CNJ determina emissão de documentos eletrônicos e certificados digitais

Tabeliães têm 30 dias para adaptar cartórios de todo país ao novo sistema que visa dar mais celeridade, economia e segurança


Vixe d-flex me-2
Redação 17/09/2024 14:39 Política
CNJ determina emissão de documentos eletrônicos e certificados digitais -

Os cartórios de notas do Brasil serão obrigados a lavrar atos notariais eletrônicos e a emitir certificados digitais sempre que solicitado pelos cidadãos. Essa determinação foi estabelecida pelo corregedor nacional de Justiça, Mauro Campbell Marques, autor do provimento 181/24 publicado na última quinta-feira (12). A medida atende a um pedido do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil.

Desde a publicação, começou a contar o prazo de 30 dias para que os tabeliães de notas (responsáveis por formalizar juridicamente o registro dos documentos) integrem seus cartórios ao sistema eletrônico, que proporciona maior celeridade, economia e segurança aos serviços notariais. De acordo com o CNJ, das 1.264 serventias com atribuição exclusiva de notas, 1.097 já realizaram atos notariais eletrônicos e 1.011 se credenciaram para emissão de certificados digitais.

Entre as 7.564 serventias extrajudiciais com atribuição notarial combinada com outras funções, 4.531 praticaram atos notariais eletrônicos e 3.681 se credenciaram para emissão de certificados. O corregedor justificou a ampliação do serviço afirmando que a decisão “contribui para a eficiência e a transparência dos serviços notariais”.

A plataforma e-Notariado, por meio da qual são realizados os atos notariais eletrônicos, já contabilizou 1,4 milhão de atos protocolares, 2,2 milhões de atos extraprotocolares e 2,9 milhões de autenticações digitais. Até o momento, foram emitidos 1,6 milhão de certificados digitais notarizados em 4.503 autoridades notariais.

O corregedor explicou que o ato notarial eletrônico tornou-se uma ferramenta integrada à sociedade, permitindo a emissão de documentos como: escritura pública, incluindo testamentos; procurações e atas notariais. Ele também destacou que a plataforma possui funcionalidades específicas, como a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) e, mais recentemente, a autorização eletrônica para doação de órgãos, tecidos e partes do corpo humano, por meio do formulário Aedo.

Marques ressaltou ainda que a falta de cobertura do serviço notarial eletrônico em todo o Brasil prejudica os cidadãos ao limitar o acesso à emissão de certificados digitais. Ele lembrou que, após a pandemia, o acesso à Internet aumentou, superando dificuldades anteriores para a adesão ao serviço.

“Os 4 anos de funcionamento demonstram que a plataforma tem capacidade de comportar a prática de atos em todo o Brasil, e os custos para os notários são baixos”, afirmou.

Sobre a proposta, que foi apresentada à Corregedoria Nacional pelo Colégio Notarial do Brasil, 24 das 26 corregedorias dos tribunais de Justiça do país foram favoráveis ou não contrárias. Entre as sugestões, foi recomendada a elaboração de um projeto pelo Colégio Notarial para auxiliar os cartórios de pequeno porte na aquisição dos equipamentos necessários para a emissão de certificados digitais e na promoção de capacitações regionais para o uso da plataforma.

O Colégio Notarial do Brasil esclareceu que há “diferenciação nos valores repassados para as serventias, conforme os serviços utilizados dentro da plataforma, considerando a infraestrutura exigida para cada tipo de atividade”. O pagamento dos custos da plataforma é feito conforme o uso, sendo que tabeliães com menor número de atos notariais terão gastos financeiros reduzidos, sem onerar o cidadão.

O corregedor também ressaltou que o sistema de atos notariais eletrônicos e-Notariado oferece uma “infraestrutura tecnológica robusta e segura de forma democrática”. Ele lembrou que a ideia de uma plataforma única para serviços extrajudiciais virtuais não é nova, citando exemplos como a Central de Informações de Registro Civil das Pessoas Naturais (CRC), o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp) e a Central Nacional de Serviços Eletrônicos dos Tabeliães de Protesto (Cenprot).

Ao determinar a adesão dos registradores ao e-Notariado, o corregedor destacou a experiência bem-sucedida e a segurança da plataforma, os baixos custos financeiros para os tabeliães e os benefícios para o cidadão. “Propicia a evolução do serviço público e a inclusão digital de toda a sociedade”, concluiu.

Leia também:

Governo altera base de cálculo de horas extras e adicionais noturnos para servidores estaduais

Lula convoca reunião com chefes de Poderes para abordar combate a incêndios

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Luiz Fux rejeita queixa-crime de Michelle Bolsonaro contra a deputada Erika Hilton -
Política 23/10/2024 às 20:00

Luiz Fux rejeita queixa-crime de Michelle Bolsonaro contra a deputada Erika Hilton

Declaração foi interpretada pela ex-primeira-dama como acusação direta e injuriosa


Geddel rebate ACM Neto e diz que ex-prefeito vibra com problemas da população: ‘Não tem nada na cabeça’ -
Política 23/10/2024 às 19:40

Geddel rebate ACM Neto e diz que ex-prefeito vibra com problemas da população: ‘Não tem nada na cabeça’

Ex-prefeito tem intensificado as críticas ao governador do estado, principalmente diante da situação da segurança pública


Relator do Orçamento 2025, Angelo Coronel promete transparência em projeto sobre emendas parlamentares -
Política 23/10/2024 às 19:20

Relator do Orçamento 2025, Angelo Coronel promete transparência em projeto sobre emendas parlamentares

PL visa atender às demandas do ministro do STF, Flávio Dino, que pediu maior rastreabilidade dos recursos enviados via emendas


ACM Neto responde a ameaça de processo de Jerônimo: ‘Não pensem que vão me calar’ -
Política 23/10/2024 às 19:00

ACM Neto responde a ameaça de processo de Jerônimo: ‘Não pensem que vão me calar’

Ex-prefeito de Salvador critica foco do governo em ações judiciais enquanto a criminalidade aumenta na Bahia


Enem 2024: provas serão realizadas em 3 e 10 de novembro com segurança reforçada -
Cidades 23/10/2024 às 18:57

Enem 2024: provas serão realizadas em 3 e 10 de novembro com segurança reforçada

Inep confirma mais de 5 milhões de inscritos e disponibiliza recursos de acessibilidade


Juazeiro, Jaguarari e Casa Nova firmam acordos com o MP-BA para melhorar segurança pública -
Cidades 23/10/2024 às 18:33

Juazeiro, Jaguarari e Casa Nova firmam acordos com o MP-BA para melhorar segurança pública

Os municípios de Juazeiro, Jaguarari e Casa Nova assinaram Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) nesta quarta-feira (23), em um evento promovido pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) durante o projeto PGJ Itinerante. A programação, que teve início às 10h, transformou Juazeiro na sede administrativa do MPBA, com foco na segurança pública. Os […]


Saúde de Maiara gera polêmica nas redes sociais: assessoria se pronuncia -
Coluna Ohh! 23/10/2024 às 18:24

Saúde de Maiara gera polêmica nas redes sociais: assessoria se pronuncia

Artista reafirma que está vivendo sua “melhor fase” e se sente saudável


Rússia abre mão de comandar banco do Brics e defende recondução de Dilma Roussef no NDB -
Internacional 23/10/2024 às 18:21

Rússia abre mão de comandar banco do Brics e defende recondução de Dilma Roussef no NDB

Declaração russa ocorreu durante a Cúpula dos Brics, realizada nesta semana em Kazan, Rússia.


CCJ do Senado aprova plano de trabalho da reforma tributária -
Política 23/10/2024 às 18:00

CCJ do Senado aprova plano de trabalho da reforma tributária

Eduardo Braga destaca proteção à Zona Franca de Manaus e trava para carga tributária