Câmara dos Deputados terá comissão para discutir aborto em agosto, anuncia Lira
Segundo o presidente da Casa, não é praxe da Câmara votar assuntos importantes sem debates

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta terça-feira (18), a formação de uma “comissão representativa” para debater o tema do aborto, após a repercussão negativa do projeto que equipara o ato ao crime de homicídio após 22 semanas de gestação.
Lira não especificou como o grupo será formado e informou que o seu funcionamento será decidido em agosto.
“O colégio de líderes deliberou debater esse tema de maneira ampla no segundo semestre, com a formação de uma comissão representativa”, declarou Lira. “Todas as forças políticas, sociais, participarão desse debate, sem pressa e sem qualquer tipo de açodamento”, acrescentou.
O comunicado ocorreu no salão verde da Câmara dos Deputados, ao lado de todos os líderes partidários. Entre os presentes, estava a coordenadora-geral da Secretaria da Mulher, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ).
Lira afirmou que não é praxe da Câmara votar assuntos importantes sem debates e afirmou que a discussão sobre o PL do aborto “deve ocorrer de forma ainda mais ostensiva e clara”. O deputado disse ainda que não haverá retrocessos em avanços já garantidos e “não trará danos às mulheres”.
“Nós não governamos sozinhos, essa narrativa não é verdadeira. As decisões na Câmara não são monocráticas”, declarou.
A decisão de formar a comissão ocorreu em reunião de Lira com líderes nesta terça. Segundo defensores do projeto, o presidente da Câmara sinalizou que não arquivará o projeto, mas não indicou uma data para votação.
Também está pendente a designação de um relator para o projeto. Líderes favoráveis ao projeto têm defendido que seja uma mulher de centro. Benedita teria sido uma das cotadas por ser evangélica, mas ser esquerda é algo visto com um impeditivo.
Segundo fontes da bancada evangélica, a redução da pena para a mulher que cometer aborto é um dos pontos passíveis de discussão O texto atualmente prevê uma punição de seis a 20 anos de reclusão.
Parlamentares críticos ao projeto, por sua vez, creem que o adiamento do projeto para o segundo semestre deve enfraquecer a discussão, por se tratar de um período eleitoral.
O projeto teve um requerimento de urgência aprovado na semana passada. O instrumento permite que a matéria seja analisada direto no plenário da Câmara, sem passar por comissões.
Leia também:
Rodrigo Pacheco diz que PL que equipara aborto a homicídio é ‘irracionalidade’
Deputada retira apoio a PL que equipara aborto a homicídio afirmando não ter entendido a proposta
Estadão Conteúdo
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Vitória histórica no Canadá: Mark Carney garante quarto mandato em meio à crise com Trump
Primeiro-ministro venceu, mas vai governar em minoria por não ter atingido 172 assentos na Câmara

Deputada denuncia agressões físicas e psicológicas de marido nas redes sociais: ‘sobrevivi’
Marussa Boldrin registrou boletim de ocorrência e solicitou medida protetiva com base na Lei Maria da Penha

Enem dos concursos: CNU 2025 terá mais de 3 mil vagas e salários de até R$ 16 mil
Inscrições estão previstas para julho, e as provas ocorrerão em duas etapas: a primeira, objetiva, em outubro; e a segunda, discursiva, em dezembro

Encceja 2025: candidatos têm até sexta-feira para se inscrever e pedir atendimento especial
Prova é destinada a jovens e adultos que não concluíram ensino fundamental ou médio na idade apropriada e buscam certificação escolar

Vagas de emprego em Salvador: Simm anuncia 66 oportunidades nesta terça-feira com agendamento online
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Profecia, trajetória e fé: quem é Dom Orani Tempesta, brasileiro cotado para ser novo papa
Cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani tem ligação com profecia sobre sua futura carreira religiosa

Morre Mauro Motta, produtor de Roberto Carlos e duas vezes vencedor do Grammy
Artista foi peça-chave da Jovem Guarda, da música romântica e da produção musical dos anos 1980

Senado aprova Lei Joca: novas regras tornam transporte aéreo de pets mais seguro
Texto segue para nova análise na Câmara; companhias deverão garantir segurança e estrutura adequada para cães e gatos em voos

Alvaro Dias é reconhecido como anistiado político por atuação durante ditadura militar
Reconhecimento é relativo ao período em que ele exerceu mandato de vereador em Londrina, entre 1969 e 1971

Mauro Vieira defende Brics como força de cooperação e critica bombardeios em Gaza
Chanceler afirmou que bloco deve ser uma 'força para o bem', atuando como uma coalizão de cooperação e não de confronto