Após pedido de Lula para não comprar alimentos caros, Rui aposta em supersafra e queda do dólar
Presidente já está na Bahia, onde cumpre agenda na cidade de Paramirim

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou, nesta sexta-feira (7), que o governo federal está otimista com a expectativa de uma supersafra que deve contribuir para a redução dos preços dos alimentos ainda no primeiro semestre de 2025. Segundo o ministro, as condições climáticas favoráveis e os dados positivos do setor indicam que a colheita deste ano será recorde, trazendo alívio para o bolso dos consumidores. O presidente Lula já está na Bahia, onde cumpre agenda na cidade de Paramirim nesta manhã.
“Este ano, a expectativa é de uma supersafra. O clima está ajudando e, ao longo deste primeiro semestre, teremos a colheita. Todos os dados indicam que teremos uma supersafra, o que resultará na queda do preço dos alimentos. Portanto, a expectativa é positiva”, declarou Rui Costa em entrevista ao Portal Metro1 – Rádio Metropole, da Bahia.
Medidas para conter inflação
O anúncio ocorre em um momento de preocupação com o impacto da inflação sobre o custo de vida. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu recentemente que os consumidores evitem comprar produtos com preços elevados como forma de pressionar o mercado a reduzir os valores. Além disso, o governo segue em diálogo com empresários e ministérios para encontrar soluções eficazes no controle da inflação.
O presidente cumpre agenda, nesta sexta-feira (7), na Bahia, e já chegou na cidade de Paramirim. Ao lado de Rui e do governador Jerônimo Rodrigues (PT), Lula anunciará novos projetos relacionados à segurança hídrica. Entre eles está a inauguração da primeira etapa da Adutora da Fé, em Bom Jesus da Lapa, com investimento de R$ 43,4 bilhões. O petista também assinará a autorização para a segunda etapa da obra, estimada em R$ 258 milhões.
Impacto do dólar na economia
Rui Costa também comentou sobre a recente alta do dólar, atribuindo o aumento às incertezas provocadas pela eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. “A alta do dólar registrada no final de 2024 foi uma reação exagerada do mercado diante da eleição de Donald Trump. O cenário internacional mais conflituoso gerou expectativas negativas que impulsionaram a valorização da moeda norte-americana”, afirmou o ministro.
Contudo, ele destacou que a situação já está se normalizando, com a moeda apresentando quedas consecutivas nos últimos dias. “Mas agora, graças a Deus, o dólar vai recuando. Tem tido quedas seguidas. Ontem [quinta-feira] foi mais um dia de queda. A expectativa nossa é que isso continue a acontecer para que isso tenha reflexo nos preços praticados no Brasil”, concluiu.
Reações às declarações de Lula sobre Inflação
As declarações do presidente Lula sobre a necessidade de “educar” a população para controlar a inflação dos alimentos geraram reações diversas entre parlamentares. Em entrevista a rádios da Bahia, Lula afirmou que “uma das coisas mais importantes para controlar o preço é o próprio povo”. “Se você vai no supermercado e você desconfia que tal produto está caro, você não compra. Se todo mundo tiver a consciência e não comprar aquilo que acha que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender, porque, senão, vai estragar.”
Críticas da Oposição
Parlamentares da oposição ironizaram as declarações do presidente. “Se o arroz está caro, é só não comer. Se o gás está caro, é só não cozinhar. Se a gasolina está cara, é só ficar em casa”, comentou o senador Ciro Nogueira (PP). Já o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) afirmo que “no governo Lula, se a comida tá cara, ‘não compra'”. “Se o aluguel tá caro, ‘mora na rua'”.
Defesa dos Aliados
Por outro lado, aliados do governo defenderam as declarações de Lula. O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que o governo está “focado em manter a inflação baixa” e “garantir alimentos mais baratos”. “Com diálogo e ação, a prioridade é reduzir o preço da carne e outros produtos essenciais da cesta básica. Lula reafirma: comida boa e barata na mesa de todos”, disse.
Inflação e desafios futuramente
A inflação em 2024 foi de 4,83%, acima do teto da meta de 4,5%. O grupo de alimentos e bebidas registrou uma alta de 7,69%, impactando diretamente o orçamento das famílias brasileiras. Apesar disso, o presidente Lula afirmou que a inflação está “totalmente controlada”, embora o Banco Central veja o cenário como “adverso” devido ao aumento dos preços dos alimentos.
Combate à exploração de preços
Durante a entrevista, Lula também criticou o que chamou de “extorsão” nos preços dos alimentos, argumentando que os aumentos não devem ocorrer apenas porque a massa salarial cresceu. “O povo não pode ser extorquido. As pessoas não podem tirar proveito porque o povo está comprando. A pessoa sabe que a massa salarial cresceu, então aumenta o preço. Não. É preciso que se tenha responsabilidade em todos os setores da cadeia produtiva”, afirmou.
Para lidar com o problema, o presidente prometeu se reunir com produtores e representantes do setor atacadista para entender as causas do aumento dos preços e buscar soluções para conter a alta. Com a aposta na supersafra e a queda do dólar, o governo espera que o impacto positivo seja sentido rapidamente pela população.
Mais Lidas
Política
Moraes e Dino votam para tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe
Após boatos, Jerônimo nega nome de João Dude na Secretaria de Comunicação
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio