Bolsonaro é diagnosticado com pneumonia viral após mal-estar em agenda política
Ex-presidente passou por exames no DF Star após relatar vômitos e soluços; médicos suspeitam de infecção viral no pulmão

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou, na manhã deste sábado (21), por uma bateria de exames que apontaram um provável quadro de pneumonia viral, segundo afirmou o médico Claudio Birolini, que acompanha o caso. Bolsonaro passou por uma bateria de exames no hospital DF Star, após se sentir mal durante uma agenda política, que realizou em Goiás, na última sexta-feira (20).
Segundo o médico, que também foi responsável por fazer a cirurgia do ex-presidente há cerca de dois meses, Bolsonaro deveria ter passado por exames de rotina, que avaliariam a saúde e a evolução do pós-cirúrgico na parede abdominal. Entretanto, os exames estavam marcados para a data em que ele depôs no Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da trama golpista, onde é réu, e, por isso, os exames foram remarcados.
Com o novo quadro de saúde do político, a equipe médica resolveu antecipar os exames para saber como tratar o novo quadro.
Bolsonaro fala sobre o mal-estar
O ex-presidente precisou ficar internado durante o processo de realização dos exames. Na sexta-feira, Bolsonaro já havia afirmado que chegou a vomitar dez vezes por dia, além de ter uma crise de soluços. Ainda neste sábado, após o resultado dos exames, ele foi liberado para ir para casa e, na saída do hospital, falou com a imprensa, afirmando estar meio tonto, mas bem.
“É uma coisa rara, ninguém consegue diagnosticar. Anos atrás eu já tive esse mesmo problema. É uma crise que dura, às vezes, uma semana de soluço, 24 horas por dia”, declarou.
Ainda na conversa com os jornalistas, o ex-presidente afirmou que todos os sintomas são resultados da facada que tomou durante a campanha de 2018. Ele disse ainda que, por causa da idade, os sintomas acabam sendo mais fortes e desgastantes para o corpo, lembrando ainda que já fez cerca de sete cirurgias. Bolsonaro, que tem 70 anos, deixou o hospital com um aparelho para medir a pressão nas próximas 24h, além da recomendação médica de comer mais devagar, para evitar soluços.
Relatos de mal-estar
Desde a quinta-feira (19), o ex-presidente já vinha relatando o mal-estar. Em Goiânia, durante um evento, ele precisou interromper o discurso para arrotar. “Desculpe aqui porque eu estou muito mal. Eu vomito 10 vezes por dia, talvez”, disse.
O filho do ex-presidente, o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), atribuiu o mal-estar não só às cirurgias, mas ao uso contínuo de medicamentos. “Para controlar dores agudas, foi necessária a administração de medicamentos opioides — alguns com efeitos comparáveis aos da heroína médica, como o fentanil ou similares, geralmente restritos a ambientes hospitalares de alta complexidade”, escreveu em seu perfil no X (antigo twitter).
Bolsonaro dá indícios de chapa para 2026
Inelegível até 2030 e enfrentando riscos de prisão no processo da trama golpista, Jair Bolsonaro (PL) já articula nos bastidores a formação de uma chapa para as eleições presidenciais de 2026. Segundo apuração do jornal O Estado de S. Paulo, o ex-presidente quer lançar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como cabeça de chapa, desde que sua esposa, Michelle Bolsonaro, seja a candidata a vice-presidente, representando o PL.
Apesar de manifestar interesse na reeleição ao governo paulista, Tarcísio estaria disposto a abrir mão do cargo e aceitar o desafio presidencial, caso o acordo com Bolsonaro avance. A movimentação nos bastidores revela a tentativa do ex-presidente de manter influência no cenário político nacional, mesmo impedido de concorrer. A entrada de Michelle na composição também reforça a estratégia de manter a família Bolsonaro no centro da disputa eleitoral.
Mais Lidas
Política
INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Últimas Notícias

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé

Vitória sofre gol no fim, amarga sétima partida sem vencer e entra no Z-4 do Brasileirão
Único gol da partida foi marcado pelo jogador do Internacional, Bruno Tabata, nos minutos finais

Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados
Após a manifestação da PGR, será aberto prazo para que os oito réus apresentem suas alegações

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão
Equipe baiana chegou aos 24 pontos, assumiu a terceira colocação e igualou a pontuação do vice-líder Cruzeiro

Celsinho Cotrim se defende após Jéssica Senra revelar ter sofrido assédio de ex-candidato: ‘Respeito as mulheres’
Sem citar nomes, jornalista contou que foi abordada de forma inapropriada por um ex-candidato à Prefeitura de Salvador quando se preparava para uma entrevista

Grok, IA de Elon Musk, causa polêmica ao elogiar Hitler e empresa admite falha em atualização
Startup de Elon Musk culpa instruções da equipe por respostas antissemitas e discurso de ódio gerado pelo Grok

Eduardo Bolsonaro dispara contra Moraes e cita possível punição a esposa do ministro
Deputado licenciado nos EUA ataca ministro do STF e sugere aplicação da lei Magnitsky contra autoridades brasileiras

PT aciona STF contra Tarcísio por suposta tentativa de ajudar Bolsonaro a deixar o Brasil
A viagem, segundo a denúncia, seria uma forma de interferir no processo em curso contra Bolsonaro

Chelsea e PSG fazem final inédita do Mundial dos Clubes com R$ 223 milhões em jogo e craques em campo
Clubes se enfrentam, neste domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos EUA

INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Adesão ao acordo tem início nesta sexta (11) e pode ser feita pelo app Meu INSS ou nos Correios; quase 2 milhões de beneficiários têm direito

Índice de confiança da indústria brasileira desaba e atinge pior nível desde a pandemia, aponta CNI
Levantamento registrou 47,3 pontos em julho, uma queda de 1,3 ponto em relação aos 48,6 pontos de junho. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança