Bolsonaro lidera novo ato em Copacabana para pressionar Congresso e STF sobre anistia
Manifestação contará com apoio de aliados políticos e religiosos para contestar penas dos envolvidos no 8 de janeiro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participa, neste domingo (16), de um ato para pressionar o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) a anular as penas dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Entre os presentes na manifestação estão nomes como o do líder do PL, Valdemar Costa Neto, além do deputado e do governador do Rio de Janeiro, Nikolas Ferreira (MG) e Cláudio Castro, respectivamente – ambos correligionários do liberal.
O ato deste domingo é a primeira manifestação que o ex-presidente Bolsonaro participa desde que foi denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR) por tramar um golpe de Estado para se manter no poder.
Ato em Copacabana
A concentração da manifestação acontece próxima à praia de Copacabana, entre a Avenida Atlântica e a Rua Bolívar, onde dois trios elétricos estão posicionados. O ato está sendo financiado pelo pastor e aliado de Bolsonaro, Silas Malafaia – esta é a 3ª manifestação com Bolsonaro custeada pelo líder religioso. Malafaia já havia apadrinhado os atos de 25 de fevereiro e de 7 de setembro de 2024, na Avenida Paulista, em São Paulo.
Malafaia segue um esquema similar ao que já foi utilizado em outras manifestações, com a contratação de dois trios elétricos, com capacidade aproximada para comportar 100 pessoas cada. Um desses trios será considerado o ‘palco principal’ do evento, concentrando os principais nomes políticos que participarão do ato. Além deles, familiares de Cleriston Pereira da Cunha, o “Clezão”, um dos envolvidos no ato de 8/1 e que morreu ainda preso, também participarão do evento.
O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais do líder religioso, que contratou uma equipe especializada para a cobertura, contando com cinco câmeras e drones. A segurança do evento será realizada pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), mas a corporação não informou quantos agentes foram designados para fazer a segurança do ato. No ano passado, em evento semelhante, foram mais de 1.000 agentes.
Congressistas confirmados
Além de Nikolas Ferreira, também participarão o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), filhos do ex-presidente. Apenas Eduardo participará de forma virtual, já que o político está nos Estados Unidos. Está previsto que o deputado federal por São Paulo faça um discurso em uma transmissão ao vivo.
A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, acabou cancelando sua participação por ordens médicas, visto que passou por uma cirurgia que a impede de subir escadas ou estar em multidões. Michelle será substituída pela vice-presidente do PL Mulher, Priscila Costa, que também discursará no evento.
São esperadas cerca de 100 figuras políticas no ato, sendo a grande maioria filiados ao PL. Entretanto, nomes como o de Tarcísio Freitas (Republicanos), governador de São Paulo; Mauro Mendes (União Brasil), governador do Mato Grosso; o ex-candidato à presidência do Brasil, Padre Kelmon; assim como os baianos João Roma (pré-candidato a governador da Bahia pelo PL) e o deputado federal Capitão Alden (PL), também estarão presentes.
Atos anteriores
O ato é o quarto idealizado por Jair Bolsonaro, com o objetivo de pressionar o Congresso Nacional e o STF a anular as condenações contra os presos por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A primeira manifestação deste tipo aconteceu em 25 de fevereiro de 2024, na Avenida Paulista, em São Paulo, e reuniu de 300 mil a 350 mil pessoas.
O último ato, antes do de domingo, foi realizado em 7 de setembro, no mesmo local, reunindo cerca de 58.000 pessoas. Além de pedir a anistia, a manifestação também reivindicou o impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Mais Lidas
Política
Brasil desafia Trump e aposta nos Brics para enfrentar crise global
Últimas Notícias

Brasil desafia Trump e aposta nos Brics para enfrentar crise global

Anvisa expõe falhas em 40 marcas de creatina; veja quais estão irregulares

Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000
Brasileiros superam adversários e avançam na competição espanhola disputada no saibro

Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano
Cerimônia em Roma mobiliza alta cúpula política global e tem presença confirmada de Lula e chefes dos Três Poderes

Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista
Encontro também terá como pauta, as demandas, ações e investimentos nos municípios comandados por gestores pedetistas

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio
Candidatos que faltaram ao Enem 2024 devem justificar ausência e apresentar documentação para garantir isenção da taxa de 2025

ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’
Ex-prefeito de Salvador cobrou imparcialidade na relação entre governo estadual e prefeituras

Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma
Primeiro papa latino-americano será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, rompendo tradição de 300 anos

‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão
Relator Alexandre de Moraes foi acompanhado por Dino e Cármen Lúcia; pena inclui associação criminosa e golpe de Estado

Aneel aciona bandeira amarela em maio e energia terá custo extra de R$ 1,88 a cada 100 kwh
Justificativa da agência reguladora está na redução das chuvas e transição para o período seco, que compromete geração de energia por fontes hídricas

São João de São Gonçalo dos Campos terá Tarcísio do Acordeon, Iguinho e Lulinha, Tierry e mais; confira
Festejos juninos prometem movimentar economia local e atrair milhares de visitantes com shows, quadrilhas e programação cultural diversificada

Papa Francisco tem caixão fechado e cerimônia de velório encerrada no Vaticano
Funeral será realizado neste sábado com presença de autoridades e fiéis de diversos países