Bolívia e Estados Unidos retomam laços diplomáticos após quase 20 anos sem embaixadores
Decisão inclui a volta de embaixadores em Washington e La Paz, algo que não ocorre desde 2008
Freepik
A Bolívia e os Estados Unidos retomaram oficialmente o processo de normalização de suas relações diplomáticas após quase duas décadas de distanciamento político. O anúncio foi feito neste domingo (9), durante um encontro entre o novo presidente boliviano, Rodrigo Paz, e o subsecretário de Estado norte-americano, Christopher Landau, logo após a cerimônia de posse do novo governo. A decisão inclui a volta de embaixadores em Washington e La Paz, algo que não ocorre desde 2008.
“É inusitado que não tenhamos tido embaixadores. É um passo importante e espero que possamos anunciá-los muito em breve”, declarou Landau, que viajou ao país como o representante norte-americano de mais alto escalão a pisar em solo boliviano nos últimos anos. Para os dois países, o gesto simboliza o início de uma nova etapa de diálogo e cooperação após um período marcado por tensões ideológicas e acusações mútuas.
Ruptura teve início no governo Evo Morales
Em 2008, o então presidente Evo Morales expulsou o embaixador dos Estados Unidos, acusando-o de suposta espionagem e interferência na política interna boliviana. Morales também ordenou a retirada da DEA (Administração de Repressão às Drogas) e da Usaid (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), aprofundando o afastamento diplomático. Nos anos seguintes, o país se alinhou ao bloco ALBA, liderado por Cuba, Venezuela e Nicarágua.
Embora os governos subsequentes tenham mantido algum nível de comunicação com Washington, nenhum deles restabeleceu o nível pleno de relações diplomáticas. A ausência de embaixadores se tornou um símbolo do distanciamento político e ideológico entre os países.
Esse cenário mudou com a chegada de Rodrigo Paz ao poder. O novo presidente assumiu com o discurso de reconstrução das relações internacionais e de recuperação econômica, após a Bolívia enfrentar a pior crise dos últimos 40 anos.
Cooperação: DEA pode retornar ao país
Durante o encontro, os Estados Unidos reafirmaram o interesse em trabalhar em áreas como desenvolvimento econômico, segurança e comércio. Segundo Landau, Washington está disposto a cooperar “em vários campos” com o novo governo.
Rodrigo Paz, por sua vez, surpreendeu ao indicar abertura para o possível retorno da DEA ao território boliviano, algo impensável durante os últimos governos.
De forma pragmática, ele afirmou que todas as instituições interessadas em contribuir para a segurança do país podem colaborar.
“Todas as instituições não só dos Estados Unidos, mas de países fronteiriços que queiram trabalhar com a Bolívia para fazer um país mais seguro contra ilícitos, estarão [bem-vindas].”
A fala de Paz sinaliza uma mudança estratégica na política externa boliviana, priorizando segurança e economia em vez de alinhamentos ideológicos.
Meta do novo governo: recuperar a economia
Um dos maiores desafios do novo presidente é enfrentar a grave crise econômica. Antes mesmo de assumir o cargo, Paz viajou aos Estados Unidos para buscar apoio de organismos financeiros internacionais. O país sofre com inflação alta, escassez de dólares e problemas no setor energético — fatores que aumentaram a pressão social e política.
Segundo analistas, o gesto de reaproximação com os EUA tem impacto direto na tentativa de atrair investimentos e recuperar a credibilidade internacional da Bolívia. Reaproximar-se de Washington também tem efeito geopolítico: o país foi suspenso do bloco ALBA após demonstrar intenção de retomar o diálogo com os Estados Unidos.
Reação internacional e próximos passos
A retomada do diálogo foi recebida com cautela pelos países aliados do antigo bloco, mas com entusiasmo por setores econômicos bolivianos que veem nos EUA uma oportunidade de novos acordos comerciais. Nos próximos dias, deve ser anunciado oficialmente o nome dos novos embaixadores.
Landau sintetizou o momento afirmando que há disposição real de reconstrução:
“Queremos boas relações e estou certo de que assim o faremos.”
Ao final do encontro, Rodrigo Paz reforçou que sua gestão buscará relações baseadas no pragmatismo e no interesse econômico da população boliviana.
A reaproximação encerra um ciclo de quase duas décadas marcado por expulsões, acusações e distanciamento diplomático — e abre um novo capítulo na política externa boliviana, com impacto direto na segurança e na economia do país.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Daniel Farias lança livro de poesia ‘Tudinho’ com evento performativo no Rio Vermelho
Obra reúne poemas escritos entre 2020 e 2025 e será apresentada na Livraria midialouca com intervenção artística nas calçadas da Fonte do Boi
Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi com exigência de venda de lojas em São Paulo
Decisão impõe condições para limitar concentração e preservar competitividade no varejo pet presente em quase 20 estados, entre eles a Bahia
Noites Brasileiras estreia em Salvador e ocupa Casa de Castro Alves com música e diversidade no dia 19 de dezembro
Evento chega ao Centro Histórico da capital baiana com DJs de Alagoas, Bahia e Sergipe em uma noite de diversidade cultural
Expulsão de Carol Lekker quebra recorde do reality e reação da modelo expõe bastidores tensos de A Fazenda
Programa registrou seu próprio recorde de expulsões a uma semana da final
Estudantes de Feira de Santana vencem o Outdoor Universitário 2025 e conquistam prêmios e estágio
Dupla obteve o melhor desempenho geral ao longo das etapas do concurso
Guarda compartilhada ultrapassa decisão exclusiva da mãe pela 1ª vez no Brasil, aponta IBGE
Nova dinâmica familiar aparece em meio a mudanças nas taxas de divórcios, casamentos e no tempo médio das uniões
Flávio Bolsonaro diz que aliança com Tarcísio é indispensável e mira 2026 com plano próprio
Parlamentar fala em sobrevivência política e apresenta propostas para segurança no país
Após Câmara manter Zambelli, STF prepara ações para fazer valer decisão de perda de mandato
Zambelli foi condenada em dois processos criminais no STF
Lula confirma recriação do Ministério da Segurança Pública caso PEC avance no Congresso
Presidente detalhou intenção de reorganizar a área e comentou reunião marcada com líderes dos Três Poderes sobre feminicídio
Jammil celebra início do Verão com show na Ponta de Humaitá e promessa de convidados especiais
Banda pede que público leve presentes para doar a crianças de uma instituição da Cidade Baixa