquer acordo para acabar com a guerra com a Rússia, durante a Cúpula de Paz na Suíça. O comunicado conjunto encerrou uma conferência de dois dias em Burgenstock, na Suíça, marcada pela ausência da Rússia, que não foi convidada.
Cerca de 100 delegações, principalmente países do Ocidente, participaram da Cúpula de Paz na Suíça, que contou com a presença de especialistas. O evento teve como objetivo criar um documento final enfatizando o “respeito à integridade territorial e à soberania”, fundamentais para alcançar paz na Ucrânia.
No entanto, Índia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos não assinaram o documento, que abordou segurança nuclear, segurança alimentar e troca de prisioneiros.
Analistas dizem que a conferência de dois dias provavelmente terá pouco impacto concreto em acabar com a guerra porque o país que lidera e continua o conflito, a Rússia, não foi convidado. Seus aliados chave – a China, que não compareceu, e o Brasil, que esteve presente como observador – concordaram em buscar rotas alternativas para a paz.
A reunião também fez esforços para olhar para a guerra em um momento em que conflitos em Gaza, eleições nacionais e outras preocupações têm chamado a atenção do restante do mundo.
Os três temas – segurança nuclear, segurança alimentar e a troca de prisioneiros – estavam presentes no documento final. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, disse que essas eram as “condições mínimas” para as negociações com a Rússia, citando que outras áreas de desacordo entre Kiev e Moscou serão mais difíceis de superar.
O primeiro-ministro do Catar, o Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani, apontou no dia anterior como suas conversas com as delegações da Ucrânia e Rússia sobre a reunião das crianças ucranianas com suas famílias resultaram, até o momento, em 34 reencontros.
O assessor de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse à imprensa no sábado que “vai ser preciso trabalho” e que os países estão se preparando para desenvolver os esforços de nações como o Catar.
“Será preciso que a comunidade internacional se destaque, não apenas com vozes dos Estados Unidos ou da Europa, mas também com vozes incomuns, para dizer que o que a Rússia fez aqui é mais do que repreensível e deve ser revertido”, disse ele.
O governo ucraniano acredita que 19.546 crianças foram deportadas ou forçadas a se mudar, e a comissária de Direitos da Criança da Rússia, Lvova-Belova, confirmou previamente que pelo menos 2 mil crianças foram levadas de orfanatos ucranianos.
Leia tambem:
Israel anuncia ‘pausa tática’ no sul de Gaza
Governo do estado inaugura ponte e investe em melhorias em Sobradinho
Estadão Conteúdo
Mais Lidas
Internacional
Últimas Notícias

Trump retorna e Lula participa; conflitos no Oriente Médio e tarifas dominam a agenda do G7
A Cúpula do G7 iniciou neste domingo em Kananaskis, Alberta, Canadá, reunindo líderes das sete maiores economias do mundo para discutir questões globais críticas. O evento ocorre em meio a tensões elevadas devido ao agravamento do conflito entre Israel e Irã, além da iminente expiração da trégua tarifária dos EUA, que termina em menos de […]

Bahia Farm Show 2025 registra público recorde com 162 mil visitantes e inovações tecnológicas
Evento apresentou as últimas tecnologias do setor por meio de 434 expositores

Senado pede repatriação de caravana evangélica com brasileiros retidos em Israel devido conflito com Irã
Grupo integra uma caravana evangélica que visitava locais bíblicos na Galileia

Ivete Sangalo surpreende em festa junina escolar em Salvador e agita público com clássicos do forró
Antes, cantora havia realizado uma apresentação inédita no São João de Maracanaú, no Ceará

Pix automático para pagamentos recorrentes chega a todos os bancos nesta segunda; entenda como funciona
Banco do Brasil foi a primeira instituição a liberar a funcionalidade para pessoas físicas

Aves silvestres que seriam vendidas ilegalmente são resgatadas em Feira de Santana
Aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Hub Salvador lança programa de inovação aberta com foco em startups e parcerias estratégicas
Iniciativa será apresentada durante o evento 'Conexões que Inovam', que acontece nesta segunda-feira (16)

Trump celebra aniversário do Exército com desfile militar histórico enquanto protestos tomam os EUA
Evento incluiu exibição de tanques, mísseis e aeronaves, ocorrendo enquanto manifestantes em diferentes regiões do país protestavam contra o governo

Inema aponta 20 praias impróprias para banho em Salvador; confira a lista completa
Recomendação é evitar banho especialmente durante períodos chuvosos

Homicídios caem 6,3% no Brasil em 2024 e atingem menor número em cinco anos, diz governo federal
Dados fazem parte do Mapa da Segurança Pública de 2025, e foram apresentados pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski