Cirurgia de emergência: Bolsonaro passa por operação delicada no intestino em Brasília
Ex-presidente passa por procedimento para desobstruir intestino e reconstruir parede abdominal

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está sendo submetido, neste domingo (13), a uma cirurgia abdominal no Hospital DF Star, em Brasília. A equipe médica confirmou que o procedimento foi necessário devido a um quadro de suboclusão intestinal — uma obstrução parcial que compromete a passagem de gases e fezes no trato digestivo. A condição é atribuída a aderências provocadas pelas múltiplas cirurgias realizadas desde o atentado à faca sofrido durante a campanha eleitoral de 2018.
De acordo com boletim médico divulgado às 10h23 deste domingo, as equipes que assistem o ex-presidente “optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico”.
“Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”, diz boletim.
Cirurgia foi indicada após avaliação médica detalhada
A internação emergencial ocorreu após Bolsonaro sentir fortes dores abdominais enquanto participava, na sexta-feira (11), de um compromisso político na cidade de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte. Ele foi inicialmente atendido em uma unidade de saúde local e, posteriormente, transferido de helicóptero para Natal. Já no sábado (12), o ex-presidente foi levado para Brasília em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea.
A decisão pela cirurgia foi tomada após análise dos exames feitos no Hospital Rio Grande (HRG), em Natal. De acordo com a equipe médica, o ex-presidente foi submetido inicialmente a tratamento clínico, com jejum, hidratação intravenosa, uso de sonda gástrica e monitoramento contínuo. No entanto, diante da persistência dos sintomas, os médicos optaram por realizar a intervenção cirúrgica em Brasília, com acompanhamento da equipe que já tratava Bolsonaro desde 2018.
O médico Cláudio Birolini, responsável por acompanhar o histórico clínico do ex-presidente desde o atentado, viajou a Natal na madrugada de sábado para participar das decisões sobre o tratamento. Ele também acompanha o caso em Brasília.
Estado de saúde é estável, mas requer atenção
Apesar do quadro delicado, aliados próximos e a equipe médica afirmam que o ex-presidente está consciente, com evolução estável e recebendo os cuidados necessários. Ele chegou a caminhar pelos corredores do hospital em Natal antes da transferência para Brasília, onde teve o terceiro andar da unidade reservado para garantir segurança e privacidade.
A cirurgia realizada neste domingo visa corrigir o bloqueio intestinal identificado nos exames. A expectativa da equipe médica é que o procedimento reduza a recorrência das crises abdominais que Bolsonaro vem enfrentando desde o atentado. Segundo aliados, este episódio foi mais grave do que os anteriores.
Agenda política suspensa por tempo indeterminado
Em função do quadro clínico, a agenda pública de Bolsonaro está suspensa por tempo indeterminado. Ele deve permanecer internado nos próximos dias, com acompanhamento de especialistas e realização de novos exames. A previsão de alta ainda não foi divulgada, e a assessoria do hospital informou que atualizações sobre o estado de saúde serão feitas por meio de boletins médicos oficiais.
A possibilidade de transferência para São Paulo chegou a ser cogitada, mas foi descartada após a análise da tomografia realizada em Natal. A decisão de levá-lo ao DF Star levou em consideração a proximidade da equipe médica que acompanha o ex-presidente desde o atentado, além da infraestrutura do hospital para procedimentos desse tipo.
Sequelas do atentado de 2018 continuam a afetar ex-presidente
Jair Bolsonaro, atualmente com 70 anos, convive com sequelas do ataque que sofreu durante a campanha presidencial de 2018. Desde então, já passou por diversas cirurgias abdominais, algumas delas com caráter corretivo e outras para tratar intercorrências associadas às intervenções anteriores.
De acordo com o senador Rogério Marinho (PL-RN), que acompanha de perto a situação, Bolsonaro ainda apresenta pelo menos quatro patologias relacionadas ao episódio. Embora tenha mantido participação ativa na vida política, a região abdominal permanece como uma preocupação constante entre seus médicos.
Enquanto segue internado em Brasília, o ex-presidente continua sendo monitorado de forma intensiva. A equipe responsável não divulgou detalhes adicionais sobre o procedimento realizado neste domingo, mas a expectativa é que novos boletins médicos sejam emitidos ao longo da semana.
Redação
Mais Lidas
Política
Lula libera R$ 27 milhões ao STF após ataque com explosivos
Últimas Notícias

SAC Salvador Shopping amplia horário a partir desta terça-feira para emissão da nova carteira de identidade
Medida tem como objetivo atender ao aumento na procura pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Oportunidade em Salvador: Simm oferece 68 vagas nesta terça-feira para quem busca emprego ou estágio
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Alexandre Silveira discute expansão de veículos elétricos e baterias com gigantes chinesas
Visita à China faz parte de uma missão oficial cujo objetivo é atrair investimentos internacionais para o setor energético brasileiro

Governo promete Internet em 100% das unidades de saúde indígena até 2026
Medida faz parte do plano do Ministério da Saúde para ampliar acesso à telessaúde em territórios indígenas

Preta Gil celebra Páscoa em casa após nova fase no tratamento: ‘Nunca teve um significado tão forte’
Cantora compartilha momento ao lado da família e amigos após alta médica e continuidade do tratamento contra câncer em São Paulo

Alckmin diz que Brasil seguirá promovendo diálogo pela paz após morte do papa Francisco
Vice-presidente destacou que país pode contribuir com diálogo em guerras por não ter litígios e manter relações diplomáticas estáveis

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice
Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano
Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma