Bruno Reis apresenta Plano Municipal de Segurança Pública para Ronaldo Caiado e defende ações integradas contra o crime

Na ocasião, foram apresentadas as diretrizes do plano, além de ter sido uma oportunidade para troca de experiências sobre políticas de segurança pública


Iago Bacelar
Iago Bacelar 14/01/2026 20:59 • Política
Bruno Reis apresenta Plano Municipal de Segurança Pública para Ronaldo Caiado e defende ações integradas contra o crime - Valter Pontes / Secom PMS
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) apresentou, nesta quarta-feira (14), o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Salvador ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), durante encontro realizado na capital baiana. O evento, que contou com a presença de secretários municipais e outras autoridades, foram apresentadas as diretrizes do plano, também foi uma oportunidade para troca de experiências sobre políticas de segurança pública.

Lançado em novembro de 2025, o Plano Municipal de Segurança Pública aguarda apreciação da Câmara Municipal de Salvador (CMS). O documento reúne 11 objetivos estratégicos, 241 ações e 46 metas, tendo sido elaborado por 16 profissionais, entre especialistas em segurança pública, com participação direta de secretarias municipais. A iniciativa busca estruturar ações integradas mesmo com a segurança sendo uma atribuição constitucional dos estados.

“A ideia deste encontro é apresentar um pouco do que estamos fazendo, o que está previsto no plano, e ouvir também o governador Caiado, que vai compartilhar o case de sucesso de Goiás e trazer contribuições e sugestões. O Plano Municipal de Segurança já foi enviado à Câmara Municipal e está sob a responsabilidade dos vereadores, que também poderão debater, contribuir e aprovar. Ainda há tempo de incorporar mudanças, seja por sugestão do Executivo ou do Legislativo”, explicou o prefeito.

Bruno Reis destaca ações municipais e defende integração contra o crime

Durante a apresentação, o prefeito Bruno Reis ressaltou que, apesar de a segurança pública ser responsabilidade dos estados, a gestão municipal tem adotado políticas integradas para enfrentar a criminalidade. Entre as ações citadas estão as rondas especiais da Guarda Municipal, com foco na proteção à mulher, apoio às escolas e segurança de usuários do transporte público.

O prefeito também destacou investimentos em iluminação especial, rondas em pontos de ônibus e ocupação de áreas estratégicas da cidade, medidas que, segundo ele, têm contribuído para a redução de furtos e roubos. Um dos exemplos mencionados foi a atuação no Centro Histórico de Salvador, onde houve reforço da presença da Guarda Municipal e de outros serviços públicos.

“Nos últimos anos, especialmente aqui no Centro Histórico e nesta região da cidade, praticamente assumimos a questão da segurança. Dobramos a operação da Guarda Municipal e de todos os demais serviços públicos, ocupando os espaços, o que reduziu de forma drástica os índices de ocorrências no Centro Histórico. Esse projeto do Centro nós vamos levar para outras áreas importantes da cidade, tanto para quem mora quanto para o turismo, como a Barra, o Rio Vermelho e Itapuã. Esses projetos já estão sendo preparados e estão em fase de implementação”, completou o gestor municipal.

Caiado elogia iniciativa e defende atuação do governador

Na ocasião, o governador Ronaldo Caiado elogiou a iniciativa da prefeitura em estruturar um plano municipal e se colocou à disposição para contribuir com o debate. Ele reforçou, no entanto, que a Constituição Federal atribui aos estados a responsabilidade principal pela segurança pública.

“Essa função é do governador. Você não tem como cobrar essa atitude do prefeito. O prefeito não tem as ferramentas necessárias para implantar, sozinho, um processo de segurança pública no seu município. A Constituição Federal determina que os governadores elaborem as diretrizes gerais e, a partir daí, com as polícias que têm — Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Polícia Técnico-Científica —, possam desenvolver seus planos de gestão”, disse.

Integração ao Sistema Único de Segurança Pública

O diretor-geral da Guarda Civil Municipal de Salvador, Humberto Sturaro, explicou que o Plano Municipal de Segurança Pública é parte de uma estratégia para inserir Salvador de forma efetiva no Sistema Único de Segurança Pública (Susp), o que possibilita o acesso a recursos federais e a políticas nacionais voltadas para o setor.

“Para ter acesso aos recursos e às políticas federais, é necessário cumprir critérios de credenciamento e metas. E uma dessas metas é justamente a existência de um Plano Municipal de Segurança. Dentro dessa política do município, além do Plano Municipal de Segurança, foi criado também um observatório e fundos específicos, para que a gente pudesse ter uma gestão única, uma visão integrada da segurança pública a partir da secretaria”, afirmou.

Diagnóstico, dados e monitoramento contínuo

A diretora da GPública Consultoria e Treinamento, Liliane Souza, empresa responsável pela elaboração do plano, apresentou dados de uma pesquisa de percepção realizada durante a construção das diretrizes. Segundo o levantamento, 73% dos moradores de Salvador estão insatisfeitos com a segurança pública, 68% já presenciaram algum tipo de violência e 64% afirmaram ter sido vítimas de roubo ou furto.

De acordo com Liliane, o documento se destaca por ser o primeiro plano do país com monitoramento contínuo, o que permite avaliar permanentemente os resultados das ações e realizar ajustes quando necessário. Entre as inovações está a criação do Observatório Municipal de Segurança Pública, que reunirá e analisará dados sobre criminalidade, políticas sociais e ações urbanas.

“A segurança pública hoje é um dos temas dominantes no nosso país, diante da realidade que todos nós vivemos. E acredito que o prefeito, na sua gestão, e todos os que vierem depois, poderão dar sua contribuição para que a gente viva em uma cidade mais segura e mais humana”, finalizou.

Iago Bacelar

Iago Bacelar

Formado em Jornalismo pela UniFTC, com cerca de 2 anos de experiência em veículos online e 1 ano em assessoria de imprensa. Apaixonado por cultura, entretenimento e iniciando na política.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Bruno Reis apresenta Plano Municipal de Segurança Pública para Ronaldo Caiado e defende ações integradas contra o crime -
Política 14/01/2026 às 20:59

Bruno Reis apresenta Plano Municipal de Segurança Pública para Ronaldo Caiado e defende ações integradas contra o crime

Na ocasião, foram apresentadas as diretrizes do plano, além de ter sido uma oportunidade para troca de experiências sobre políticas de segurança pública


Estado e Prefeitura de Salvador montam operação integrada para garantir segurança e serviços na Lavagem do Bonfim -
Cidades 14/01/2026 às 20:29

Estado e Prefeitura de Salvador montam operação integrada para garantir segurança e serviços na Lavagem do Bonfim

Estrutura envolve segurança, saúde, limpeza, mobilidade, direitos humanos e cultura


Henri Castelli tem nova convulsão após retornar ao BBB 26 e fica em observação -
BBB 26 14/01/2026 às 20:03

Henri Castelli tem nova convulsão após retornar ao BBB 26 e fica em observação

Ator passou mal durante a Prova do Líder, foi atendido, levado ao hospital e segue sob observação médica após novo episódio no confinamento


EUA suspendem emissão de vistos de imigrante para 75 países, incluindo o Brasil -
Internacional 14/01/2026 às 19:32

EUA suspendem emissão de vistos de imigrante para 75 países, incluindo o Brasil

Medida anunciada pelo Departamento de Estado levanta questionamentos sobre impacto em viagens e imigração


CBF divulga tabela do Brasileirão 2026: Bahia estreia contra Corinthians, enquanto Vitória abre competição diante do Remo -
Esporte 14/01/2026 às 19:00

CBF divulga tabela do Brasileirão 2026: Bahia estreia contra Corinthians, enquanto Vitória abre competição diante do Remo

Série A começa no próximo dia 28, com calendário até dezembro e estreia dos clubes baianos em confrontos importantes logo nas primeiras rodadas


Defesa de Bolsonaro cita queda em cela e pede prisão domiciliar humanitária ao STF -
Política 14/01/2026 às 18:32

Defesa de Bolsonaro cita queda em cela e pede prisão domiciliar humanitária ao STF

Segundo os advogados, o incidente representa um agravamento concreto do quadro clínico do ex-presidente


Sílvio Costa Filho anuncia saída do Ministério dos Portos e Aeroportos para disputar vaga no Senado -
Política 14/01/2026 às 18:02

Sílvio Costa Filho anuncia saída do Ministério dos Portos e Aeroportos para disputar vaga no Senado

Ministro do Republicanos de Pernambuco deve deixar o cargo até abril e apresentou balanço do setor em 2025


Rede D’Or fortalece presença na Bahia com cinco hospitais e investe mais de R$1 bi no Aliança Star -
Saúde 14/01/2026 às 17:32

Rede D’Or fortalece presença na Bahia com cinco hospitais e investe mais de R$1 bi no Aliança Star

Ao Portal M!, Hélio Braga destaca avanço de novos hospitais e diz que objetivo da rede é oferecer 'atendimento diferenciado' e 'customizado'


Lavagem do Bonfim 2026: confira guia completo de festas e eventos privados em Salvador -
Cultura 14/01/2026 às 17:00

Lavagem do Bonfim 2026: confira guia completo de festas e eventos privados em Salvador

De Timbalada e Nattan na Bahia Marina à remada esportiva na Praia da Preguiça; veja horários, preços e atrações para próxima quinta-feira (15)


Passarela para ambulantes no circuito Barra-Ondina entra na fase final de montagem -
Carnaval 2026 14/01/2026 às 16:31

Passarela para ambulantes no circuito Barra-Ondina entra na fase final de montagem

Semop realizou vistoria na estrutura na última terça-feira (13); equipamento está instalado entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo e deve ser usado já no pré-Carnaval