Após incêndio e interdição do Paço Municipal, Câmara de Salvador transfere sessão para Centro de Cultura
Defesa Civil notificou CMS sobre interdição das áreas afetadas, incluindo telhado do Salão Nobre e das Salas de Comissões

A Câmara Municipal de Salvador (CMS) anunciou, nesta segunda-feira (24), que as sessões ordinárias serão realizadas, a partir desta terça-feira (25), às 14h30, no auditório do Centro de Cultura da Câmara. A medida, tomada pelo presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB), foi necessária em função do incêndio que atingiu o Paço Municipal, prédio que abriga a CMS.
Avaliação estrutural
A Defesa Civil notificou a Câmara sobre a interdição das áreas afetadas, incluindo o telhado do Salão Nobre e das Salas de Comissões. O Memorial também foi isolado devido à grande quantidade de água utilizada no combate ao fogo, o que gerou risco ao piso.
O Corpo de Bombeiros controlou as chamas, mas a interdição do Paço Municipal foi mantida até que equipes técnicas avaliem a segurança do prédio e a perícia identifique as causas do incêndio.
Mudanças na rotina
Com a interdição, setores administrativos da Câmara que funcionam no Paço Municipal serão realocados para outros espaços. Parte dos funcionários passará a atuar em regime de home office até a conclusão das avaliações e eventuais reparos na estrutura do prédio. Ainda não há previsão para a reabertura do local.
Fogo começou no Salão Nobre
Segundo o chefe da Assistência Militar da Câmara, coronel Marcelo Grun, o fogo começou no teto do prédio, especificamente na área do Salão Nobre, permanecendo entre o teto e o forro, sem alcançar a parte interna. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Adson Marquezine, afirmou que a atuação rápida da equipe interna da Câmara ajudou a conter as chamas antes da chegada dos bombeiros.
“Nossas equipes já estavam combatendo na parte interna. Foi graças a esse combate interno que nós conseguimos neutralizar o incêndio. O Corpo de Bombeiros chegou rápido, fez o seu combate e impedimos que o fogo se alastrasse. E o prédio vai ficar seguro”, declarou Marquezine.
Incêndio atinge Câmara Municipal de Salvador
Um incêndio atingiu o Palácio da Câmara Municipal de Salvador no início da tarde desta segunda-feira (24), exigindo a evacuação do prédio, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas, enquanto a Polícia Militar e a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) interditaram a via na Praça Thomé de Souza. Segundo informações preliminares, o fogo teria começado no ar-condicionado do Salão Nobre e atingido o teto da estrutura.
A equipe da Câmara identificou o incêndio a tempo e retirou do Salão Nobre peças históricas, como quadros, móveis e objetos de louça. “Tiramos todas as peças de louça, quadros e móveis. A princípio, não perdemos nada. Agradeço o esforço de todos”, afirmou Maurício Trindade.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o Memorial da Câmara e as obras de arte que contam a história de Salvador não foram afetados pelo incidente. As investigações do DPT devem esclarecer as circunstâncias do ocorrido.
Prédio histórico
O prédio da Câmara Municipal, foi construído em 1696, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e está situado próximo a pontos turísticos como o Elevador Lacerda, a Cruz Caída e o Pelourinho. Até o momento, não há informações sobre feridos.
Nas redes sociais, o vereador Duda Sanches (União Brasil) afirmou que “não houve vítimas” e que uma análise será feita para determinar os danos.
“Espero que a gente consiga, o mais rápido possível, acabar com esse fogo e entender o tamanho do evento. Já tranquilizamos familiares, pessoas, amigos, que não há vítimas. Todos conseguiram sair com certa tranquilidade, antes da chama se ganharem proporção, mas estamos torcendo aqui para que a nossa história, as peças que nós temos ali dentro, os lugares que tomamos tantas decisões, estejam preservadas”, declarou.
Redação
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice
Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano
Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre
Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro
Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase
Partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 20h

ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026
Declaração foi feita durante a Corrida Azul, em Santo Estêvão, evento voltado à conscientização sobre o autismo

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde
Decisões têm como base laudos que apontam condições graves de saúde

Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro
Ex-presidente segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, após se submeter a uma nova cirurgia