Bruno Reis diz que aumento da rejeição de Jerônimo reflete ‘sentimento das ruas’
Reis também negou a possibilidade de ocupar um eventual cargo na federação entre PP e União Brasil

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) repercutiu, na manhã desta terça-feira (25), o levantamento da Paraná Pesquisas, divulgada nesta segunda-feira (24), que apontou um aumento da rejeição do governador Jerônimo Rodrigues (PT). De acordo com o prefeito de Salvador, os dados da pesquisa mostram a insatisfação dos baianos com a gestão petista, que há quase 20 anos governa o estado.
“É o sentimento das ruas. As pesquisas retratam o que a gente tem ouvido nas ruas. Há uma grande insatisfação com os governos do PT, tanto no plano nacional quanto no estadual”, declarou Bruno durante a entrega da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Santana Alves, no bairro da Capelinha de São Caetano.
O prefeito também ressaltou que a insatisfação com os governantes ligados ao Partido dos Trabalhadores não se restringe à Bahia, mas ocorre em todo o país. “Infelizmente, o governo federal tem uma reprovação maior do que a aprovação. E praticamente o governo do estado está empatado, o que mostra a insatisfação da população e o péssimo desempenho que ambos os governantes têm demonstrado, tanto no governo estadual quanto no federal”, criticou.
Pesquisa aponta rejeição de Jerônimo Rodrigues
O levantamento, divulgado na segunda-feira (24), foi realizado pelo instituto Paraná Pesquisas e apontou que 39% dos baianos avaliam negativamente a gestão do governador Jerônimo Rodrigues, enquanto 33,6% dos entrevistados aprovam sua administração. A pesquisa revelou ainda que 48,7% dos entrevistados desaprovam a gestão estadual, enquanto a aprovação ficou em 47,4%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de março, com 1.640 eleitores de 65 municípios baianos. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%.
Governador minimiza
Durante entrevista ao Portal M!, também nesta terça-feira, Jerônimo Rodrigues minimizou os números da pesquisa, afirmando que não analisou os dados detalhadamente. “Não estudei a pesquisa ainda. Ontem à tarde, à noite, foi quando mirei alguns dados. No sábado passado, na sexta passada, tivemos acesso a uma pesquisa nossa, mais aprofundada sobre saúde, educação e segurança pública. Me animou bastante ver a manutenção da aceitação”, disse.
Segundo o governador da Bahia, a queda da aprovação está relacionada à diminuição da popularidade do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “O que eu vejo é que a avaliação do presidente Lula caiu e isso nos afeta diretamente. Estamos muito colados. Se o Lula cai na pesquisa, me puxa para baixo. Se o Lula sobe, me puxa para cima”, declarou.
Federação PP e União Brasil
Durante a coletiva de imprensa, o prefeito de Salvador também comentou sobre a federação entre Progressistas (PP) e União Brasil. Bruno revelou que participou de algumas negociações para a formalização da federação. “Já era um desejo antigo. Ela quase ocorreu nas eleições municipais e agora está bem próxima de ser concretizada. O PP já deu um passo importante, e o União está concluindo todas as conversas para também autorizar o presidente Rueda a iniciar as tratativas para a realização da federação”, disse Bruno.
Ainda segundo Reis, a federação é “muito boa para o União Brasil e muito boa para o PP. Então, é um jogo de soma, onde ambas as partes ganham”. O prefeito destacou que a federação os tornará o maior partido do país. “Isso nos dá força e musculatura para participar de forma decisiva, seja na eleição nacional do ano que vem, como também nas eleições dos diversos estados em que teremos candidatos”, destacou.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de ocupar algum cargo na federação, o prefeito negou, afirmando que seu foco está na administração municipal. “Sou prefeito da cidade, estou na missão de gestor […] minha prioridade é governar ainda mais este ano, fazer entregas e seguir transformando a nossa cidade”, finalizou.
Héber Araújo
Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

BBB 25: Diego, Renata e Vitória disputam permanência em paredão decisivo nesta quinta
Emparedados utilizam Raio-X para refletir sobre jogo e pedir votos ao público

Salvador lidera ranking do IBGE com quase 1 milhão vivendo em ruas sem calçada
Quase metade da população vive em vias sem passeios adequados; capital baiana também tem índice crítico de arborização e infraestrutura viária

Wagner minimiza crise com PSD e volta a defender chapa ‘puro sangue’ com Jerônimo e Rui em 2026
Petista descarta rompimento com aliados e afirma que decisão sobre composição será tomada com diálogo

Agenda cultural: Barulhinho Bom, Julio Caldas, Renata Bastos, Zelito Miranda, CineSom e mais; confira no Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

Junior Marabá concede reajuste de 7% para servidores de Luís Eduardo Magalhães
Prefeito distribui 5 toneladas de peixe e 3,5 mil ovos na Páscoa solidária

RG animal gratuito já está disponível: veja como cadastrar seu pet e garantir castração e microchip
Governo lança programa inédito para promover bem-estar animal e combater abandono com base de dados unificada

Fim do jejum! Vitória vence primeira na série A com golaço e defesa ainda preocupante
Rubro-Negro conquista primeiro triunfo após sete jogos em noite marcada por falhas defensivas e acerto nas bolas paradas

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados