AtlasIntel: reprovação ao governo Lula dispara e chega a 53,7%; corrupção é principal fator
Corrupção, criminalidade e enfraquecimento da democracia são os principais motivos apontados pelos brasileiros na pesquisa
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Uma pesquisa do AtlasIntel, divulgada nesta sexta-feira (30), aponta que 53,7% dos brasileiros desaprovam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), contra 45,5% que aprovam. O levantamento destaca ainda que a grande maioria dos entrevistados apontou, como justificativa para a desaprovação, a corrupção no país, a criminalidade e o enfraquecimento da democracia.
Dados da pesquisa
No último levantamento apresentado pelo instituto, feito em abril, a taxa de desaprovação de Lula ficava em torno de 50,1%, enquanto a aprovação estava em torno de 46,1%. A aceitação do petista recuou cerca de 0,6%, tornando-se, numericamente, a maior rejeição já registrada pelo instituto desde o início de seu terceiro mandato.
A avaliação do governo também apresentou um aumento no número de desaprovação. Segundo o AtlasIntel, saltou de 47,7% para 52% o número de pessoas que classificam o governo do atual presidente como ruim ou péssimo. Já para aqueles que classificam como bom ou ótimo, os dados também apontam um leve crescimento, de 40,2% para 41,9%.
Aqueles que disseram que a gestão de Lula era regular somaram 9,6%. A apuração dos dados aconteceu entre os dias 19 e 23 de maio e contou com mais de 4.399 pessoas, questionadas através da internet. A margem de erro é de 1 ponto percentual e o nível de confiança é de 95%.
Principais causas da rejeição
O instituto também questionou os entrevistados sobre quais seriam os maiores problemas do governo Lula que provocaram o aumento na rejeição. Na pergunta, cada entrevistado poderia dar até três respostas. Das justificativas dadas, a grande maioria afirmou que a corrupção é o principal causador, sendo esse motivo apontado em 59,5% das respostas. Na pesquisa anterior, a corrupção ficava em torno de 47%.
Segundo o levantamento, o salto dos dados foi um reflexo das fraudes no INSS, mesmo que o problema não tenha começado no governo Lula.
Além da corrupção, também foram apontados como fatores da rejeição do governo Lula o aumento da criminalidade (50,2%), a inflação e economia (29,4%), o enfraquecimento da democracia (19,2%), o mau funcionamento da Justiça (18,5%) e a polarização política (17,1%). Também aparecem na lista a desigualdade social (11,8%) e questões ligadas ao meio ambiente e a preconceitos raciais, sexuais e xenofóbicos, que representam 10% e 8% das respostas, respectivamente.
Lula fala sobre eleições de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, na última quarta-feira (28), a gestão de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), durante a inauguração de uma obra da transposição do Rio São Francisco, em Salgueiro (PE). Na ocasião, o petista afirmou que os eleitores não devem escolher candidatos sem compromisso com o país.
“A gente não pode votar em qualquer tranqueira para governar este país. É preciso votar em gente que tenha compromisso, em gente que tenha dignidade e em gente que tenha o direito de olhar para vocês nos olhos. Este país não pode mais sofrer o retrocesso que sofremos nos últimos seis anos”, disse.
Na ocasião, o presidente também acusou Bolsonaro de não entregar obras em Pernambuco e de ter usado o mandato para espalhar desinformação por meio do que chamou de “gabinete do ódio”.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas