Após demissão de ministro, Anielle Franco diz que ‘não é aceitável relativizar ou diminuir episódios de violência’

Silvio Almeida foi demitido pelo presidente Lula no início da noite desta sexta-feira, após encontro no Palácio do Planalto, mas novamente negou acusações


Vixe d-flex me-2
Redação 07/09/2024 12:31 Política
Após demissão de ministro, Anielle Franco diz que ‘não é aceitável relativizar ou diminuir episódios de violência’ -

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, se manifestou pela primeira vez, na noite desta sexta-feira (6), logo após a demissão do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, por denúncias de assédio sexual. Ela teria sido uma das vítimas do agora ex-ministro. Os dois foram ouvidos pelo presidente Lula em reuniões separadas no Palácio do Planalto.

Em nota divulgada em sua conta oficial no Instagram, Anielle pediu respeito ao seu direito à privacidade, disse que “não é aceitável relativizar ou diminuir episódios de violência” e ressaltou que ajudará nas investigações abertas contra Almeida.

“Reconhecer a gravidade dessa prática e agir imediatamente é o procedimento correto, por isso ressalto a ação contundente do presidente Lula e agradeço a todas as manifestações de apoio e solidariedade que recebi. Tentativas de culpabilizar, desqualificar, constranger, ou pressionar vítimas a falar em momentos de dor e vulnerabilidade também não cabem, pois só alimentam o ciclo de violência. Peço que respeitem meu espaço e meu direito à privacidade. Contribuirei com as apurações, sempre que acionada”, diz trecho da nota. 

“Sabemos o quanto mulheres e meninas sofrem todos os dias com assédios em seus trabalhos, nos transportes, nas escolas, dentro de casa. E posso afirmar até aqui, que o enfrentamento a toda e qualquer prática de violência é um compromisso permanente deste governo. Sigo firme nos passos que me trouxeram até aqui, confiante nos valores que me movem e na minha missão de trabalhar por um Brasil justo e seguro pra todas as pessoas”, completa a ministra.

As denúncias de assédio sexual contra Silvio Almeida vieram à tona nesta última quinta-feira (5) e desde então ele negou categoricamente e chegou a classificar como “ilações absurdas com o único intuito de me prejudicar, apagar nossas lutas e histórias, e bloquear o nosso futuro”. Almeida também criticou o Me Too por confirmar a existência dessas acusações.

Silvio Almeida

Também em nota em seu perfil no Instagram, o agora ex-ministro informou que pediu ao presidente Lula para que o demitisse “a fim de conceder liberdade e isenção às apurações, que deverão ser realizadas com o rigor necessário e que possam respaldar e acolher qualquer vítima de violência”. Segundo ainda Almeida, será uma oportunidade para que prove sua “inocência” e se “reconstrua”.

“Ao longo de 1 ano e 8 meses à frente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, reconstruímos a política de direitos humanos no Brasil. Acumulamos vitórias e conquistas durante essa jornada que jamais serão apagadas. A luta histórica do povo brasileiro e sua libertação são maiores que as inspirações e necessidades individuais. As conquistas civilizatórias percebidas pelo Ministério dos Direitos Humanos da Cidadania (MDHC), correm risco de erosão imediata, o que me obriga a ir ao encontro das luzes pelas quais dediquei minha vida inteira. Não colocarei em risco o progresso alcançado em defesa do povo invisibilizado vítima de um massacre ininterrupto, pobre, favelado e à margem do processo civilizatório”, diz trecho da nota.

O ex-ministro ainda afirmou que “a segurança e proteção da mulher, sua emancipação e a valorização das suas subjetividades são a força motriz e a potência reformadora e proeminente que o país precisa”. Segundo Silvio Almeida, é “preciso combater a violência sexual, fortalecendo estratégias compromissadas com um amplo espectro de proteção às vítimas, critérios de averiguação, meios e moldes de apurações transparentes submetidos a controle social e com efetiva participação dos sistemas de justiça sendo a chave para efetivar políticas de proteção à violência estimulada por padrões heteronormativos”.

“Em razão da minha luta e dos compromissos que permeiam minha trajetória, declaro que incentivarei indistintamente a realização de criteriosas investigações. Os esforços empreendidos para que tenhamos um país mais justo e igualitário são frutos de lutas coletivas e não podem sucumbir a desejos individuais. Sou o maior interessado em provar minha inocência, que os fatos sejam postos para que eu possa me defender dentro do processo legal”, completa a nota.  

Leia também:

Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, é o quarto ministro a cair no governo Lula; relembre

Candidata a vereadora diz ter sofrido assédio sexual por Silvio Almeida em 2019

Lula diz que quem ‘pratica assédio não vai ficar no governo’ e convoca reunião

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Seap transfere detentos de alta periculosidade do Conjunto Penal de Itabuna para Barreiras -
Cidades 17/03/2025 às 12:07

Seap transfere detentos de alta periculosidade do Conjunto Penal de Itabuna para Barreiras

Ação faz parte da megaoperação 'Soberania Cacaueira', deflagrada nesta segunda-feira (17), na região


Odontomóvel leva atendimento gratuito para estudantes da Bahia -
Saúde 17/03/2025 às 11:36

Odontomóvel leva atendimento gratuito para estudantes da Bahia

Iniciativa do Governo do Estado atenderá, até final do ano, cerca de 150 mil alunos em mais de 100 municípios


Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado -
Política 17/03/2025 às 11:05

Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado

Medidas podem beneficiar milhões de brasileiros e estão no foco do Congresso, segundo ministra das Relações Institucionais


Capitão Alden cobra João Roma por definição de alianças para eleições 2026 na Bahia -
Política 17/03/2025 às 10:34

Capitão Alden cobra João Roma por definição de alianças para eleições 2026 na Bahia

Deputado federal critica aproximação com ACM Neto e defende candidatura própria ao Palácio de Ondina no próximo ano


Declaração do IR 2025 já pode ser enviada; confira novidades e prazos -
Cidades 17/03/2025 às 10:03

Declaração do IR 2025 já pode ser enviada; confira novidades e prazos

Formulário pré-preenchido estará disponível a partir de abril


Resumo BBB 25 de domingo (16/3): Após paredão, Aline confronta Eva e Renata e Guilherme critica gêmeos -
BBB 25 17/03/2025 às 09:32

Resumo BBB 25 de domingo (16/3): Após paredão, Aline confronta Eva e Renata e Guilherme critica gêmeos

Quem você quer que saia da casa mais vigiada do Brasil: Gracyanne Barbosa, Daniele Hypólito ou Eva? Vote na enquete do Portal M!


Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas -
Política 17/03/2025 às 09:01

Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas

Presidente busca abrir mercado japonês para carne bovina e consolidar parceria estratégica com Vietnã


Bahia vence Vitória e fica perto do título do Baianão 2025 -
Cidades 17/03/2025 às 08:30

Bahia vence Vitória e fica perto do título do Baianão 2025

Com resultado, Tricolor pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta para garantir título estadual de 2025 no domingo (23)


Universidade para Todos 2025: inscrições abrem terça-feira; veja como participar -
Cidades 17/03/2025 às 08:00

Universidade para Todos 2025: inscrições abrem terça-feira; veja como participar

Programa é voltado para alunos da rede pública da Bahia, com foco na preparação para o Enem e vestibulares


Bolsonaro articula com senadores para impedir indicação de Lula ao STM -
Política 17/03/2025 às 07:30

Bolsonaro articula com senadores para impedir indicação de Lula ao STM

Ex-presidente criticou escolha de Verônica Abdalla Sterman para Superior Tribunal Militar, afirmando que ela segue linha de pensamento da atual presidente da Corte


Vixe