Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso
Agência AL-BA
O deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida (PRD), conhecido como Binho Galinha, prestou um novo depoimento à Justiça nesta última quinta-feira (29). A audiência foi a última de instrução do processo criminal que investiga sua suposta atuação no comando de uma milícia em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. Ele é acusado de envolvimento em lavagem de dinheiro, organização criminosa e receptação de peças de veículos roubados dentro da operação Él Patrón. A sessão ocorreu no Fórum Desembargador Filinto Bastos e marcou o encerramento da fase de oitivas do processo.
Ao todo, 80 testemunhas foram ouvidas, sendo 77 arroladas pela defesa e 3 pela acusação, estas últimas compostas por delegados da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil (PC). A defesa de Binho Galinha informou que o depoimento desta quinta-feira esteve relacionado a uma suspeita de porte ilegal de arma. Em nota, os advogados afirmaram que o parlamentar recebeu a intimação “com tranquilidade e confiança na Justiça”.
Última audiência de instrução
Além de Binho Galinha, também prestaram depoimento, nesta última audiência, Mayana Cerqueira da Silva, esposa do deputado; Roque Carvalho, policial militar investigado no caso; Jackson Macedo Araújo Júnior, também PM; e Thiere Figueiredo Silva, que figura como réu no processo. A sessão teve início por volta das 8h30 e foi presidida pela juíza Márcia Simões Costa, substituta da 1ª Vara Criminal de Feira de Santana.
Os trabalhos foram encerrados aproximadamente às 12h40. O parlamentar já havia sido interrogado anteriormente em 1º de dezembro de 2025, também durante audiência de instrução no mesmo fórum.
Histórico das audiências
O processo teve início em setembro de 2025, mas passou por sucessivos adiamentos em razão do grande número de testemunhas e da indisponibilidade de algumas delas. As primeiras audiências ocorreram nos dias 23 e 24 de setembro. Porém, a sessão marcada para 25 de setembro foi suspensa após a ausência do deputado federal João Carlos Bacelar, arrolado como testemunha de defesa.
O depoimento dele só foi colhido em 1º de dezembro, quando se tornou a última testemunha ouvida antes do início dos interrogatórios dos réus.
Prisão e investigações
Binho Galinha foi preso no dia 3 de outubro de 2025, dois dias após ter sido considerado foragido da Justiça, no âmbito da Operação Anômico, desdobramento da Operação El Patrón, deflagrada pela Polícia Federal. De acordo com as investigações, o grupo supostamente liderado pelo deputado utilizava empresas de fachada para lavar dinheiro oriundo de atividades criminosas, incluindo a comercialização de peças de veículos roubados em uma loja de autopeças localizada em Feira de Santana.
Atualmente, o parlamentar se encontra custodiado em uma sala de Estado-Maior, no Centro de Observação Penal (COP), situado no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador.
Entendimento do STF sobre foro privilegiado
A manutenção da prisão foi respaldada por entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que definiu que o foro por prerrogativa de função se aplica apenas a crimes cometidos durante o exercício do mandato e relacionados à função parlamentar. Segundo a decisão, crimes anteriores ao mandato ou sem relação direta com a atividade política devem ser julgados pela primeira instância.
Próximos passos do processo
Com o encerramento da fase de instrução, o processo segue agora para a etapa de alegações finais da acusação e da defesa. Em caso de condenação, as penas somadas atribuídas aos crimes investigados podem ultrapassar 50 anos de prisão.
Mais Lidas
Política
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Últimas Notícias
João Santana analisa efeito Caiado: PSD forma chapa puro-sangue e fortalece superministério de segurança
Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais
Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos
Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.
Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira
Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame
Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho
Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas
Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador
Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital