Bolsonaro diz que Trump vai anistiar invasores do Capitólio: ‘É uma mensagem para o Brasil’
Ex-presidente afirmou que a tentativa de golpe de 8 de janeiro não foi planejada pela direita, mas pela esquerda

Proibido de deixar o Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), participou nesta quarta-feira (4) da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) em Buenos Aires, na Argentina, por meio de um vídeo gravado. O evento, voltado à direita política, ocorre na versão argentina após a edição realizada no Brasil em julho deste ano.
Indiciado pela Polícia Federal (PF) por tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente se declarou inocente e criticou as acusações contra ele. Durante o vídeo, Bolsonaro comentou sobre o processo que o envolve, questionando se o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), permitirá sua viagem para a posse de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos.
Ele também mencionou uma possível anistia concedida por Trump aos participantes da invasão ao Capitólio, em 2021, utilizando isso como um paralelo às invasões golpistas de 8 de janeiro no Brasil.
Bolsonaro afirmou que a tentativa de golpe de janeiro não foi planejada pela direita, mas pela esquerda, reforçando sua versão dos eventos. “Há poucos dias, Trump criticou a anistia do filho de (Joe) Biden. Já se sabe que nos primeiros dias ele vai conceder anistia a todos os que participaram da tentativa de tomar o Capitólio, e isso é uma mensagem para o Brasil”, disse o ex-presidente.
Bolsonaro agradece por “apoio” aos foragidos da Justiça brasileira
O ex-presidente também agradeceu ao presidente argentino, Javier Milei, por oferecer apoio aos fugitivos brasileiros envolvidos no ataque às sedes dos Poderes em Brasília. Bolsonaro se referiu a esses indivíduos como “refugiados”, uma narrativa que segue alimentando. No evento, ele continuou a se posicionar como alvo de perseguição política, especialmente por parte do ministro Alexandre de Moraes, que, segundo ele, estaria impedindo sua viagem para os Estados Unidos, retendo seu passaporte.
Em relação ao indiciamento por conspiração golpista, Bolsonaro responsabilizou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ele descreveu como “amigo de terroristas e ditadores de todo o mundo”. A acusação foi feita enquanto o ex-presidente se defendia de envolvimento no planejamento do golpe que teria ocorrido após as eleições de 2022.
Na conferência, o filho de Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), também estava presente. Ele foi acompanhado pela deputada argentina Maria Celeste Ponce, com quem visitou dois fugitivos brasileiros que haviam sido condenados pelos ataques de 2023 em Brasília. Os fugitivos, capturados pela polícia argentina em La Plata, aguardam extradição para o Brasil.
Participação de lideranças conservadoras
O evento contou ainda com a presença de Lara Trump, apresentadora de TV e nora do presidente americano eleito. A conferência, inspirada no formato americano da CPAC, reúne líderes conservadores e encerrará com uma palestra do presidente argentino, Javier Milei.
No Brasil, a edição mais recente do CPAC foi realizada em julho de 2024, em Balneário Camboriú (SC), e teve Milei como um dos convidados.
Confira o discurso de Bolsonaro na íntegra:
Mais Lidas
Política
Sem Bolsonaro, Alden aposta em Michelle como nome forte contra Lula em 2026
Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado
Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas
Bolsonaro articula com senadores para impedir indicação de Lula ao STM
Últimas Notícias

Sem Bolsonaro, Alden aposta em Michelle como nome forte contra Lula em 2026

Hupes-UFBA promove semana de conscientização sobre higiene do sono

Bruno Reis entrega escola reformada e amplia vagas em São Caetano
Escola Municipal Cônego Emílio Lobo, agora climatizada e com novas salas de aula, atenderá 460 estudantes do Ensino Fundamental

Caixa libera abono salarial para nascidos em fevereiro
Cerca de 1,7 milhão de profissionais com carteira assinada, que recebem até dois salários mínimos, podem sacar benefício referente PIS/Pasep

Mercado financeiro revisa previsões de crescimento e inflação para 2025
Expectativas do PIB e inflação são ajustadas para baixo, e nova expectativa é que dólar encerre 2025 cotada a R$ 5,98

Seap transfere detentos de alta periculosidade do Conjunto Penal de Itabuna para Barreiras
Ação faz parte da megaoperação 'Soberania Cacaueira', deflagrada nesta segunda-feira (17), na região

Odontomóvel leva atendimento gratuito para estudantes da Bahia
Iniciativa do Governo do Estado atenderá, até final do ano, cerca de 150 mil alunos em mais de 100 municípios

Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado
Medidas podem beneficiar milhões de brasileiros e estão no foco do Congresso, segundo ministra das Relações Institucionais

Capitão Alden cobra João Roma por definição de alianças para eleições 2026 na Bahia
Deputado federal critica aproximação com ACM Neto e defende candidatura própria ao Palácio de Ondina no próximo ano

Declaração do IR 2025 já pode ser enviada; confira novidades e prazos
Formulário pré-preenchido estará disponível a partir de abril

Resumo BBB 25 de domingo (16/3): Após paredão, Aline confronta Eva e Renata e Guilherme critica gêmeos
Quem você quer que saia da casa mais vigiada do Brasil: Gracyanne Barbosa, Daniele Hypólito ou Eva? Vote na enquete do Portal M!

Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas
Presidente busca abrir mercado japonês para carne bovina e consolidar parceria estratégica com Vietnã