Cacá Leão diz que ACM Neto é ‘candidatíssimo’ ao governo em 2026 e questiona frutos da aliança entre Jerônimo e Lula

De acordo com presidente municipal do Progressistas (PP), o povo ‘não está satisfeito’ com a atual gestão estadual


Redação
Redação 14/05/2025 18:24 • Política
Cacá Leão diz que ACM Neto é ‘candidatíssimo’ ao governo em 2026 e questiona frutos da aliança entre Jerônimo e Lula - Instagram / @cacaleao

O secretário de Governo de Salvador e presidente municipal do Progressistas (PP), Cacá Leão, afirmou, nesta quarta-feira (14), que o ex-prefeito ACM Neto, é candidatíssimo” ao governo da Bahia nas eleições de 2026. Durante entrevista ao Boa Tarde Bahia, da TV Band Bahia, Cacá também também demonstrou otimismo em relação à nova disputa e afirmou que o povo “não está satisfeito” com a atual gestão estadual.

“ACM Neto é candidatíssimo a governador da Bahia. Mais de 4 milhões de baianos já votaram nele em 2022 e eu tenho certeza que esse número será muito maior em 2026, porque as pessoas fizeram uma aposta e, pelo que eu tenho ouvido, pelo que eu tenho conversado com as pessoas, o povo da Bahia não está satisfeito com o que está vendo na sua administração”, disse.

Com a declaração de Cacá, cresce o movimento dos aliados pelo lançamento da candidatura de ACM Neto ao governo do Estado. Nesta terça-feira (13), o deputado federal Paulo Azi (União Brasil), afirmou ter “convicção” de que Neto será candidato.

Críticas ao alinhamento entre Jerônimo e Lula

Candidato ao Senado Federal na chapa encabeçada por Neto em 2022, Cacá agora está ligado ao ex-prefeito em função da federação entre União Brasil e Progressistas e fez críticas à condução do governo Jerônimo Rodrigues (PT), e ao alinhamento entre o Estado e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para o dirigente, a estratégia adotada não tem apresentado resultados concretos para a população.

Apostou na verticalização do governo federal junto com o governo estadual… Qual o fruto que a Bahia colheu ao longo desses quase três anos de alinhamento do governo federal e do governo estadual? Qual foi a grande obra que o governo do presidente Lula trouxe para a Bahia, que o governador Jerônimo foi buscar lá em Brasília?”, questionou Cacá.

Críticas à ausência de entregas e obras estruturantes

Entre os exemplos citados por Cacá Leão estão projetos de infraestrutura com cronogramas atrasados ou indefinidos, como a Ponte Salvador-Itaparica, a Ferrovia Oeste-Leste e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio. Conforme o secretário, essas pautas permanecem em debate há mais de uma década sem que tenham sido implementadas com efetividade.

Ele continua debatendo Ponte Salvador-Itaparica desde 2013, Ferrovia Oeste-Leste, VLT do subúrbio se arrastando por aí. O que é que essa parceria trouxe de concreto e de frutos para o nosso Estado?”, declarou.

Além da infraestrutura, Cacá apontou a segurança pública como um dos principais problemas enfrentados pela Bahia. Ele criticou a recusa do governo estadual em aderir a programas federais de segurança, considerando a postura como um entrave para avanços na área.

Segurança pública e frustração com a gestão estadual

O dirigente do Progressistas destacou que a falta de efetividade nas ações do governo estadual gera frustração, especialmente em áreas sensíveis como a segurança, considerada uma das prioridades para a população. “O que é que os baianos estão ganhando? Melhorou a segurança pública?”, questionou.

Cacá reforçou que o governo da Bahia “não tem nem a capacidade de se colocar à disposição de um programa piloto que venha ajudar a resolver o problema da segurança pública do Estado”.

Isso não me deixa feliz, não. Isso me deixa triste, muito triste, porque eu sou baiano acima de qualquer coisa”, completou.

Paulo Azi crava candidatura de ACM Neto em 2026

Nesta terça-feira (13), o deputado federal Paulo Azi (União Brasil) também afirmou que ACM Neto disputará novamente o governo da Bahia em 2026. Segundo o parlamentar, a oposição terá um cenário mais favorável do que em 2022, devido ao desgaste da gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e à insatisfação com o governo federal.

Tenho convicção de que ACM Neto será candidato em 2026. O cenário está diferente, e a população está mais atenta às ações do atual governo estadual. A eleição será uma grande oportunidade para mudar o rumo da Bahia”, declarou Azi em entrevista à Rádio Metrópole.

Azi avalia que a rejeição ao governo estadual deve impactar diretamente na corrida eleitoral, criando oportunidades para a retomada do poder pelo grupo oposicionista. Para o deputado, o momento político tende a favorecer a candidatura de Neto, que perdeu a eleição em 2022. Ele acredita que o eleitorado está mais crítico e atento aos problemas de gestão enfrentados no estado.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior -
Cultura 24/06/2025 às 13:00

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior

Governador celebra São João em São Félix e Cruz das Almas, destaca impacto econômico e investimentos em mais de 300 municípios


Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia -
Internacional 24/06/2025 às 12:10

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia

Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia


Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração -
Cultura 24/06/2025 às 11:20

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração

Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local


Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local -
Cultura 24/06/2025 às 10:30

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local

Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar


Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina -
Cultura 24/06/2025 às 09:40

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina

Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró


Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro -
Política 24/06/2025 às 08:50

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro

Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto


Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié -
Cidades 24/06/2025 às 08:00

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié

Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia


Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação -
Política 24/06/2025 às 07:30

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação

Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula


STF realiza audiência para definir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS -
Política 24/06/2025 às 07:00

STF realiza audiência para definir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS

Proposta do governo inclui devolução administrativa dos valores e crédito extraordinário fora do teto de gastos


Defesa pede liberdade para coronel Marcelo Câmara, preso por suspeita de obstrução em investigação sobre tentativa de golpe -
Política 23/06/2025 às 22:50

Defesa pede liberdade para coronel Marcelo Câmara, preso por suspeita de obstrução em investigação sobre tentativa de golpe

Ex-assessor de Jair Bolsonaro é réu na ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022