Após posse de Sidônio, Secom troca aliada de Janja por estrategista de João Campos para redes sociais
Reformulações buscam maior engajamento nas redes e melhor comunicação com a sociedade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) implementou mudanças significativas na Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), ao trocar o comando da chefia de Estratégias e Redes. Para tanto, o petista demitiu Brunna Rosa, aliada da primeira-dama Janja, e a nomeou Mariah Queiroz Costa Silva. A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (17).
Brunna Rosa, que liderou a comunicação digital na campanha de Lula em 2022, será substituída por Mariah Queiroz, ex-responsável pelas redes sociais do prefeito de Recife, João Campos (PSB). A mudança reflete a reformulação promovida por Sidônio Palmeira, novo ministro da Secom.
Segundo fontes do Planalto, Janja havia sugerido a transferência de Brunna para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ideia que não avançou. Agora, Brunna e Priscila Calaf, diretora do Departamento de Canais Digitais, devem integrar a equipe do gabinete de Lula, onde ficariam na equipe da primeira-dama.
Estratégias para melhorar popularidade
As mudanças são parte de uma estratégia para aprimorar a comunicação digital e fortalecer a imagem do governo, que enfrenta 50% de reprovação. Sidônio Palmeira busca dinamizar as redes sociais da Presidência, consideradas pouco eficazes, além de alinhar a comunicação com os desafios contemporâneos.
Mariah Queiroz foi apresentada a Lula por Sidônio Palmeira e Laércio Portela, novo secretário de imprensa, em reunião que antecedeu a sanção da reforma tributária. A equipe de João Campos também foi sondada para colaborar informalmente, oferecendo insights sobre estratégias digitais bem-sucedidas, como as implementadas na reeleição do prefeito recifense, que conquistou 78,11% dos votos e lidera entre prefeitos de capitais no Instagram.
Mudanças na equipe e os desafios da Secom
Sidônio Palmeira, que assumiu oficialmente o comando da Secom, substitui Paulo Pimenta, cuja atuação foi criticada por Lula pela falta de eficácia em traduzir os resultados das obras e programas sociais em popularidade. Paulo Pimenta deve reassumir seu mandato como deputado federal ou ser realocado em outra pasta do governo.
Além disso, José Chrispiniano foi substituído por Laércio Portela na Secretaria de Imprensa, encerrando uma longa trajetória de colaboração com o presidente. Portela já havia ocupado a chefia interinamente, entre maio e setembro deste ano, e agora assume em caráter definitivo.
Comunicação digital e eleições de 2026
As alterações na Secom também têm como foco as eleições de 2026. O governo pretende reforçar a presença digital e criar campanhas publicitárias que aproximem a população das políticas públicas. Sidônio Palmeira, conhecido por sua experiência em campanhas eleitorais, já anunciou novas iniciativas para reestruturar a comunicação, mantendo o slogan “União e Construção” e destacando conquistas do governo.
A chegada de Sidônio reflete o esforço em modernizar a comunicação federal e superar a percepção de que ainda é “analógica”. A expectativa é que sua liderança contribua para uma comunicação mais acessível, dinâmica e alinhada às demandas da sociedade.
Mais Lidas
Política
Governo entrega 260 moradias do Minha Casa Minha Vida em Salvador
Bolsonaro relaciona carta de Trump a valores e defende anistia
INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Últimas Notícias

Alerta de chuva atinge 91 cidades da Bahia e segue até segunda-feira
Chuvas fortes, ventos e risco de alagamentos motivam alerta para Salvador e outras 90 cidades até o início da próxima semana

Morre cantora Sol, rival de Gretchen nos anos 1980, aos 59 anos em São Paulo
Artista fez sucesso nos anos 80 e viveu no Japão por 20 anos

Donald Trump é vaiado antes da final do Mundial de Clubes nos Estados Unidos
Trump assistiu ao jogo ao lado da esposa Melania e do presidente da Fifa, Gianni Infantino. A presença do ex-presidente exigiu esquema especial de segurança no estádio

Governo entrega 260 moradias do Minha Casa Minha Vida em Salvador
Entrega no Residencial Vitória da União marca retomada de obras paralisadas desde 2017 e reforça parceria entre governos federal e estadual

Bolsonaro relaciona carta de Trump a valores e defende anistia
Ex-presidente vinculou tarifa de 50% aplicada por Trump a valores ideológicos e liberdade

Tecnologia no coração: 7 formas como wearable e IA estão mudando o tratamento de doenças cardíacas
Cardiologista aponta os impactos da tecnologia na detecção precoce de arritmias, adesão ao tratamento e atenção contínua ao paciente

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé
Preta Gil chegou a Washington, nos Estados Unidos, no mês de maio, para dar continuidade ao seu tratamento contra o câncer de intestino

Brasil atropela o Japão, vence a oitava seguida e garante 2º lugar geral na Liga das Nações de Vôlei
Brasil encerrou fase classificatória com 29 pontos, desempenho que lhe assegura uma posição de destaque entre as melhores seleções do torneio

Ministério da Saúde anuncia que Brasil vai retomar produção nacional de insulina após duas décadas
Entrega do primeiro lote foi feita em Minas Gerais e marca o início da produção nacional com tecnologia indiana

Vitória sofre gol no fim, amarga sétima partida sem vencer e entra no Z-4 do Brasileirão
Único gol da partida foi marcado pelo jogador do Internacional, Bruno Tabata, nos minutos finais