Após onda de violência, Jerônimo diz que ‘luta contra facções criminosas e tráfico de drogas vai continuar’
Na última semana, 22 homicídios foram registrados em Salvador e na Região Metropolitana, incluindo uma chacina no bairro Sete de Setembro
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se pronunciou, nesta segunda-feira (21), sobre o aumento da violência no Estado, após uma semana com ao menos 22 homicídios e chacina em Salvador e Região Metropolitana. Em vídeo postado no seu Instagram, o petista reafirmou o compromisso da sua gestão em enfrentar a violência do crime organizado e criticou os “políticos oportunistas”, afirmando que eles usam do tema para divulgar inverdades e difamar o governo do estado.
“Mais uma vez, estou aqui reunido com o comando central da segurança pública do estado da Bahia, para garantir a vocês que as nossas polícias vão continuar trabalhando incansavelmente no enfrentamento ao crime organizado, ao tráfico de drogas e contra qualquer tipo de violência, que coloque em risco a segurança da nossa sociedade. A luta vai continuar com a mão firme do nosso Governo contra as facções criminosas e o tráfico de drogas. Essa é a nossa responsabilidade”, disse Rodrigues.
O chefe de Executivo estadual voltou a dizer que o problema do aumento da criminalidade e da violência não é só um problema da Bahia, mas do país, mesmo após o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) já ter rebatido essa informação e ainda ironizar o colega petista, dizendo: ‘me dá o comando por 6 meses, que eu vou devolver a Bahia aos baianos’. Jerônimo afirmou que para resolver o problema no Estado que comanda, já se reuniu com o presidente Lula e com o ministro da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para buscar aprofundar as ações de integração na segurança pública nacional.
“A luta vai continuar com a mão firme do nosso Governo contra as facções criminosas e o tráfico de drogas. Essa é a minha responsabilidade, fui eleito para isso. E os investimentos continuarão sendo feitos com prioridade, como também fazemos na educação, na saúde, na cultura e na área social. A minha determinação é de assegurar a atuação firme da polícia, na capital e no interior, com a força necessária, dentro da lei, para garantir a paz e a segurança do povo baiano”, destacou o Rodrigues, ao revelar que sua gestão seguirá fazendo investimentos em inteligência, tecnologia, recursos humanos e equipamentos para combater a criminalidade.
Ainda em seu pronunciamento, o governador criticou políticos opositores que tem usado o tema da segurança com “irresponsabilidade”. “Infelizmente, políticos oportunistas querem fazer desse tema sério um trampolim eleitoral. Usam suas mídias para espalhar terror com inverdades, calúnias e difamações contra a nossa polícia. Exploram a dor de famílias enlutadas e tentam desmoralizar o trabalho sério realizado pelos nossos profissionais de segurança pública”, bradou.
Violência em Salvador e RMS
Um ataque a tiros, ocorrido na noite do último sábado (19), deixou cinco pessoas mortas no bairro Sete de Abril, em Salvador. Segundo informações da 50ª Companhia Independente da Polícia Militar, os policiais chegaram ao local onde encontraram os corpos, por volta das 22h, realizando buscas na região, mas nenhum suspeito foi identificado.
Já em Camaçari, três corpos foram encontrados desovados na Via Parafuso, enquanto na cidade de Candeias, seis corpos foram encontrado por todo município. Neste caso, a polícia prendeu cinco suspeitos de integrar uma facção que seria responsável pelo crime.
Com essas mortes, subiu para 22 homicídios registrados em 8 dias em Salvador e na Região Metropolitana. Ao menos cinco bairros da capital baiana estão sem circulação do transporte público devido ao crescimento na violência, que também provocou ataques a transportes públicos.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Ministério abre consulta pública para Plano Decenal de Energia 2034
STF condena 14 envolvidos em atos do 8 de janeiro a restrições e multas
Últimas Notícias
Semob prorroga prazo para vistoria anual de táxis até 6 de dezembro
Mãe acusa médica de matar bebê ao perfurar pescoço com unhas de gel
Advogado Luiz Roberto Conrado é homenageado com Medalha ‘Amigo da Marinha’
Pesquisadores brasileiros desenvolvem primeira caneta de adrenalina autoinjetável no país
Nova caneta de adrenalina para crises alérgicas graves depende de aprovação da Anvisa para ser comercializada
Conselho Nacional de Educação aprova novas diretrizes curriculares para o Novo Ensino Médio
Atualização aprovada pelo CNE amplia carga horária e inclui itinerários formativos
Senador Laércio Oliveira gastou R$ 55,5 mil de verba pública para acompanhar eleição de Trump
Gasto foi autorizado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD)
Cariúcha é afastada do Fofocalizando após críticas sobre namoro de colega
Afastamento da influenciadora aconteceu após ela criticar o comportamento do colega de trabalho em seu relacionamento
Moraes rejeita recurso de Domingos Brazão e vota para manter prisão preventiva no caso Marielle
Ministro reiterou que não havia razão para alterar o entendimento adotado anteriormente
Lula não garante reeleição e diz que só tentará caso não tenha outro candidato: ‘Estarei pronto’
Petista afirmou que só discutirá o assunto quando chegar o momento. '2026 eu vou deixar para pensar em 2026', disse
Donald Trump afirma que vai incluir Elon Musk em nova administração
Trump sugere Musk para novo departamento com foco em reduzir gastos
Lucas Guimarães descarta abrir relação com Carlinhos Maia
Influenciador afirma preferir manter relação monogâmica e revela não se sentir à vontade com poliamor
Bolsonaro diz que é o único nome da direita para 2026 e descarta Tarcísio: ‘Só depois que eu morrer’
Ex-presidente enfrenta duas condenações de inelegibilidade pelo Tribunal Superior Eleitoral
Fenagro 2024 terá Museu da Anatomia Animal com réplicas realistas de espécies brasileiras
Acervo inclui animais de produção, como galinhas e porcos, e exemplares silvestres, como leões, cobras, lobos-guará e quatis