Bruno reage a críticas e desafia Jerônimo a mostrar entregas reais em Salvador: ‘só espuma’ e ‘promessas’
Prefeito também insinuou que governador não tem autonomia, sendo influenciado por ex-governadores nas mudanças do seu secretariado.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), rebateu, na manhã desta quinta-feira (27), as críticas feitas pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), que acusou, sem citar nomes, a gestão municipal de priorizar “festas e intervenções estéticas”, mas não realizar “ações estruturais”. Ele classificou as declarações do petista como “engodo” e desafiou o petista a apresentar realizações concretas na capital.
“O povo já respondeu ao governador quando impôs ao candidato dele [vice-governador Geraldo Jr] uma derrota fragorosa. Quem é dessa cidade sabe quem fez as obras em Salvador. Vamos ver o que é que eles têm para inaugurar no aniversário da cidade. Só promessas”, bradou Reis ao Portal M!, durante sua participação no 2º Encontro de Mulheres Líderes da Prefeitura de Salvador.
“Depois de 3 anos de governo, são apenas autorizações para licitação, projetos e início de obras. O que vão entregar concretamente? Só espuma”, ironizou o prefeito.
Em evento no Pelourinho, na última quarta-feira (26), o governador declarou que a administração municipal só “faz festa, cria fachada e pinta meio-fio” e “quem ama Salvador faz creche para as crianças, faz maternidade municipal”. “É muito diferente entre um projeto que faz festa, que cria fachada, que pinta meio-fio, mas não faz as coisas que precisam ter”, disse o petista ao Portal M!.
Polarização entre prefeitura e governo
Bruno Reis também criticou a estratégia do governo estadual de estimular um embate político entre os poderes municipal e estadual, sem considerar outros atores do cenário político baiano. Para ele, Jerônimo deveria focar na gestão e não em confrontos.
“Equivocada, né? Porque acho que o governador devia estar preocupado em trabalhar, fazer entregas. Ele vem ainda surfando em obras que vieram do governo anterior. Quero que vocês me digam qual foi a obra iniciada no governo Jerônimo e concluída, não tem. O aniversário da cidade [será] no sábado (29) e, praticamente, eles não têm nenhuma obra para entregar em Salvador, até a eleição”, criticou ao Portal M!.
Segundo o prefeito, “falta comando” e um exemplo disso seria a demora na conclusão de obras estaduais em Salvador, citando a nova rodoviária da cidade. “Porque as que estão aí em andamento, por falta de gestão, por falta de governo, e o grande exemplo é a rodoviária. Vocês estão vendo aí uma obra que era para dezembro de 2023, é possível que chegue dezembro de 2025 e não seja entregue. Por que isso? Falta governo, falta comando. Ali falta governo em muitas coisas”, declarou.
Além disso, Bruno Reis insinuou que o governador não tem autonomia plena sobre sua própria gestão, sendo influenciado por ex-governadores nas mudanças do seu secretariado. “Um governador que não consegue nomear um secretario de comunicação porque os ex-governadores é que mandam no governo e não permitem. Então, vocês estão vendo o resultado. O que eu acho que o governador precisa é deixar de fazer política, de fazer críticas porque não tem o que apresentar”, alfinetou.
Ao falar sobre as 37 obras municipais, programadas para serem entregues em março e abril, pelo aniversário de Salvador, o prefeito mandou um recado a Jerônimo Rodrigues.
“Governador, vá governar. Sente na cadeira. Toma as decisões, vá acompanhar os projetos, os programas, senão vai passar a eleição e você perdeu o bonde da história”, disse Bruno Reis ao Portal M!.
Evento destaca liderança feminina na gestão municipal
O prefeito participou, nesta manhã, do 2º Encontro de Mulheres Líderes da Prefeitura de Salvador, no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CEC-BA), no bairro Costa Azul. O evento, que busca fortalecer a presença feminina em cargos de liderança na gestão municipal, contou com uma palestra da ex-jogadora de basquete e ícone do esporte brasileiro, Hortência Marcari.
“O bom desempenho de uma gestão vem do envolvimento e do engajamento de todos. Tudo é time, tudo é equipe. Quanto mais capacitada é sua equipe, melhores são os resultados. Esse trabalho de formação de lideranças é permanente na nossa gestão e tem um destaque especial para as mulheres”, afirmou Bruno Reis.
O evento falou sobre os exemplos de mulheres que ascenderam dentro da administração municipal, ocupando cargos de destaque graças à sua competência e dedicação. “Vocês viram aqui a gerente da área de pessoal da secretaria, assim como a ex-diretora que foi para a Secretaria de Saúde. Elas cresceram internamente na gestão, são servidoras públicas que se destacaram e foram recebendo mais oportunidades”, exemplificou ao Portal M!.
Para o prefeito, a valorização das funcionárias municipais é um compromisso da prefeitura e que o evento é um passo importante para ampliar a presença feminina em cargos de liderança. “Não tenho dúvidas de que essas mulheres ocuparão ainda mais espaço no futuro, pela capacidade e competência. Isso é fruto desse trabalho de formação, integração da equipe e valorização de quem se destaca”, concluiu.
Mais Lidas
Política
Governo entrega 260 moradias do Minha Casa Minha Vida em Salvador
Bolsonaro relaciona carta de Trump a valores e defende anistia
INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Últimas Notícias

Chelsea goleia PSG e conquista o primeiro Mundial de Clubes da Fifa

Alerta de chuva atinge 91 cidades da Bahia e segue até segunda-feira

Morre cantora Sol, rival de Gretchen nos anos 1980, aos 59 anos em São Paulo
Artista fez sucesso nos anos 80 e viveu no Japão por 20 anos

Donald Trump é vaiado antes da final do Mundial de Clubes nos Estados Unidos
Trump assistiu ao jogo ao lado da esposa Melania e do presidente da Fifa, Gianni Infantino. A presença do ex-presidente exigiu esquema especial de segurança no estádio

Governo entrega 260 moradias do Minha Casa Minha Vida em Salvador
Entrega no Residencial Vitória da União marca retomada de obras paralisadas desde 2017 e reforça parceria entre governos federal e estadual

Bolsonaro relaciona carta de Trump a valores e defende anistia
Ex-presidente vinculou tarifa de 50% aplicada por Trump a valores ideológicos e liberdade

Tecnologia no coração: 7 formas como wearable e IA estão mudando o tratamento de doenças cardíacas
Cardiologista aponta os impactos da tecnologia na detecção precoce de arritmias, adesão ao tratamento e atenção contínua ao paciente

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé
Preta Gil chegou a Washington, nos Estados Unidos, no mês de maio, para dar continuidade ao seu tratamento contra o câncer de intestino

Brasil atropela o Japão, vence a oitava seguida e garante 2º lugar geral na Liga das Nações de Vôlei
Brasil encerrou fase classificatória com 29 pontos, desempenho que lhe assegura uma posição de destaque entre as melhores seleções do torneio

Ministério da Saúde anuncia que Brasil vai retomar produção nacional de insulina após duas décadas
Entrega do primeiro lote foi feita em Minas Gerais e marca o início da produção nacional com tecnologia indiana

Vitória sofre gol no fim, amarga sétima partida sem vencer e entra no Z-4 do Brasileirão
Único gol da partida foi marcado pelo jogador do Internacional, Bruno Tabata, nos minutos finais

Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados
Após a manifestação da PGR, será aberto prazo para que os oito réus apresentem suas alegações