Ciro Gomes volta ao PSDB e deve disputar Governo do Ceará em 2026
Ex-ministro deixa o PDT após nove anos e é anunciado como novo filiado do PSDB em meio a articulações para 2026
Mário Miranda/Amcham/Divulgação
O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, foi anunciado como novo filiado ao PSDB, na noite de sexta-feira (17). O anúncio foi feito pelo presidente estadual do partido no Ceará, Ozires Pontes, por meio de vídeo publicado em suas redes sociais. A filiação acontece após a saída de Ciro do PDT, legenda à qual ele era filiado desde 2015, e ocorre em um momento de reorganização da oposição no estado.
Ozires Pontes afirmou que o ingresso de Ciro representa um marco político para o partido. “Hoje é um motivo de grande alegria para o PSDB. Estou aqui anunciando oficialmente a filiação do ex-prefeito de Fortaleza, ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Ferreira Gomes ao PSDB”, disse o dirigente, que também é prefeito de Massapê.
“Foi o primeiro governador do PSDB do Brasil. Quero agradecer imensamente ao senador Tasso Jereissati, que foi o principal responsável por convencer Ciro de que o PSDB era o partido certo”, afirmou Pontes, destacando a articulação interna que viabilizou o retorno do ex-ministro à legenda.
Reencontro político e articulação eleitoral
O encontro entre Ciro e lideranças tucanas está marcado para quarta-feira (22), às 9h30, quando o ex-governador será oficialmente recebido pelos correligionários. Segundo Pontes, o evento será um momento simbólico para o PSDB no estado. “Vamos receber com uma salva de palmas o nosso ex-governador e futuro governador do Ceará, Ciro Ferreira Gomes. É uma grande emoção ver Tasso e Ciro juntos novamente”, completou.
A direção tucana no Ceará já trata como certa a candidatura de Ciro ao governo estadual em 2026. Pontes afirmou que o ex-ministro deve anunciar oficialmente sua intenção “em poucos meses”. A movimentação ocorre após o PDT se aproximar do PT, partido que governa o estado sob o comando de Elmano de Freitas (PT), provável adversário na disputa eleitoral.
Saída do PDT e busca por nova aliança
Antes da confirmação da filiação, Ciro enviou uma carta ao presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, solicitando sua desfiliação. O documento encerrou um ciclo de nove anos no partido. Ele vinha mantendo diálogo com o PSDB e o União Brasil desde julho, quando afirmou que seu retorno ao PSDB “já estava decidido”.
Ciro também tem defendido a união de partidos da centro-esquerda à centro-direita como alternativa à polarização entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Precisamos unir da centro-esquerda à centro-direita para tirar o Brasil deste desastre”, afirmou. Apesar da movimentação partidária, o ex-ministro garantiu que não pretende disputar novamente a Presidência, mas é cotado para o governo cearense, cargo que ocupou entre 1991 e 1994.
Pedido de prisão preventiva por violência política de gênero
Além da mudança partidária, Ciro Gomes enfrenta pedido de prisão preventiva protocolado pela Advocacia do Senado Federal. A ação acusa o ex-ministro de violência política de gênero contra a prefeita de Crateús (CE), Janaína Farias (PT). O pedido considera reincidência em ataques após decisão judicial.
“Esse segundo ataque dele foi destemperado, mas é o jeito dele de ser mesmo. Covardemente, porque ele queria atacar uma pessoa, não ataca, mas ataca a mim”, afirmou Janaína Farias durante discurso no Congresso Estadual do PT.
O requerimento aponta que as declarações de Ciro têm repercussão pública, dada sua influência política, e representam risco à integridade da prefeita. Como alternativas à prisão preventiva, foram sugeridas medidas como proibição de contato direto ou indireto, restrição de novas manifestações com ofensas e impedimento de aproximação em menos de 500 metros.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira
Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana