Caiado ignora pressão, reafirma pré-candidatura à Presidência e mantém evento em Salvador: ‘Estou determinado’
Aliados do governador afirmam que membros do partido com proximidade ao governo federal defendem que Caiado desista da candidatura
José Cruz/Agência Brasil
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), confirmou, nesta segunda-feira (24), que lançará sua pré-candidatura à Presidência da República em 4 de abril, durante evento em Salvador. O evento ocorrerá no Centro de Convenções da capital baiana, apesar da pressão de setores do União Brasil para que Caiado desista da disputa.
Aliados do governador afirmam que membros do partido com proximidade ao governo federal defendem que Caiado desista da candidatura, e busque uma aproximação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, ele reafirmou sua decisão em nota oficial.
“Sei que minha postura de oposição ao governo do PT incomoda aqueles que estão no poder, mas isso não abala minhas convicções. Estou determinado a apresentar uma plataforma de mudança para o Brasil. O debate político e o contraditório são pilares da democracia, e o país não pode adiar uma discussão séria sobre seu futuro“, declarou.
Diante de notícias infundadas que circulam nas últimas horas, reafirmo que o evento de lançamento da minha pré-candidatura à Presidência da República está confirmado para o dia 4 de abril, em Salvador (BA). Na ocasião, além de oficializar minha pré-candidatura, terei o privilégio…
— Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado) March 24, 2025
Partido teria pressionado
Segundo informações do colunista Igor Gadelha, do portal Metropoles, a cúpula do União Brasil teria tentado convencer Caiado a suspender o lançamento de sua pré-candidatura à Presidência.
A pressão dentro do partido teria aumentado nos últimos dias, com lideranças discutindo o impacto da candidatura de Caiado. Um dos principais motivos seria o avanço das negociações para uma federação entre União Brasil e PP, que poderia alterar os planos políticos da legenda.
Outro fator envolve a desistência do cantor Gusttavo Lima de concorrer à Presidência, frustrando expectativas de que sua popularidade impulsionaria a campanha do governador.
Mesmo diante das pressões, aliados afirmam que Caiado mantém a decisão de realizar o evento. A primeira-dama Gracinha Caiado, inclusive, esteve recentemente em Salvador para organizar a cerimônia, sinalizando que os preparativos seguem em andamento.
Evento em Salvador e homenagens
Durante o evento, Caiado também receberá o título de “Cidadão Baiano” e a Comenda Dois de Julho, uma das maiores honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O reconhecimento ocorre em meio à movimentação do governador para ampliar sua base de apoio no Nordeste.
A cerimônia de lançamento da pré-candidatura inicialmente contaria com a participação do cantor Gusttavo Lima, amigo de longa data de Caiado. “Não é de agora que discutimos política“, afirmou o governador.
Gusttavo Lima descarta candidatura
O nome do sertanejo chegou a ser cogitado para compor a chapa presidencial como vice, mas ele anunciou na semana passada que não pretende ingressar na política.
O governador demonstrou apoio à decisão do cantor. “Independente de ser ou não candidato, o Gusttavo Lima já entrou para a política. É uma pessoa muito querida e se posicionou sobre a necessidade de promover mudança no país, saindo dessa polarização estéril“, declarou Caiado em publicação no X.
Caiado questiona discussão sobre anistia
Na última quinta-feira (20), Caiado afirmou que o debate sobre a anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro tem se prolongado de forma excessiva, comprometendo o avanço de outras pautas nacionais consideradas mais urgentes. Em entrevista à CNN Brasil, Caiado destacou a necessidade do Congresso Nacional resolver o tema de forma definitiva.
Caiado, que é um dos nomes da direita cotados para disputar a Presidência da República em 2026, destacou que o assunto já foi abordado por ele em fevereiro de 2024, quando solicitou que a votação ocorresse com celeridade.
“Nós não aguentamos mais este processo que já vão 2 anos e 3 meses”, declarou o governador sobre a discussão da anistia. “E o Brasil, ao invés de se preocupar com temas relevantes do quadro fiscal, da segurança pública, fica numa pauta que já devia ter sido superada há mais tempo”, complementou.
Durante a entrevista, Caiado evitou declarar posição favorável ou contrária ao projeto, concentrando-se na crítica à prioridade dada ao tema no debate político atual.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Últimas Notícias
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar