CCJ da Câmara aprova PEC que criminaliza porte de qualquer quantidade de drogas

PEC foi aprovada na Câmara por 47 votos favoráveis e 17 contrários


Vixe d-flex me-2
Redação 13/06/2024 02:20 Política
CCJ da Câmara aprova PEC que criminaliza porte de qualquer quantidade de drogas -

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (12), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2023 que inclui na Constituição a criminalização da posse ou porte de drogas. Agora, a PEC será analisada em comissão especial da Casa, que ainda deve ser instalada. Se aprovada na comissão, a PEC segue para análise do plenário. As informações são da Agência Brasil.

Após mais de quatro horas de sessão, a proposta foi aprovada por 47 votos favoráveis e 17 contrários. O relator do texto na CCJ, deputado Ricardo Salles (PL-SP), defendeu a medida. “Se nós não tivermos uma medida constitucionalmente prevista que coloque responsabilidade sobre aqueles que são os verdadeiros originadores da demanda do tráfico de drogas, haverá um desincentivo, evidentemente, à interrupção do relativo consumo de entorpecentes no Brasil”, argumentou.

Na reunião, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) disse que a política de drogas para os usuários deve ser uma questão de saúde pública e não de polícia. “Não acreditamos que colocar na Constituição, em meio a outros artigos sobre direitos e garantias individuais da cidadania, seja de maneira alguma o melhor caminho para a gente tratar dessa questão, que é uma questão de saúde pública, é uma questão social, é uma questão humana, muito mais do que uma questão criminal. Estou me referindo aos usuários de drogas”, disse.

O deputado Lucas Redecker (PSDB-RS) defendeu a PEC como forma de impedir que o Supremo Tribunal Federal (STF) possa vir a descriminalizar o usuário. “Nós estamos tratando aqui é de fixar na Constituição algo em que nós possamos ter a certeza de que legislar sobre esse tema será função da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e não da interpretação do Supremo Tribunal Federal”, destacou.

Parlamentares contrários à medida, por outro lado, argumentaram que incluir a criminalização da posse e porte de drogas na Constituição pode levar ao encarceramento de usuários, principalmente pobres e negros, uma vez que, nem a proposta nem a legislação atual trazem os critérios para diferenciar usuário e traficante.

A deputada federal Maria Arraes (Solidariedade-PE) avaliou que o objetivo deve ser combater a oferta e a distribuição em larga escala de entorpecentes. “No entanto, a PEC ignora a face mais grave do problema. Outro impacto nefasto nessa proposta recai sobre o sistema carcerário, já superlotado e ineficiente. Já está provado que uma política punitivista e repressiva é ineficaz e produz impactos devastadores. Só serve para levar mais gente, sem necessidade, para a prisão”, argumentou.

Entenda

A PEC, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foi uma reação do Congresso Nacional ao julgamento do STF que analisa a possível descriminalização da posse de maconha. No Senado, a medida foi aprovada por 53 votos favoráveis e 9 contrários.

A PEC acrescenta um inciso ao Artigo 5º da Constituição para considerar crime a posse e o porte de drogas sem autorização ou em desacordo com a lei.

Segundo a proposta do Senado, deve ser observada a distinção entre o traficante e o usuário pelas circunstâncias fáticas do caso concreto, aplicando aos usuários penas alternativas à prisão, além de tratamento contra a dependência.

Porém, tanto a PEC 45 quanto a atual Lei de Drogas (11.343 de 2006) não definem critérios fixos para diferenciar usuário de traficante, o que fica a cargo do sistema de Justiça – polícias, Ministério Público e Judiciário.

Leia também:

TCU aprova com ressalvas contas do governo Lula em 2023

Polícia Federal indicia ministro Juscelino Filho

Damares pede a Moraes que inclua influenciador do PT no inquérito de milícias digitais

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Bolsonaro desafia STF em ato no Rio e reforça apoio à anistia dos condenados pelo 8/1 -
Política 16/03/2025 às 18:00

Bolsonaro desafia STF em ato no Rio e reforça apoio à anistia dos condenados pelo 8/1

Declaração foi feita diante de uma multidão de apoiadores


Tiago Correia detona Rui Costa após fala sobre falecida mãe de Bruno Reis: “insensível e desrespeitoso” -
Política 16/03/2025 às 17:10

Tiago Correia detona Rui Costa após fala sobre falecida mãe de Bruno Reis: “insensível e desrespeitoso”

Líder da oposição ressaltou que a política não deve ser um campo sem regras e que o uso de ataques pessoais prejudica a construção de um debate democrático


Preta Gil recebe alta hospitalar e celebra recuperação em show de Gilberto Gil -
Coluna Ohh! 16/03/2025 às 16:20

Preta Gil recebe alta hospitalar e celebra recuperação em show de Gilberto Gil

Cantora compartilha momento de superação após infecção urinária e acompanha show do pai, Gilberto Gil, em Salvador


Quarto voo de repatriação dos Estados Unidos chega ao Brasil com 135 deportados -
Política 16/03/2025 às 15:30

Quarto voo de repatriação dos Estados Unidos chega ao Brasil com 135 deportados

Voo da Força Aérea Brasileira trouxe brasileiros de volta após mudanças na rota para evitar maus-tratos


STF mantém suspensão da rede social Rumble no Brasil -
Política 16/03/2025 às 14:40

STF mantém suspensão da rede social Rumble no Brasil

Decisão foi unânime e confirma determinação do ministro Alexandre de Moraes


Show de Gilberto Gil em Salvador marca início da turnê “Tempo Rei” com emoção, protestos e homenagens -
Cultura 16/03/2025 às 13:50

Show de Gilberto Gil em Salvador marca início da turnê “Tempo Rei” com emoção, protestos e homenagens

Espetáculo de despedida teve participações especiais e uma homenagem emocionante à filha Preta Gil, além de protestos contra a Ditadura Militar


Bolsonaro lidera novo ato em Copacabana para pressionar Congresso e STF sobre anistia -
Política 16/03/2025 às 13:00

Bolsonaro lidera novo ato em Copacabana para pressionar Congresso e STF sobre anistia

Manifestação contará com apoio de aliados políticos e religiosos para contestar penas dos envolvidos no 8 de janeiro


Verão Costa a Costa transforma Arembepe em centro de diversão e esporte -
Cidades 16/03/2025 às 12:10

Verão Costa a Costa transforma Arembepe em centro de diversão e esporte

Evento reúne milhares de pessoas e promove atividades esportivas, culturais e de lazer em Camaçari


Papa Francisco segue internado e apresenta evolução no quadro clínico -
Internacional 16/03/2025 às 11:20

Papa Francisco segue internado e apresenta evolução no quadro clínico

Pontífice está sendo monitorado em hospital de Roma e passa por sessões de fisioterapia respiratória e motora


Forró no Parque: 15 anos de homenagem para Zelito Miranda no Pelourinho -
Cultura 16/03/2025 às 10:30

Forró no Parque: 15 anos de homenagem para Zelito Miranda no Pelourinho

Tradicional festa de forró no coração de Salvador inicia nova temporada em homenagem ao eterno 'Rei do Forró Temperado'