Barroso evita comentar resolução da Câmara e STF deve ignorar suspensão de ação contra Ramagem

Câmara dos Deputados determinou a suspensão da ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ)


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 08/05/2025 18:57 • Política
Barroso evita comentar resolução da Câmara e STF deve ignorar suspensão de ação contra Ramagem - Gustavo Moreno/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, decidiu não se manifestar sobre a resolução da Câmara dos Deputados que determinou a suspensão da ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), investigado por suposta participação em um plano de golpe de Estado.

Questionado por jornalistas nesta quinta-feira (8), Barroso manteve a postura de silêncio diante da ofensiva parlamentar. A declaração ocorreu após cerimônia na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, em homenagem aos 100 anos do jurista José Afonso da Silva.

Não, não poderia comentar. Hoje é uma homenagem ao professor José Afonso. Essa é a minha pauta”, disse Barroso ao ser abordado pela imprensa. “Não vou responder”.

A resposta do ministro ocorre em meio a movimentações dentro do Supremo para manter o andamento do processo, ignorando a resolução aprovada pela Câmara. Segundo apuração do Estadão, há entendimento entre os ministros da Corte de que a medida ultrapassa os limites legais.

STF deve manter processo mesmo com ofensiva da Câmara

Segundo o jornal Estado de São Paulo, fontes próximas ao Supremo apontam que a intenção é seguir com o trâmite da ação penal contra Ramagem e demais envolvidos, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A resolução da Câmara, segundo avaliação interna no STF, não possui respaldo jurídico para paralisar o processo como um todo.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, deve atender parcialmente ao pedido de suspensão, limitando-a apenas aos crimes de dano ao patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado. Esses atos são relacionados aos eventos de 8 de Janeiro de 2023, e ocorreram após a diplomação de Ramagem como deputado.

Nos demais pontos da denúncia, o processo seguirá normalmente. A avaliação no Supremo é de que a tentativa da Câmara de interromper a tramitação representa interferência indevida nas competências do Judiciário.

Processo segue para Ramagem, Bolsonaro e outros réus

A ação penal inclui ainda outros alvos além de Ramagem, entre eles o ex-presidente Bolsonaro. O processo trata da suposta articulação de uma tentativa de golpe de Estado envolvendo integrantes do governo anterior e aliados políticos.

Apesar da tentativa da Câmara de limitar a atuação do STF no caso, os ministros mantêm a convicção de que a resolução parlamentar não tem força para sustar um processo em curso por crimes cometidos antes do exercício do mandato.

Com isso, o Supremo deve seguir o entendimento de que o Judiciário não está vinculado à decisão da Câmara, assegurando a continuidade da apuração dos fatos e responsabilização dos envolvidos.

Câmara notifica Supremo sobre decisão

A Câmara dos Deputados comunicou oficialmente ao Supremo Tribunal Federal (STF) a decisão de suspender a ação penal contra Alexandre Ramagem (PL-RJ), investigado por participação em plano de golpe. O ofício foi enviado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), ao presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso.

A medida foi aprovada pelo plenário da Câmara na quarta-feira (7), com 315 votos a favor e 143 contra, por meio de projeto de resolução apresentado pelo deputado Alfredo Gaspar (União-AL). O texto suspende a ação penal contra Ramagem e gerou controvérsia por abrir margem para a interpretação de que a suspensão se estenderia a toda a investigação, incluindo outros réus como Jair Bolsonaro.

A resolução foi publicada no Diário Oficial da Câmara e encaminhada ao STF com todos os registros da sessão. Apesar da formalidade, a votação ocorreu sem discussão em plenário nem possibilidade de apresentação de emendas, o que gerou críticas da base governista. A presidência da Casa justificou o rito com base no Regimento Interno.

No STF, o ministro Cristiano Zanin já se posicionou no sentido de que a Câmara não pode anular a ação integralmente. Segundo ele, a suspensão só alcança dois dos cinco crimes atribuídos a Ramagem, aqueles supostamente cometidos após sua diplomação, conforme previsto pela Constituição.

STF agenda oitivas em inquérito por tentativa de golpe

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para o período entre 19 de maio e 2 de junho as oitivas das testemunhas arroladas no processo que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus por suposta tentativa de golpe de Estado. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (7) e inclui 81 nomes entre testemunhas de acusação e defesa.

Entre os convocados, estão os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ibaneis Rocha (MDB-DF), além de parlamentares, militares e ex-integrantes do alto escalão do governo Bolsonaro. As audiências serão realizadas por videoconferência, e cada defesa será responsável por garantir a presença das suas testemunhas, conforme estabelecido por Moraes.

De acordo com a decisão, as autoridades superiores deverão ser comunicadas para liberar servidores e militares citados, enquanto governadores e parlamentares poderão escolher os horários de suas oitivas dentro da janela fixada pela Corte. A medida é parte da fase de instrução processual e antecede o julgamento definitivo, ainda sem data marcada.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira -
Cultura 23/06/2025 às 19:30

Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira

Cantora terá apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador; ingressos começam a ser vendidos em julho


Jerônimo entrega aeródromo e participa do São João em Mucugê, na Chapada Diamantina -
Cidades 23/06/2025 às 18:40

Jerônimo entrega aeródromo e participa do São João em Mucugê, na Chapada Diamantina

Obra contou com investimento de R$ 5,1 milhões e é considerada estratégica para impulsionar o turismo e a economia local


Lotação máxima fecha acesso ao Largo do Pelourinho durante São João de Salvador; veja a programação de hoje -
Cidades 23/06/2025 às 17:50

Lotação máxima fecha acesso ao Largo do Pelourinho durante São João de Salvador; veja a programação de hoje

Medida foi adotada ainda durante o primeiro show da noite, como forma de garantir a segurança dos forrozeiros


São João da Bahia atrai multidão com mistura de ritmos no Pelourinho e programação intensa -
Cultura 23/06/2025 às 17:00

São João da Bahia atrai multidão com mistura de ritmos no Pelourinho e programação intensa

Festas no Terreiro de Jesus e na Praça Tereza Batista reúnem atrações variadas e palcos itinerantes com forró, pagode, arrocha e samba junino


Dorgival Dantas, Xand Avião e Simone Mendes levam multidão ao delírio no São João de Santo Antônio de Jesus -
Cultura 23/06/2025 às 16:10

Dorgival Dantas, Xand Avião e Simone Mendes levam multidão ao delírio no São João de Santo Antônio de Jesus

Quarta noite da festa reuniu mais de 100 mil pessoas com shows que misturaram romantismo, tradição nordestina e forró animado no Recôncavo baiano


Receitas de canetas emagrecedoras passam a ser retidas a partir desta segunda-feira -
Saúde 23/06/2025 às 15:20

Receitas de canetas emagrecedoras passam a ser retidas a partir desta segunda-feira

A decisão foi tomada em abril pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e entrou em vigor 60 dias após sua publicação no Diário Oficial da União


STF faz acareação entre Mauro Cid e Braga Netto na ação sobre tentativa de golpe de Estado -
Política 23/06/2025 às 14:30

STF faz acareação entre Mauro Cid e Braga Netto na ação sobre tentativa de golpe de Estado

A segunda audiência colocará frente a frente o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes


Forró, arrocha e samba embalam multidão no Largo Quincas Berro d’Água no quarto dia do São João da Bahia -
Cultura 23/06/2025 às 13:40

Forró, arrocha e samba embalam multidão no Largo Quincas Berro d’Água no quarto dia do São João da Bahia

Com shows de Cacau com Leite, Flor de Maracujá, Eric Woods e Nônô Curvêllo, programação celebrou a diversidade rítmica nordestina


Largo do Pelourinho lota no São João com shows de Olodum, Adelmário Coelho, Negra Cor e Ávine Vinny -
Cultura 23/06/2025 às 12:50

Largo do Pelourinho lota no São João com shows de Olodum, Adelmário Coelho, Negra Cor e Ávine Vinny

Mistura de forró, samba-reggae e sertanejo anima milhares no Centro Histórico de Salvador em mais uma noite dos festejos juninos


Casarão desaba parcialmente no Santo Antônio e preocupa moradores da região -
Cidades 23/06/2025 às 12:00

Casarão desaba parcialmente no Santo Antônio e preocupa moradores da região

Imóvel histórico na Rua dos Perdões já havia sido afetado por incêndio em fevereiro e aguarda demolição autorizada pelo Iphan