Bolsonaro acusa STF de manobras para garantir julgamento na Primeira Turma

Na avaliação do ex-presidente, STF agiu com ‘casuísmo’ ao tomar decisão


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 25/03/2025 21:30 • Política
Bolsonaro acusa STF de manobras para garantir julgamento na Primeira Turma - Gustavo Moreno/STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta terça-feira (25), que a denúncia sobre tentativa de golpe de Estado não deveria ser julgada pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), mas pelo plenário da Corte. O julgamento que decidirá se Bolsonaro e outros denunciados se tornarão réus começou nesta manhã.

Em nota divulgada nas redes sociais, o ex-presidente acusou o Supremo de manobras institucionais para garantir que seu caso fosse analisado pela Primeira Turma. Ele afirmou que o STF agiu com “casuísmo” ao tomar essa decisão. Segundo Bolsonaro, essa mudança de entendimento fere a jurisprudência estabelecida desde 2018 sobre o foro por prerrogativa de função.

O ex-presidente ressaltou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) reconheceu que os atos investigados ocorreram durante o exercício de seu cargo. Ele argumentou que isso obrigaria o julgamento a ser feito pelo Plenário, e não por uma das Turmas do STF, como ocorre nesta semana.

Mudança na jurisprudência e críticas a mudanças regimentais

Bolsonaro citou uma decisão recente do STF, que determinou que políticos sejam julgados no tribunal mesmo após o fim do mandato, desde que o crime tenha ocorrido durante a gestão. O julgamento sobre a prerrogativa de foro privilegiado no Supremo teve início em março de 2023.

Na ocasião, a Corte analisava se crimes cometidos durante o exercício do cargo público, mas revelados apenas após o fim do mandato, ainda deveriam ser julgados no STF.

Durante o julgamento, o ministro Luís Roberto Barroso pediu vista quando o placar estava em 2 a 0 a favor da tese de que a Corte poderia manter a competência nesses casos. Em setembro de 2023, o ministro Nunes Marques também pediu vista, o que fez com que o julgamento fosse interrompido por meses. Somente em março de 2025, um ano após seu início, a Corte concluiu a análise.

Agora, há apenas duas semanas do meu julgamento, o STF mudou novamente seu entendimento sobre a prerrogativa de foro, ampliando sua competência para alcançar réus que não exercem mais função pública”, criticou Bolsonaro.

Bolsonaro diz que STF atua de forma seletiva

Além das críticas ao julgamento, o ex-presidente também acusou as recentes mudanças no Regimento Interno da Corte de serem uma tentativa de moldar o processo conforme interesses momentâneos.

Trata-se da sequência de casuísmos mais escandalosa da história do Judiciário brasileiro: adaptações regimentais e mudanças jurisprudenciais feitas sob medida, com nome, sobrenome e prazo de validade“, afirmou Bolsonaro.

O STF, por sua vez, informou que não comentaria as declarações de Bolsonaro e que as questões levantadas pelas defesas dos acusados estão sendo respondidas no decorrer do julgamento da denúncia.

Bolsonaro, que esteve presente no Supremo para acompanhar o primeiro dia do julgamento, afirmou que o Supremo estaria usando um “self-service institucional”, escolhendo normas e interpretações de forma seletiva, o que, segundo ele, comprometeria o direito à ampla defesa e ao devido processo legal.

O ex-presidente levantou a questão sobre a imparcialidade do Supremo, perguntando se o tribunal tomaria as mesmas decisões caso o réu fosse outro ex-presidente. Ele lembrou que em casos envolvendo adversários políticos, decisões anteriores foram anuladas sob alegação de descumprimento da regra do foro competente.

Bolsonaro ironiza Flávio Dino

No início do julgamento, Bolsonaro fez uma postagem em suas redes sociais ironizando o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O vídeo compartilhado no X (antigo Twitter) destaca um trecho da sustentação oral de Eumar Novacki, advogado do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres.

Sim, é isso mesmo que você está ouvindo. O ministro Flávio Dino não sabia que a tal ‘minuta do golpe’ já estava na rede social antes mesmo de acharem no celular do Anderson Torres“, afirmou Bolsonaro em sua postagem. O vídeo mostra Dino questionando Novacki sobre a data 12 de dezembro de 2022, mencionada durante a argumentação.

Novacki esclareceu que essa data se referia à publicação do documento conhecido como “minuta do golpe”, que foi compartilhado online antes de ser encontrado no celular de Anderson Torres. O rascunho sugeria uma intervenção no Poder Judiciário para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e convocar novas eleições.

Grupo de denunciados inclui Bolsonaro e outros aliados

O ex-presidente Bolsonaro é um dos membros do “núcleo um” da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). Além de Bolsonaro, o grupo inclui Walter Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira, Mauro Cid, Almir Garnier, Alexandre Ramagem e Anderson Torres, todos acusados de envolvimento na tentativa de golpe. A sessão de julgamento foi iniciada na terça-feira (25), e as investigações apontam que Bolsonaro teve participação direta na elaboração da minuta.

O documento foi um dos principais pontos de debate no julgamento, com a Polícia Federal investigando sua origem e os possíveis envolvidos. A acusação é de que o rascunho foi criado como parte de uma tentativa de invalidar o processo de posse de Lula e convocar novas eleições.

O julgamento da denúncia, que envolve o grupo de acusados, teve início nesta terça-feira, e a sessão foi encerrada por volta das 17h18. O julgamento será retomado na manhã da quarta-feira (26), às 9h30. Caso a denúncia seja aceita, Bolsonaro e outros sete acusados se tornarão réus e responderão a um processo penal no Supremo.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Curso gratuito oferece bolsas e prêmios para mulheres artesãs em cinco cidades da Bahia -
Cultura 25/04/2025 às 22:30

Curso gratuito oferece bolsas e prêmios para mulheres artesãs em cinco cidades da Bahia

Iniciativa inclui capacitação de cinco meses e apoio financeiro para impulsionar pequenos negócios


Anvisa expõe falhas em 40 marcas de creatina; veja quais estão irregulares -
Saúde 25/04/2025 às 22:00

Anvisa expõe falhas em 40 marcas de creatina; veja quais estão irregulares

Levantamento avaliou teor do nutriente, presença de contaminantes e conformidade com normas de informação nutricional


Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000 -
Esporte 25/04/2025 às 21:40

Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000

Brasileiros superam adversários e avançam na competição espanhola disputada no saibro


Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano -
Internacional 25/04/2025 às 21:20

Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano

Cerimônia em Roma mobiliza alta cúpula política global e tem presença confirmada de Lula e chefes dos Três Poderes


Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista -
Política 25/04/2025 às 21:10

Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista

Encontro também terá como pauta, as demandas, ações e investimentos nos municípios comandados por gestores pedetistas


Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio -
Cidades 25/04/2025 às 20:29

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio

Candidatos que faltaram ao Enem 2024 devem justificar ausência e apresentar documentação para garantir isenção da taxa de 2025


ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’ -
Política 25/04/2025 às 20:02

ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’

Ex-prefeito de Salvador cobrou imparcialidade na relação entre governo estadual e prefeituras


Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma -
Internacional 25/04/2025 às 19:43

Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma

Primeiro papa latino-americano será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, rompendo tradição de 300 anos


‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão -
Política 25/04/2025 às 19:21

‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão

Relator Alexandre de Moraes foi acompanhado por Dino e Cármen Lúcia; pena inclui associação criminosa e golpe de Estado


Aneel aciona bandeira amarela em maio e energia terá custo extra de R$ 1,88 a cada 100 kwh -
Cidades 25/04/2025 às 19:02

Aneel aciona bandeira amarela em maio e energia terá custo extra de R$ 1,88 a cada 100 kwh

Justificativa da agência reguladora está na redução das chuvas e transição para o período seco, que compromete geração de energia por fontes hídricas