Casa da Mulher Brasileira ganha reforço com vara especializada do TJ-BA
Novo setor contará com juízes, promotores e defensores públicos para otimizar fluxo dos processos sobre violência doméstica
A Casa da Mulher Brasileira recebeu, nesta quinta-feira (5), a 5ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O novo setor contará com juízes, promotores e defensores públicos que trabalharão para otimizar o fluxo dos processos relacionados à violência doméstica, a exemplo das medidas protetivas, e também oferecerá atendimento psicológico e social para vítimas, além de fomentar programas de prevenção e educação.
Com esta entrega, a Corte estadual passa a contar com dez varas especializadas em Violência Doméstica e Familiar, sendo cinco em Salvador; duas em Vitória da Conquista; uma em Feira de Santana, uma em Camaçari e outra em Juazeiro. As Comarcas de Alagoinhas, Barreiras, Teixeira de Freitas, Lauro de Freitas e Porto Seguro também passam a atuar nas competências das Varas Criminais.
“O Poder Judiciário entende que o aumento do calibre da atuação judicial a partir das varas é essencial para garantir o resguardo da efetiva entrega da justiça, respondendo de modo eficiente, célebre e garantista, às empreitadas criminosas que envolvem atores tão sensíveis, sobretudo, mulheres e crianças, que por muito tempo sofriam em silêncio”, destacou Cynthia Resende, presidente do TJ-BA.
A presidente da Coordenadoria da Mulher do TJ-BA, Nágila Brito, destacou a importância simbólica da integração dos serviços. A magistrada também mencionou a possível implementação de um sistema de monitoramento eletrônico, que poderá ser ativado em situações de risco para as mulheres assistidas, oferecendo uma camada adicional de segurança e proteção.
“A 5ª Vara de Violência Doméstica é um espaço que conta com juízas, servidores públicos e uma equipe multidisciplinar dedicada ao atendimento das mulheres, auxiliando-as no combate à violência. Esta iniciativa representa a concretização de um sonho e um valioso recurso para a proteção das mulheres baianas”, afirmou.
Para a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, “esta é uma grande conquista para as mulheres”.
“O Tribunal de Justiça da Bahia reforça o seu compromisso com a política de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres, possibilitando que mais esses serviços sejam agregados na Casa da Mulher Brasileira, dando todo apoio e suporte para todas aquelas que aqui chegarem necessitando do poder judiciário e de toda essa rede que aqui se faz presente”, afirmou .
Sobre a Casa da Mulher Brasileira
A primeira Casa da Mulher Brasileira (CMB) na Bahia foi inaugurada em Salvador no dia 19 de dezembro do ano passado. Localizada na Avenida Tancredo Neves, ao lado do Hospital Sarah, a CMB funciona 24 horas por dia. Este centro oferece uma gama de serviços especializados para mulheres em situação de violência doméstica, incluindo uma delegacia, um juizado especial, e núcleos da Promotoria e da Defensoria Pública.
Além dos serviços judiciais e de apoio, a Casa da Mulher Brasileira dispõe de um alojamento de passagem para as vítimas, uma brinquedoteca para crianças, e um espaço de capacitação voltado para a autonomia econômica das mulheres. O objetivo é proporcionar um atendimento completo e integrado, visando o suporte e a proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade.
Leia também:
Previdência Social inaugura unidade de atendimento no SAC Comércio
Subúrbio 360 oferece novas vagas para turma mista de ballet
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
PSOL lança nova corrente política em seminário no Pelourinho
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
TRE-BA define data da diplomação dos eleitos em Salvador; saiba quando será
Padilha diz que planos golpistas contra autoridades foram derrotados
Capitão Alden propõe CPI para investigar problemas no Planserv
Últimas Notícias
Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 são indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe
Investigação revelou que os suspeitos se organizaram em grupos com tarefas específicas
PSOL lança nova corrente política em seminário no Pelourinho
Evento reúne lideranças, filiados e simpatizantes na Sociedade Protetora dos Desvalidos
Neguinho deixa a Beija-Flor em 2025 após 50 anos de desfiles no carnaval carioca: ‘Chegou a minha hora’
Ele informou que passará a se dedicar integralmente à carreira de cantor
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
Competição terá estreia em abril e integra calendário de 50 corridas da marca
Silvio Santos Vem Aí: Leandro Hassun será protagonista em novo filme sobre criador do SBT
Filme começou a ser gravado em São Paulo na semana passada e promete trazer uma nova perspectiva sobre a carreira do apresentador
STF libera depoimentos sobre grampo ilegal na cela de Alberto Youssef na Lava Jato
Decisão foi tomada no âmbito de uma ação que questiona a responsabilidade do senador Sérgio Moro, ex-juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Os dados foram apurados durante ações de agentes de segurança entre janeiro e novembro
Itapuã, Pituba e Pernambués concentram 14% da população de Salvador, afirma IBGE
Aumento populacional foi impulsionado por estrutura, serviços e lazer
Marcia Freire anuncia datas dos ensaios de Carnaval e revela turnê de verão pelo Nordeste
Cantora se apresenta em Salvador e fará uma turnê pelo Nordeste, além de ser uma das atrações principais do Réveillon em Porto de Galinhas (PE)
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Presidente do PT-BA havia argumentado contra possível candidatura à reeleição do senador