Cirurgia de emergência: Bolsonaro passa por operação delicada no intestino em Brasília
Ex-presidente passa por procedimento para desobstruir intestino e reconstruir parede abdominal
Lula Marques/Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está sendo submetido, neste domingo (13), a uma cirurgia abdominal no Hospital DF Star, em Brasília. A equipe médica confirmou que o procedimento foi necessário devido a um quadro de suboclusão intestinal — uma obstrução parcial que compromete a passagem de gases e fezes no trato digestivo. A condição é atribuída a aderências provocadas pelas múltiplas cirurgias realizadas desde o atentado à faca sofrido durante a campanha eleitoral de 2018.
De acordo com boletim médico divulgado às 10h23 deste domingo, as equipes que assistem o ex-presidente “optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico”.
“Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”, diz boletim.
Cirurgia foi indicada após avaliação médica detalhada
A internação emergencial ocorreu após Bolsonaro sentir fortes dores abdominais enquanto participava, na sexta-feira (11), de um compromisso político na cidade de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte. Ele foi inicialmente atendido em uma unidade de saúde local e, posteriormente, transferido de helicóptero para Natal. Já no sábado (12), o ex-presidente foi levado para Brasília em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea.
A decisão pela cirurgia foi tomada após análise dos exames feitos no Hospital Rio Grande (HRG), em Natal. De acordo com a equipe médica, o ex-presidente foi submetido inicialmente a tratamento clínico, com jejum, hidratação intravenosa, uso de sonda gástrica e monitoramento contínuo. No entanto, diante da persistência dos sintomas, os médicos optaram por realizar a intervenção cirúrgica em Brasília, com acompanhamento da equipe que já tratava Bolsonaro desde 2018.
O médico Cláudio Birolini, responsável por acompanhar o histórico clínico do ex-presidente desde o atentado, viajou a Natal na madrugada de sábado para participar das decisões sobre o tratamento. Ele também acompanha o caso em Brasília.
Estado de saúde é estável, mas requer atenção
Apesar do quadro delicado, aliados próximos e a equipe médica afirmam que o ex-presidente está consciente, com evolução estável e recebendo os cuidados necessários. Ele chegou a caminhar pelos corredores do hospital em Natal antes da transferência para Brasília, onde teve o terceiro andar da unidade reservado para garantir segurança e privacidade.
A cirurgia realizada neste domingo visa corrigir o bloqueio intestinal identificado nos exames. A expectativa da equipe médica é que o procedimento reduza a recorrência das crises abdominais que Bolsonaro vem enfrentando desde o atentado. Segundo aliados, este episódio foi mais grave do que os anteriores.
Agenda política suspensa por tempo indeterminado
Em função do quadro clínico, a agenda pública de Bolsonaro está suspensa por tempo indeterminado. Ele deve permanecer internado nos próximos dias, com acompanhamento de especialistas e realização de novos exames. A previsão de alta ainda não foi divulgada, e a assessoria do hospital informou que atualizações sobre o estado de saúde serão feitas por meio de boletins médicos oficiais.
A possibilidade de transferência para São Paulo chegou a ser cogitada, mas foi descartada após a análise da tomografia realizada em Natal. A decisão de levá-lo ao DF Star levou em consideração a proximidade da equipe médica que acompanha o ex-presidente desde o atentado, além da infraestrutura do hospital para procedimentos desse tipo.
Sequelas do atentado de 2018 continuam a afetar ex-presidente
Jair Bolsonaro, atualmente com 70 anos, convive com sequelas do ataque que sofreu durante a campanha presidencial de 2018. Desde então, já passou por diversas cirurgias abdominais, algumas delas com caráter corretivo e outras para tratar intercorrências associadas às intervenções anteriores.
De acordo com o senador Rogério Marinho (PL-RN), que acompanha de perto a situação, Bolsonaro ainda apresenta pelo menos quatro patologias relacionadas ao episódio. Embora tenha mantido participação ativa na vida política, a região abdominal permanece como uma preocupação constante entre seus médicos.
Enquanto segue internado em Brasília, o ex-presidente continua sendo monitorado de forma intensiva. A equipe responsável não divulgou detalhes adicionais sobre o procedimento realizado neste domingo, mas a expectativa é que novos boletins médicos sejam emitidos ao longo da semana.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Hugo Motta condiciona apoio a Lula em 2026 a gestos do Planalto e demandas da Paraíba
Presidente da Câmara afirma que decisão sobre aliança passará por negociações políticas e interesses da Paraíba
Calendário de 2026 anima bares e restaurantes com feriados prolongados e Copa do Mundo
Datas estratégicas ao longo do ano e jogos do Brasil em horários favoráveis ampliam expectativa de faturamento no setor de alimentação fora do lar
‘Tarifaço’ de Trump contra Irã coloca US$ 2,8 bi do superávit brasileiro sob ameaça
Brasil exportou US$ 2 bi em milho para iranianos em 2025 e corre risco de sofrer retaliação em seu comércio com Washington
Segurança da Lavagem do Bonfim 2026 mobiliza mais de 2 mil agentes, ativa CICC e amplia uso de tecnologia
Operação coordenada pela SSP reúne forças policiais, bombeiros e órgãos parceiros para monitorar evento em tempo real
Resumo de Êta Mundo Melhor de 12 a 17 de janeiro: revelações, ameaças e romances em risco
Semana da novela é marcada por ciúmes, confrontos e um atentado que muda os rumos da trama
Resumo de Três Graças de 12 a 17 de janeiro: segredos, confrontos e novas revelações movimentam a semana
Investigação sobre a escultura e conflitos familiares ganham força nos próximos capítulos da novela
Resumo Coração Acelerado de 12 a 17 de janeiro: estreia da novela traz paixões, desencontros, fuga e momentos de humilhação
Trama musical que estreou em 12 de janeiro acompanha a trajetória de uma jovem cantora em busca de espaço e reconhecimento
Eleições 2026: Lula lidera disputa presidencial e vence adversários da direita no 1º turno
Pesquisa nacional indica vantagem do atual presidente em diferentes cenários e aponta empate técnico apenas contra Tarcísio de Freitas no 2º turno
Bahia tem 2ª maior taxa de presos que não retornaram após saidinha de Natal no Brasil
Com 8,1% de evasão, Estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro em termos percentuais
BBB 26 estreia com prêmio histórico, retorno do Quarto Branco e primeira madrugada marcada por estratégias e conflitos
Reality abre temporada com mistura de anônimos, famosos e ex-participantes, além de dinâmica de resistência valendo vagas na casa