O avião do governo brasileiro que transportaria o presidente Lula para o Brasil apresentou problemas técnicos após a decolagem na Cidade do México, nesta terça-feira (1º), e terá que retornar para o aeroporto. Segundo fonte do governo brasileiro, o problema já foi resolvido, mas os pilotos precisam aguardar o consumo do combustível para poder pousar. As informações são do blog da Natuza Nery, do G1.
Até o momento, a aeronave do presidente ainda se encontra no ar, sobrevoando a capital mexicana, e ainda não há uma previsão para que a aeronave possa descer ao solo. Além do presidente, mais 16 pessoas da comitiva do presidente estão abordo do avião, modelo VC-1.
“A aeronave presidencial VC-1 apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México e q, nesta terça-feira (01/10). Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para que a aeronave retorne ao mesmo aeródromo da decolagem”, informou a nota divulgada pelo governo federal.
O comunicado informa também que “tudo está sob controle”, e que o presidente e todas as pessoas de sua comitiva estão bem e tranquilos. Sobre o que causou a pane, as informações só serão confirmadas após a aeronave pousar e o problema for checado mais detalhadamente. Entretanto, uma fonte próxima ao alto escalão do governo federal suspeita que o problema possa ter sido causado após um pássaro se chocar contra uma das turbinas do avião.
Lula estava no México para acompanhar a posse da nova presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, que é a primeira mulher a ocupar o cargo no país. Na semana passada, Lula estava na em Nova York, onde participou da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Leia também:
Anielle Franco depõe à Polícia Federal sobre denúncia contra Silvio Almeida nesta quarta
Lula condena ataques israelenses e diz que brasileiros serão resgatados de onde for preciso