Câmara dos Deputados terá ritmo lento por causa das festas juninas e parlamentares devem emendar novo ‘folgão’
São João é considerado um momento estratégico de aproximação com eleitores

A Câmara dos Deputados deverá enfrentar mais um período de baixa atividade neste mês de junho. Após uma semana sem votações por causa do Fórum Parlamentar dos Brics, os trabalhos seguirão impactados pelos festejos juninos, especialmente o São João, tradicionalmente comemorado por parlamentares nordestinos em suas bases.
A celebração é considerada um momento estratégico de aproximação com eleitores. Deputados da região costumam deixar Brasília para participar das festas em seus Estados, o que contribui para o esvaziamento do plenário.
Feriado e presença nas bases
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), é um dos que priorizam os festejos. Ele deve comparecer ao São João de Patos (PB), cidade de sua família. Segundo aliados, Motta não costuma faltar à celebração, independentemente do cargo que ocupa.
Em março, ele anunciou nas redes sociais a programação do evento com a frase. “Pessoal, sabe quem está saindo na frente mais uma vez?“. A festa em Patos acontece entre os dias 19 e 23 de junho e contará com atrações como Luan Estilizado, Wesley Safadão, Bruno & Marrone e Henrique & Juliano.
Em 2024, Motta esteve no evento ao lado de políticos como o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e o ex-ministro das Comunicações Juscelino Filho. Em abril, escreveu no X: “Algumas coisas que são intocáveis para mim: (…) o melhor São João do Nordeste em Patos“.
Sessões esvaziadas e virtuais
A previsão é de sessões esvaziadas ao longo do mês. Na semana de Corpus Christi, a Câmara deve funcionar de segunda (16) a quarta-feira (18), antecipando o feriado. Já na semana seguinte, as sessões serão virtuais.
O deputado José Rocha (União Brasil-BA) defende que o trabalho continue mesmo durante o período junino. “O São João é de uma importância muito grande para todo o Nordeste”, disse. “Que se respeite apenas o dia de feriado, 24, para deputados estarem em suas bases”.
Rocha não vê problema na adoção de sessões remotas. “O importante é que haja trabalho. Se é em sessão virtual ou presencial, não importa. O que importa é estar votando matéria”, afirmou.
Após junho, os parlamentares terão três semanas de atividades até o recesso entre 18 de julho e 1º de agosto. Deputados avaliam que o primeiro semestre da presidência de Motta tem sido marcado por lentidão.
Para esses parlamentares, a falta de votações relevantes prejudica principalmente o governo, que vê sua agenda travada na Casa. Até agora, apontam apenas a decisão sobre a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) como votação de impacto.
Recesso ‘branco’ e comparações
Em maio, logo após essa votação, a Câmara entrou em um “recesso branco”. Motta viajou para Nova York com outros deputados para participar do LIDE Brazil Investment Forum 2025, evento com empresários e autoridades brasileiras.
O “recesso branco” é uma prática frequente desde a pandemia, quando deputados se ausentam sem pausa oficial. Para ocorrer o recesso formal, é necessária a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o que não aconteceu em 2023 nem em 2024.
Levantamento do Estadão mostra que, nos dois primeiros meses da gestão de Motta, o plenário e as comissões votaram menos propostas que no mesmo período sob Arthur Lira. Neste ano, a Câmara aprovou 105 propostas em 49 sessões.
Mais Lidas
Política
Governo entrega 260 moradias do Minha Casa Minha Vida em Salvador
Bolsonaro relaciona carta de Trump a valores e defende anistia
INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Últimas Notícias

Chelsea goleia PSG e conquista o primeiro Mundial de Clubes da Fifa

Alerta de chuva atinge 91 cidades da Bahia e segue até segunda-feira

Morre cantora Sol, rival de Gretchen nos anos 1980, aos 59 anos em São Paulo
Artista fez sucesso nos anos 80 e viveu no Japão por 20 anos

Donald Trump é vaiado antes da final do Mundial de Clubes nos Estados Unidos
Trump assistiu ao jogo ao lado da esposa Melania e do presidente da Fifa, Gianni Infantino. A presença do ex-presidente exigiu esquema especial de segurança no estádio

Governo entrega 260 moradias do Minha Casa Minha Vida em Salvador
Entrega no Residencial Vitória da União marca retomada de obras paralisadas desde 2017 e reforça parceria entre governos federal e estadual

Bolsonaro relaciona carta de Trump a valores e defende anistia
Ex-presidente vinculou tarifa de 50% aplicada por Trump a valores ideológicos e liberdade

Tecnologia no coração: 7 formas como wearable e IA estão mudando o tratamento de doenças cardíacas
Cardiologista aponta os impactos da tecnologia na detecção precoce de arritmias, adesão ao tratamento e atenção contínua ao paciente

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé
Preta Gil chegou a Washington, nos Estados Unidos, no mês de maio, para dar continuidade ao seu tratamento contra o câncer de intestino

Brasil atropela o Japão, vence a oitava seguida e garante 2º lugar geral na Liga das Nações de Vôlei
Brasil encerrou fase classificatória com 29 pontos, desempenho que lhe assegura uma posição de destaque entre as melhores seleções do torneio

Ministério da Saúde anuncia que Brasil vai retomar produção nacional de insulina após duas décadas
Entrega do primeiro lote foi feita em Minas Gerais e marca o início da produção nacional com tecnologia indiana

Vitória sofre gol no fim, amarga sétima partida sem vencer e entra no Z-4 do Brasileirão
Único gol da partida foi marcado pelo jogador do Internacional, Bruno Tabata, nos minutos finais

Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados
Após a manifestação da PGR, será aberto prazo para que os oito réus apresentem suas alegações