Abandono de idosos pode ter penas mais duras; Câmara analisa proposta nesta semana
Propostas em pauta tratam de proteção a idosos e mulheres, além de acordos internacionais e direitos de trabalhadores migrantes

A Câmara dos Deputados está com uma pauta legislativa intensa para esta semana, com sessões previstas para segunda (16), terça (17) e quarta-feira (18). Entre os projetos em análise, destacam-se propostas que visam aumentar as penas para o abandono de idosos, reforçar medidas protetivas para mulheres vítimas de violência e regulamentar o trabalho em feriados.
Aumento das penas para abandono de idosos
O Projeto de Lei 4626/20, de autoria do deputado Hélio Lopes (PL-RJ), propõe alterações no Código Penal e no Estatuto do Idoso para agravar as penas nos casos de abandono de idosos. A proposta visa aumentar a pena de reclusão de 6 meses a 3 anos para 2 a 5 anos, e em casos que resultem em lesão grave ou morte, as penas seriam elevadas para 3 a 7 anos e 8 a 14 anos, respectivamente. Além disso, o projeto exclui a competência dos juizados especiais para esses crimes e impede a concessão de benefícios penais e processuais nesses casos
Aumento das penas para abandono de idosos
O Projeto de Lei 6020/23, da deputada Dra Alessandra Haber (MDB-PA), altera a Lei Maria da Penha para tipificar como descumprimento de medida judicial a aproximação do agressor de áreas delimitadas pelo juiz para proteção da vítima, mesmo com o consentimento expresso da mulher. A proposta visa garantir maior eficácia nas decisões judiciais e proteger as vítimas de violência doméstica .
Regulamentação do trabalho em feriados
O Projeto de Decreto Legislativo 405/23, do deputado Luiz Gastão (PSD-CE), busca sustar portaria do Ministério do Trabalho que regulamenta o trabalho em feriados no comércio. A proposta visa manter em vigor a portaria do ex-presidente Jair Bolsonaro que permitia o trabalho aos feriados, desde que autorizado em convenção coletiva de trabalho e observada a legislação municipal .
Outros projetos em pauta
Além dos projetos mencionados, estão previstas discussões sobre a Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias, e sobre a Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos, que visa promover, proteger e assegurar o reconhecimento e o pleno gozo dos direitos humanos dos idosos .
Meia-entrada para mulheres em jogos de futebol
Um dos projetos que tramitam na Casa e chamam a atenção da população é o que garante meia-entrada para mulheres em estádios de futebol. A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou a mateéria. Para utilizar o benefício, será necessário apresentar um documento oficial de identificação.
A medida consta no substitutivo apresentado pela deputada Helena Lima (MDB-RR) ao Projeto de Lei 168/23, de autoria da deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP). Enquanto o texto original previa a criação de uma nova legislação, o substitutivo altera a Lei 12.933/13, que já prevê meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos.
A legislação vigente também estabelece que o benefício da meia-entrada deve ser limitado a 40% do total de ingressos disponíveis por evento.
Participação feminina nos estádios ainda é baixa
Para a deputada Helena Lima, as arquibancadas ainda não oferecem um ambiente acolhedor para o público feminino. Segundo o estudo Mulheres & Futebol, realizado pelo W.Lab em abril de 2024, embora 94% das mulheres declarem torcer por algum time, apenas um terço acompanha os jogos presencialmente. Os principais fatores apontados para essa baixa presença são a sensação de insegurança (40%) e o alto custo dos ingressos (23%).
“Incentivar a presença feminina nas arenas desportivas por meio da concessão de meia-entrada é uma medida que desnaturaliza a exclusão das mulheres desses espaços”, afirmou a parlamentar.
Próximas etapas da proposta
O texto será agora analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para entrar em vigor como lei, o projeto ainda precisa passar pela aprovação do plenário da Câmara e, em seguida, pelo Senado Federal.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro