Câmara aprova Bolsa Família a trabalhador contratado por safra

Proposta é antiga demanda de setores do agronegócio, principalmente ligados à colheita de café


Vixe d-flex me-2
Estadão Conteúdo 25/06/2024 01:30 Política
Câmara aprova Bolsa Família a trabalhador contratado por safra -

A Câmara aprovou, nesta última quarta-feira (19), um projeto de lei que facilita o recebimento de benefício social por trabalhadores contratados por safra. A proposta é uma demanda de setores do agronegócio, principalmente ligados à colheita de café em locais como Espírito Santo e Minas Gerais. A votação foi simbólica e o texto vai agora para análise do Senado. 

O projeto exclui do cálculo da renda mensal familiar, usada como base para o acesso a benefícios sociais como o Bolsa Família, os recursos obtidos por trabalhadores que têm contratos formais por safra. Dessa forma, será possível trabalhar em colheitas e fazer parte de programas sociais ao mesmo tempo. 

O projeto é de autoria do deputado Zé Vitor (PL-MG), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e foi relatado no plenário pelo líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG). A proposta ainda permite a inclusão dos contratos por safra em um campo específico no eSocial, para facilitar a comunicação com a gestão do Bolsa Família.

“De fato, o contrato por safra tem duração que atende aos momentos de maior demanda laboral transitória, sobretudo durante o período de plantio ou colheita e para resguardar a devida formalização e garantir segurança jurídica para o empregador, também para evitar o temor dos/das trabalhadores/as de ficarem excluídos dos benefícios sociais que estejam em gozo e que configuram importante fonte de sustento familiar fora dos períodos de safra, inclusive considerando que os salários pagos nesses contratos são baixos, quase nunca elevam o valor do salário mínimo, é relevante aprovar essa matéria”, argumentou Odair, em seu parecer.

O deputado Gilson Daniel (Podemos-ES) afirmou que muitos dos trabalhadores que saem de Estados como a Bahia para colher café no Espírito Santo e em Minas Gerais não querem registrar o serviço em suas carteiras de trabalho para não perderem os benefícios sociais. “O empregador não consegue registrar a carteira, mas ele precisa da mão de obra desse profissional”, disse. 

“Muitas dessas pessoas trabalham sem registro, e aí o Ministério do Trabalho tem uma atuação forte, o Ministério Público do Trabalho e também a Polícia Federal e vai a essa propriedade e prende o empresário, o produtor rural com um trabalho análogo à escravidão porque não tem o registro”, emendou o parlamentar.

Leia também:

Câmara dos Deputados terá comissão para discutir aborto em agosto, anuncia Lira

Comissão do Senado aprova texto da reforma do ensino médio

Câmara aprova projeto que permite suspender deputados por brigas

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Prestadores de serviço da Coelba protestam em Salvador por pagamentos atrasados -
Cidades 17/02/2025 às 11:36

Prestadores de serviço da Coelba protestam em Salvador por pagamentos atrasados

Em nota, empresa da Neoenergia diz que 'já acionou' terceirizada Dínamo para que 'situação seja esclarecida'


Justiça Federal arquiva inquérito contra Jaques Wagner por suspeita de lavagem de dinheiro -
Política 17/02/2025 às 11:05

Justiça Federal arquiva inquérito contra Jaques Wagner por suspeita de lavagem de dinheiro

Investigações, no entanto, podem ser reabertas caso surjam novos elementos probatórios


Resumo BBB 25 de domingo (16/2): Treta entre brothers marcam madrugada após votação -
BBB 25 17/02/2025 às 10:34

Resumo BBB 25 de domingo (16/2): Treta entre brothers marcam madrugada após votação

Quem você quer que saia da casa mais vigiada do Brasil: Aline, Guilherme ou Mateus? Vote na enquete do Portal M!


Preta Gil viaja aos EUA para novo tratamento contra câncer -
Coluna Ohh! 17/02/2025 às 10:03

Preta Gil viaja aos EUA para novo tratamento contra câncer

Cantora detalha desafios e esperança na próxima fase do tratamento, mas antes quer visitar Salvador


Vitória vence Jequié e confirma classificação às semifinais do Baianão -
Cidades 17/02/2025 às 09:32

Vitória vence Jequié e confirma classificação às semifinais do Baianão

Gols foram marcados por Willian Oliveira e Janderson; confira como foi partida no estádio Barradão, em Salvador


Brown reúne Tribalistas, Caetano e Margareth Menezes em ensaio histórico -
Carnaval 17/02/2025 às 09:01

Brown reúne Tribalistas, Caetano e Margareth Menezes em ensaio histórico

Evento celebrou 40 anos do Axé Music e levou público ao delírio com participações especiais no Candyall Guetho Square, em Salvador


PGR pede que STF condene sete ex-comandantes da PM-DF por omissão nos atos de 8 de Janeiro -
Política 17/02/2025 às 08:30

PGR pede que STF condene sete ex-comandantes da PM-DF por omissão nos atos de 8 de Janeiro

Na data, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes


GACC lança programa de capacitação para diagnóstico precoce do câncer -
Saúde 17/02/2025 às 07:50

GACC lança programa de capacitação para diagnóstico precoce do câncer

Programa 'Capacitando para Transformar'será lançado, nesta terça-feira, às 10h, na sede da instituição em Salvador


MP-BA abre inscrições para estágio em Salvador com bolsas de até R$ 2.200 -
Cidades 17/02/2025 às 07:00

MP-BA abre inscrições para estágio em Salvador com bolsas de até R$ 2.200

Vagas são para Salvador e a seleção ocorre por prova online; Saiba quem pode participar


Enquete BBB 25: Aline, Guilherme e Mateus enfrentam 5º Paredão -
BBB 25 17/02/2025 às 01:09

Enquete BBB 25: Aline, Guilherme e Mateus enfrentam 5º Paredão

Formação ocorreu na noite deste domingo (16) e promete movimentar jogo com fortes reviravoltas; eliminação acontece nesta terça