Caiado ignora pressão, reafirma pré-candidatura à Presidência e mantém evento em Salvador: ‘Estou determinado’
Aliados do governador afirmam que membros do partido com proximidade ao governo federal defendem que Caiado desista da candidatura

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), confirmou, nesta segunda-feira (24), que lançará sua pré-candidatura à Presidência da República em 4 de abril, durante evento em Salvador. O evento ocorrerá no Centro de Convenções da capital baiana, apesar da pressão de setores do União Brasil para que Caiado desista da disputa.
Aliados do governador afirmam que membros do partido com proximidade ao governo federal defendem que Caiado desista da candidatura, e busque uma aproximação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, ele reafirmou sua decisão em nota oficial.
“Sei que minha postura de oposição ao governo do PT incomoda aqueles que estão no poder, mas isso não abala minhas convicções. Estou determinado a apresentar uma plataforma de mudança para o Brasil. O debate político e o contraditório são pilares da democracia, e o país não pode adiar uma discussão séria sobre seu futuro“, declarou.
Diante de notícias infundadas que circulam nas últimas horas, reafirmo que o evento de lançamento da minha pré-candidatura à Presidência da República está confirmado para o dia 4 de abril, em Salvador (BA). Na ocasião, além de oficializar minha pré-candidatura, terei o privilégio…
— Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado) March 24, 2025
Partido teria pressionado
Segundo informações do colunista Igor Gadelha, do portal Metropoles, a cúpula do União Brasil teria tentado convencer Caiado a suspender o lançamento de sua pré-candidatura à Presidência.
A pressão dentro do partido teria aumentado nos últimos dias, com lideranças discutindo o impacto da candidatura de Caiado. Um dos principais motivos seria o avanço das negociações para uma federação entre União Brasil e PP, que poderia alterar os planos políticos da legenda.
Outro fator envolve a desistência do cantor Gusttavo Lima de concorrer à Presidência, frustrando expectativas de que sua popularidade impulsionaria a campanha do governador.
Mesmo diante das pressões, aliados afirmam que Caiado mantém a decisão de realizar o evento. A primeira-dama Gracinha Caiado, inclusive, esteve recentemente em Salvador para organizar a cerimônia, sinalizando que os preparativos seguem em andamento.
Evento em Salvador e homenagens
Durante o evento, Caiado também receberá o título de “Cidadão Baiano” e a Comenda Dois de Julho, uma das maiores honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O reconhecimento ocorre em meio à movimentação do governador para ampliar sua base de apoio no Nordeste.
A cerimônia de lançamento da pré-candidatura inicialmente contaria com a participação do cantor Gusttavo Lima, amigo de longa data de Caiado. “Não é de agora que discutimos política“, afirmou o governador.
Gusttavo Lima descarta candidatura
O nome do sertanejo chegou a ser cogitado para compor a chapa presidencial como vice, mas ele anunciou na semana passada que não pretende ingressar na política.
O governador demonstrou apoio à decisão do cantor. “Independente de ser ou não candidato, o Gusttavo Lima já entrou para a política. É uma pessoa muito querida e se posicionou sobre a necessidade de promover mudança no país, saindo dessa polarização estéril“, declarou Caiado em publicação no X.
Caiado questiona discussão sobre anistia
Na última quinta-feira (20), Caiado afirmou que o debate sobre a anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro tem se prolongado de forma excessiva, comprometendo o avanço de outras pautas nacionais consideradas mais urgentes. Em entrevista à CNN Brasil, Caiado destacou a necessidade do Congresso Nacional resolver o tema de forma definitiva.
Caiado, que é um dos nomes da direita cotados para disputar a Presidência da República em 2026, destacou que o assunto já foi abordado por ele em fevereiro de 2024, quando solicitou que a votação ocorresse com celeridade.
“Nós não aguentamos mais este processo que já vão 2 anos e 3 meses”, declarou o governador sobre a discussão da anistia. “E o Brasil, ao invés de se preocupar com temas relevantes do quadro fiscal, da segurança pública, fica numa pauta que já devia ter sido superada há mais tempo”, complementou.
Durante a entrevista, Caiado evitou declarar posição favorável ou contrária ao projeto, concentrando-se na crítica à prioridade dada ao tema no debate político atual.
Mais Lidas
Política
Capitão Alden propõe fim da separação de presos por facção em presídios
Últimas Notícias

BBB 25: Diego Hypolito se irrita com dicas dos brothers e conclui Castigo do Monstro após duas horas
Participantes acompanharam tarefa de Diego na montagem de castelo de cartas

Datafolha: Lula lidera em todos os cenários para 2026, mesmo com Bolsonaro na disputa
No cenário com Lula e Bolsonaro, o atual presidente lidera com 36% contra 30% do ex-presidente

Em eleição tensa, Eridan de Bonifácio defende ‘liderança feminina’ em Ruy Barbosa e ressalta importância de ‘novo rumo’ para cidade
Ao Portal M!, vereadora defendeu que sua candidatura representa um novo ciclo político no município

Dr. George Brito rebate pesquisa e diz que possui ‘tendência grande’ de ganhar eleição suplementar em Ruy Barbosa
Ao Portal M!, candidato do PSD destacou que sua candidatura alcançou crescimento significativo nos últimos dias

Morar Melhor: Salvador entrega 105 reformas em Pau da Lima e alcança mil casas reformadas no bairro
Meta da gestão municipal é reformar 60 mil imóveis até o final de 2025

Alckmin critica guerra tarifária e defende diálogo e negociação com Estados Unidos: ‘ninguém ganha’
De acordo com Alckmin, Brasil foi um dos países menos afetados, com reajuste de apenas 10%

Cristo Redentor ‘abraça’ cachorro caramelo em campanha de adoção responsável; assista ao vídeo
Data é voltada à conscientização sobre o abandono de animais no país

Balé Teatro Castro Alves abre inscrições para laboratório de criação voltado a iniciantes
Iniciativa tem como foco a experimentação prática e o intercâmbio entre artistas

Viola Davis no Rio: o que rolou no encontro com Anitta, Regina Casé e outros famosos
Atriz americana está na cidade para lançamento do seu novo filme

Milena Barreto e Bruno Reis falam sobre episódio polêmico: O que realmente aconteceu?
O prefeito de Salvador falou pela primeira vez sobre o incidente em que tomou o microfone das mãos da mestre de cerimônias