Ciro Nogueira e Eduardo Bolsonaro fazem as pazes após troca de críticas nas redes: ‘Tudo resolvido’
Disputa havia se intensificado após trocas de críticas públicas nas redes sociais, envolvendo estratégias eleitorais e movimentações políticas nos EUA
Edilson Rodrigues/Agência Senado
O presidente do Progressistas (PP) e senador, Ciro Nogueira (PI), confirmou, nesta terça-feira (14), que conversou por telefone com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) na última segunda-feira (13), e assegurou que o desentendimento entre os dois está resolvido. A disputa havia se intensificado após trocas de críticas públicas nas redes sociais, envolvendo estratégias eleitorais e movimentações políticas nos Estados Unidos.
“Está tudo resolvido e superado. Ficou bem claro que nossos caminhos são diferentes, mas o nosso objetivo é o mesmo, que é ganhar a eleição”, disse Ciro Nogueira ao jornal O Globo.
Embate público e críticas mútuas
O conflito começou no domingo (12), quando Ciro Nogueira afirmou ao programa Canal Livre, da TV Band, que a postura de Eduardo nos Estados Unidos provocou um “prejuízo gigantesco” para o projeto político da direita. O senador citou a atuação do deputado junto a sanções do governo americano contra autoridades brasileiras e ministros do STF, avaliando que isso favoreceu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em resposta, Eduardo Bolsonaro usou as redes sociais para dizer que o prejuízo foi “para o seu plano pessoal”. “Não se pode confundir o seu interesse com o do Brasil”, declarou. O deputado também ressaltou estar disposto a sacrificar interesses pessoais pelo país.
Ciro, por sua vez, disse que Eduardo criou uma narrativa equivocada sobre as sanções e que nunca buscou vantagens pessoais. Ele afirmou que se tratou de um “grande prejuízo” político, mas não pessoal.
Ciro pede definição de Bolsonaro e unidade da direita
Ainda no domingo, Ciro Nogueira havia afirmado que solicitou ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que definisse até o fim do ano qual candidato da direita teria seu apoio em 2026. Segundo o senador, Bolsonaro garantiu que fará a escolha “no momento correto”, mas Nogueira reforçou a necessidade de definição ainda neste ano para evitar divisões.
O senador destacou que o campo da direita precisa se unir em torno de um único nome para enfrentar Lula, atualmente favorito à reeleição. “Ninguém vai roubar os eleitores de Lula. A falta de unidade prejudicou a direita em eleições recentes”, afirmou, lembrando disputas como a Prefeitura de São Paulo.
Durante a entrevista, Ciro mencionou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) como possível candidato bolsonarista. Ele afirmou que Tarcísio será leal a Bolsonaro, mas não subordinado a ele, garantindo equilíbrio interno na campanha.
Debate sobre anistia e votação no Congresso
Ciro Nogueira também defendeu que a proposta de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro seja debatida e votada pelo Congresso Nacional, citando apoio de 40% da população à aplicação da dosimetria em vez da anistia total. Ele destacou que o projeto deve ser construído de forma a evitar questionamentos no STF e que a indefinição sobre o tema prejudica o país.
O relator da representação contra Eduardo Bolsonaro, deputado Delegado Marcelo Freitas (União Brasil-MG), votou pelo arquivamento do pedido de cassação, afirmando que não há comprovação de responsabilidade do parlamentar pelas sanções aplicadas pelos Estados Unidos.
Mais Lidas
Política
Câmara aprova projeto que endurece regras para desapropriação de terras
Últimas Notícias
Homem é preso na Graça acusado de usar cães para atacar e ameaçar moradores
SAC realiza atendimento exclusivo para idosos em quase 50 cidades baianas para emissão do novo RG
Iniciativa, que acontece neste sábado (8), busca agilizar emissão do novo documento para pessoas idosas e reduzir filas ao longo da semana
Acordo de Paris, transição energética e financiamento climático marcam segundo dia da Cúpula do Clima em Belém
Lula lidera debates sobre Acordo de Paris, NDCs e cooperação internacional rumo à COP30
Vitória deixa grupo dos mais ameaçados e renova chances de permanência na Série A
Rubro-Negro escapa do Z4 após quase 3 meses e melhora projeções de rebaixamento segundo a UFMG
Ex-ministros pedem a Lula criação de secretaria para conter crise na segurança do Rio após operação com 121 mortos
Grupo de ex-titulares da Justiça e juristas enviam carta ao presidente defendendo ação coordenada da União na capital fluminense
Aposentados têm até dia 14 para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS
INSS também emitiu alerta sobre tentativas de golpe envolvendo ressarcimento
Semob reforça frota de ônibus em Salvador para garantir acesso aos locais de provas do Enem
De acordo com a pasta, entre 10h e 18h, o sistema de transporte coletivo terá o reforço de 143 veículos, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais
Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com mutirões e atividades na Ribeira nesta sexta
Campanha nacional reforça mobilização em Salvador com ações educativas, inspeções e engajamento comunitário no combate ao Aedes aegypti
Cine Aulão gratuito prepara estudantes para Enem com revisão em salas de cinema neste sábado
Evento será realizado nas salas do Cinemark Salvador Shopping, a partir das 7h30
Consulado dos EUA envia carta ao Rio e lamenta morte de policiais durante megaoperação
Governo do Rio afirmou que mantém constante troca de informações com instituições de combate ao narcotráfico dos EUA
Ivana Mércia assume presidência do TRT-BA e anuncia metas para fortalecer Justiça do Trabalho na Bahia
Mércia expressou emoção ao assumir o cargo máximo da instituição, na noite da última quarta-feira (5)