Câmara de Salvador aprova projeto que limita reajuste do IPTU e renova programas de incentivos tributários
Com a aprovação, o reajuste do IPTU 2025 fica limitado à variação anual do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
A Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou, na tarde desta quarta-feira (30), três projetos do Executivo. O primeiro é o PL nº 155/2024, que modifica dispositivos da Lei nº 9.613, de 27 de dezembro de 2021. O segundo, PL nº 161/2024, aborda a concessão de créditos tributários e não tributários, permitindo a transformação de dívidas em ativos financeiros negociáveis. O terceiro projeto, PL nº 162/2024, implementa ajustes fiscais e tributários, incluindo a atualização do IPTU pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A sessão foi presidida pelo presidente da Casa, Carlos Muniz (PSDB).
Sobre o IPTU, foi aprovada a limitação do reajuste do IPTU 2025 à variação anual do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Com isso, os soteropolitanos não terão aumento real do imposto pelo décimo primeiro ano consecutivo.
“Aprovações que necessitavam para que a cidade venha a ter algo melhor. Em relação ao IPTU, não foi aprovado o reajuste nenhum, foi aprovado o IPCA que gira em torno de 4%. Uma das coisas que eu sempre conversei, sempre disse à imprensa, que não aceitaria que tivesse aumento de IPTU, e não houve aumento, houve sim o reajuste inflacionário”, explicou Muniz.
Já com relação a aprovação do aumento na alíquota do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) na área de saúde em Salvador, o presidente da Câmara enfatizou ter conseguido convencer o prefeito Bruno Reis (União Brasil), de que o aumento proposto, de 4%, traria “muitos problemas para a cidade”, sobretudo a classe médica e hospitais. Com isso, foi aprovada uma emenda, de que a alíquota sairia de 2% para 3%.
“Nós conseguimos convencê-lo que esse reajuste poderia ser de 2% para 3%, conseguimos aprovar aqui por unanimidade a emenda, e espero que tenhamos feito o melhor para toda a população de Salvador. Nós aqui quando aprovamos um projeto, nós aprovamos com a intenção de melhorar a vida do povo de Salvador, é o que estamos tentando fazer. O ISS veio com uma alíquota que sairia de 2% para 4%, mas aprovamos uma emenda que saiu de 2% para 3% e foi aprovado por unanimidade. Conversamos com o prefeito e ele entendeu e aceitou que nós colocássemos a emenda que fosse aprovada”, ressaltou Muniz.
Entenda as propostas
O PL nº 155/2024 foi aprovado sem emendas, recebendo votos contrários de Sílvio Humberto (PSB) e Marta Rodrigues (PT). Esta proposta modifica a Lei Municipal nº 9.613, que autoriza o Executivo a contratar crédito externo com a Corporação Andina de Fomento (CAF).
O PL nº 161/2024 também foi aprovado sem emendas, com oposição de Marta Rodrigues, Sílvio Humberto, Hélio Ferreira (PCdoB) e Edvaldo Brito (PSD). Este projeto permite a cessão de créditos tributários e não tributários, incluindo aqueles inscritos em dívida ativa, a entidades privadas e fundos de investimento regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O objetivo é melhorar a liquidez financeira e otimizar a gestão orçamentária do município.
Por meio dessa cessão, a administração transforma dívidas em ativos financeiros negociáveis, o que gera recursos imediatos. O projeto estabelece um marco regulatório para a venda de títulos, diversificando as fontes de financiamento e melhorando o fluxo de caixa da Prefeitura. A proposta inclui auditorias e relatórios periódicos para assegurar a transparência.
O PL nº 162/2024 foi aprovado com três emendas e os 11 artigos do projeto foram votados individualmente. Marta Rodrigues e Sílvio Humberto se opuseram aos artigos 7º e 8º. Entre as emendas, destaca-se a redução da alíquota do ISS para serviços de saúde de 4% para 3%, proposta que o vereador Kiki Bispo (União) considera uma “justiça social”. O projeto propõe ajustes fiscais, como a atualização do IPTU com base na variação anual do IPCA, assegurando que o reajuste para 2025 e 2026 não exceda a inflação. “A proposta visa previsibilidade para os contribuintes, alinhando o imposto ao índice de inflação”, afirmou o vereador Paulo Magalhães Júnior (União).
Além disso, o projeto altera o Código Tributário Municipal para endurecer as regras contra devedores contumazes e destina recursos da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) à segurança e monitoramento de logradouros, conforme a Emenda Constitucional nº 132/2023. A proposta também isenta cooperativas de materiais recicláveis da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TRSD), incentivando práticas sustentáveis.
Por fim, o projeto prorroga benefícios fiscais dos programas Procultura e Proturismo até o final de 2025, visando apoiar o setor cultural e turístico afetado pela pandemia. Os vereadores Claudio Tinoco (União), Luiz Carlos (Republicanos), Téo Senna (PSDB) e Débora Santana (PDT) destacaram que os projetos aprovados trazem benefícios e promovem justiça social para a cidade.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Ministério abre consulta pública para Plano Decenal de Energia 2034
STF condena 14 envolvidos em atos do 8 de janeiro a restrições e multas
Últimas Notícias
Vistoria do MPT revela alto risco de incêndio em hospitais de Salvador
Enem: 2º dia de provas acontece neste domingo
Delegado acusado de assédio é indiciado após exoneração de cargo na Bahia
Instituto Pedro Mello finaliza implantação da nova Carteira de Identidade Nacional em 90 postos na Bahia
Agora, capacidade de emissão diária chegou a 4 mil documentos
Osba encerra encontro do G20 em Salvador
Evento gratuito reuniu grandes nomes da música brasileira, como Daniela Mercury e Gaby Amarantos, sob condução do maestro Carlos Prazeres
Final de semana será de nebulosidade em Salvador e interior; confira previsão do tempo
Temperaturas devem variar entre 23ºC e 32ºC na capital baiana
Osid promove cuidado humanitário e saúde gratuita na Bahia há 65 anos
Origem da instituição foi em um galinheiro próximo ao Convento Santo Antônio, com capacidade para 70 pacientes
O inglês no dia-a-dia: complexo de vira-latas?
Presença marcante de palavras em inglês no nosso cotidiano nos faz refletir o porquê tantos termos estrangeiros são adotados
Dia D do Novembro Azul oferece 5 mil vagas para consultas e exames neste sábado
Vagas são para marcação de consultas e exames voltados à saúde masculina
Semob prorroga prazo para vistoria anual de táxis até 6 de dezembro
Atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na sede da Coordenadoria de Transportes Especiais (Cotae), nos Barris
Mãe acusa médica de matar bebê ao perfurar pescoço com unhas de gel
Pais afirmam que bebê teve pescoço perfurado por unha da médica no parto
Advogado Luiz Roberto Conrado é homenageado com Medalha ‘Amigo da Marinha’
Outras personalidades de Salvador, incluindo desembargadores, deputados e empresários, também foram condecorados
Gleisi Hoffmann critica mercado financeiro e defende revisão de subsídios para conter inflação
Presidente do PT questiona pacote de cortes e sugere atuação do BC no câmbio como alternativa para enfrentar inflação e alta do dólar