Camaçari aprova regimento do Gabinete de Gestão Integrada e reforça ações pela segurança pública
Prefeito Luiz Caetano (PT) frisou a necessidade de enfrentar coletivamente a situação da violência nas cidades e destacou a necessidade de integração
William Rocha
O regimento interno do Gabinete de Gestão Integrada do município de Camaçari (GGIM) foi aprovado, por unanimidade, durante reunião realizada na última quinta-feira (6), na Secretaria de Governo (Segov). Este foi o primeiro encontro do colegiado após sua instalação e reuniu representantes de diversos órgãos municipais e entidades ligadas à segurança pública, com o objetivo de fortalecer as ações integradas no município.
A reunião foi conduzida pelo prefeito Luiz Caetano (PT), que destacou a importância da atuação conjunta no enfrentamento à violência. Ele frisou a necessidade de enfrentar coletivamente a situação da violência nas cidades e destacou a necessidade de integração.
“Melhoramos a iluminação na nossa cidade, trouxemos de volta a Cidade do Saber, com o social funcionando, a cultura, o esporte, ou seja, tudo isso junto, com a participação da sociedade, nós haveremos de fazer um bom trabalho, para garantir a segurança para o cidadão camaçariense”, afirmou.
Integração e protagonismo municipal
Durante o encontro, foram definidos os trâmites administrativos para o funcionamento pleno do GGIM, que já conta com o apoio do governo estadual por meio do Programa Bahia pela Paz. O gabinete tem como função articular as forças locais e estaduais, integrando políticas públicas e estratégias de segurança cidadã.
O secretário executivo do GGIM, Gilberto D’Errico, avaliou o momento como um marco para a cidade. Ele também afirmou que a palavra-chave da iniciativa é “integração”, e defendeu a importância do “somatório de conhecimento, de experiência e de sabedoria”.
“Então, o que a gente tem que destacar aqui de importância é que é o momento no qual o município assume o seu protagonismo, com a institucionalização do gabinete”, afirmou.
A promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e coordenadora do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública de Camaçari (Cisp), Aline Cotrim, elogiou o documento pela sua organização e pioneirismo.
“O município tem protagonismo na segurança pública, o Pronasci modificou a lei para trazer esse protagonismo, não temos mais como voltar atrás no sentido de que o município vai ter que enfrentar também dentro de toda complexidade”, pontuou.
Cooperação entre forças de segurança
O subcomandante do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM-BA), major Danilo Freire, destacou a relevância da aproximação entre município, forças de segurança e Estado. “A gente tem certeza, acredita que a segurança pública se faz dessa forma, com a junção de todas as forças do município, do Estado, da União e, principalmente, como o prefeito frisou, participação da sociedade civil. Então é com esse intuito que a gente vem para aqui para contribuir, participar, ser membro e servir melhor a população de Camaçari”.
Opinião semelhante foi manifestada pelo capitão Vitor Souza, subcomandante da 59ª Companhia Independente da PM – Vila de Abrantes, que reforçou a natureza multifatorial da segurança pública. “A importância é fundamental para o município de Camaçari. Segurança pública é um problema e uma discussão que é multifatorial, não é feita só com os órgãos de segurança pública”, observou.
O delegado da 4ª Delegacia de Homicídios (DH/Camaçari), Almir Góes, ressaltou a importância da iniciativa para a redução dos índices de criminalidade. Segundo ele, se trata de um “histórico na cidade”, em que a implantação do gabinete vai “integrar todas as polícias”.
“Foi importante, e acredito que vai dar continuidade ao que já está acontecendo, que é a redução dos índices de criminalidade da cidade, como já foi exposto aqui, em outubro, 71%. Então, com toda a união de esforço, as secretarias, junto com as forças de segurança, nós vamos ter, com certeza, resultados ainda melhores. Porque, como já se diz, a segurança não se resolve só com polícia, são com ações sociais, apoio do governo”, destacou.
Instituído pelos Decretos nº 8.233, de 7 de julho de 2025, e nº 8.256, de 17 de outubro de 2025, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal constitui uma instância colegiada de deliberação e coordenação. Integrante do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), previsto na Lei Federal nº 11.530, de 24 de outubro de 2007, o GGIM tem como finalidade promover a segurança pública e reduzir a violência por meio da articulação entre órgãos e políticas municipais.
O gabinete atua como fórum de discussão, planejamento e execução de ações conjuntas, voltadas à prevenção e enfrentamento da criminalidade. Em Camaçari, sua criação representa um passo institucional importante na consolidação de uma política de segurança pautada na cooperação entre Estado, município e sociedade civil.
Mais Lidas
Política
Flávio Bolsonaro afirma Tarcísio é o principal nome da direita
Últimas Notícias
Novas regras da CNH entram em vigor e reduzem custos para futuros motoristas
Mudanças flexibilizam aulas práticas, ampliam alternativas de formação e tornam o curso teórico totalmente online
Gilberto Gil anuncia show para mobilizar doações e salvar teatro em Salvador
Comunicado foi feito por meio de um vídeo publicado nas redes sociais do artista
Empresário morre em colisão entre moto aquática e barco na Ribeira
Acidente ocorreu à noite, deixou vítima ferida e mobilizou equipes da Marinha e do Samu para atendimento e investigação
Lideranças femininas discutem participação da mulher na política em evento com militantes do PT
Evento foi marcado por uma programação intensa, composta por mesas temáticas, atividades formativas e discussões voltadas ao enfrentamento dos desafios contemporâneos relacionados à igualdade de gênero
Presidente da Colômbia diz que corpos achados no mar podem ser de vítimas de bombardeio dos EUA
Gustavo Petro sugeriu que corpos achados foram resultado de ataques militares dos Estados Unidos
Brasil registra alta em feminicídio após assassinato de farmacêutica
Daniele Guedes foi morta a golpes de faca pelo ex-marido
Flávio Bolsonaro articula apoio de PL, PP e União Brasil em reunião desta segunda-feira em Brasília
Senador tenta consolidar nome para disputar a Presidência em 2026 e busca aval de lideranças partidárias nacionais
MC Cabelinho relata tentativa de assalto no Pelourinho durante visita a Salvador
Cantor mostrou ferimentos no pescoço após abordagem sofrida ao deixar show do Olodum no Centro Histórico
Marisa Monte anuncia novas datas da turnê ‘Phonica’ e confirma apresentação em Salvador
Show com orquestra acontece em março na Casa de Apostas Arena Fonte Nova
10 rooftops imperdíveis em Salvador com pôr do sol de tirar o fôlego e drinques inesquecíveis
De vistas para o mar a coberturas históricas, os rooftops de Salvador se tornaram o ponto de encontro para quem busca experiências completas