Após boatos, Jerônimo nega nome de João Dude na Secretaria de Comunicação
Jerônimo Rodrigues também defendeu nomeação de Sandro Magalhães na gestão da Fundação Pedro Calmon

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), negou, na manhã desta quarta-feira (26), que tenha definido um novo nome para assumir a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom). Durante a apresentação da edição 2025 da Bahia Farm Show, no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, o petista desmentiu a nomeação do publicitário João Dude, especulado para o cargo.
“Meu amigo, nos ajuda bastante, mas não tem esse nome”, declarou o governador.
“Eu só quero pedir que a imprensa pegue leve para não desgastar as pessoas. Eu sei que é natural da imprensa fazer as especulações, mas não tenho nenhum contato, não tive nenhum contato com o nome de João Dude”, completou.
Troca na Secom e veto a Cid Andrade
A Secom está sem um titular definitivo desde a saída de André Curvello, no final de 2024. Desde então, vários nomes foram especulados, incluindo o do publicitário Cid Andrade e o do atual secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro.
Cid era dado como certo e quase tomou posse no cargo, no entanto, teria sofrido uma série de vetos que pesaram na decisão e foi descartado seu nome para o posto. Com isso, até o momento, a pasta permanece sendo comandada interinamente por Luciano Suedde.
Em entrevista ao Portal M!, o governador sinalizou, nesta manhã, que uma decisão deve ser tomada em breve. “Espero que até sexta-feira tenhamos essa resposta. Estou fazendo outra tratativa”, pontuou.
De acordo com informações dos bastidores políticos, a nomeação de Cid para a área de comunicação do governo enfrentou resistência dentro do PT, especialmente entre aliados do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Segundo fontes, a insatisfação teria travado o processo, já que Cid é próximo ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e teria feito críticas a Rui em círculos de publicitários, o que chegou ao conhecimento do ex-governador baiano.
Diante do impasse, o governador Jerônimo Rodrigues busca uma solução que minimize desgastes com a ala ligada a Rui Costa. O objetivo é evitar conflitos internos e garantir um consenso antes de formalizar a nomeação. Apesar da resistência, integrantes do governo já consideram a escolha de Cid como praticamente certa. Ele, inclusive, teria participado de reuniões estratégicas sobre a comunicação da gestão durante o Carnaval.
Sem a oficialização no Diário Oficial, ainda existe a possibilidade de outro nome ser indicado para o cargo, visando ampliar a mediação entre os grupos políticos com influência no governo. Entre os cotados está Flávio Gonçalves, diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), que já havia sido especulado para assumir a presidência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), mas pode voltar à disputa pelo posto na comunicação estadual.
Escolha de Sandro Magalhães
Jerônimo Rodrigues também foi questionado pelo Portal M! sobre a recente nomeação de Sandro Magalhães para a gestão da Fundação Pedro Calmon (FGM), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Cultura (Secult-BA). O governador negou que a escolha tenha sido política e defendeu o nome de Magalhães com base em sua experiência na gestão pública.
“O Sandro é um militante nosso da cultura. Ele já foi coordenador da área de cultura da Secult e tem uma vasta experiência. Ali é um ambiente que eu preciso agora, por conta das agendas previstas para 2025 e 2026, como as festas literárias, feiras literárias e a coordenação do contato com o governo federal”, destacou Rodrigues.
Sandro Magalhães, além de sua trajetória na gestão cultural, também é presidente do PT de Serrinha e candidato à presidência do PT da Bahia. Sua nomeação gerou especulações sobre um possível viés político na decisão, o que foi refutado pelo governador.
Possível presença de Lula na Bahia Farm Show
A participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na edição 2025 da Bahia Farm Show, que acontece entre os dias 9 e 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, também foi pauta da entrevista. Jerônimo afirmou que ainda não tem confirmação sobre a presença do presidente, pois a data pode coincidir com uma viagem internacional.
“Eu não vi a agenda ainda, mas soube que tinha uma previsão que pode coincidir com uma viagem internacional dele. Se isso acontecer, ele deverá mandar um ministro para representar”, explicou o governador. “Esperamos que ele possa vir. Vou estar com o Rui (Costa) depois de amanhã, e espero que ele possa vir. Lula participou da Bahia Farm Show em 2023 e se comprometeu a voltar”, acrescentou.
Caso o presidente não compareça, a expectativa é que sua representação fique a cargo dos ministros Carlos Fávaro (Agricultura) ou Rui Costa (Casa Civil).
Aproximação com prefeitos do União Brasil
O governador também falou sobre a relação do governo estadual com prefeitos do União Brasil, liderados pelo ex-prefeito ACM Neto, atual vice-presidente nacional da legenda. Jerônimo novamente afirmou que a aproximação é focada em políticas públicas e não em estratégias eleitorais para 2026.
“Eu estou tratando com os prefeitos para resolver políticas públicas. É claro que os prefeitos têm dificuldades em governar seus municípios sem apoio da União e do Estado. Para aqueles que quiserem fazer uma agenda de saúde, de educação, eu estou tratando com essa atuação”, afirmou.
O governador citou o encontro recente com o prefeito de Santa Maria da Vitória, Tony José, como exemplo. “Ele me disse que não seguiu o senhor, mas que seu time será respeitado. Eu recebi isso com agrado. Estou fazendo isso com diversos municípios, pois é necessário pensar na política pública”, completou.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

BBB 25: Diego, Renata e Vitória disputam permanência em paredão decisivo nesta quinta
Emparedados utilizam Raio-X para refletir sobre jogo e pedir votos ao público

Salvador lidera ranking do IBGE com quase 1 milhão vivendo em ruas sem calçada
Quase metade da população vive em vias sem passeios adequados; capital baiana também tem índice crítico de arborização e infraestrutura viária

Wagner minimiza crise com PSD e volta a defender chapa ‘puro sangue’ com Jerônimo e Rui em 2026
Petista descarta rompimento com aliados e afirma que decisão sobre composição será tomada com diálogo

Agenda cultural: Barulhinho Bom, Julio Caldas, Renata Bastos, Zelito Miranda, CineSom e mais; confira no Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

Junior Marabá concede reajuste de 7% para servidores de Luís Eduardo Magalhães
Prefeito distribui 5 toneladas de peixe e 3,5 mil ovos na Páscoa solidária

RG animal gratuito já está disponível: veja como cadastrar seu pet e garantir castração e microchip
Governo lança programa inédito para promover bem-estar animal e combater abandono com base de dados unificada

Fim do jejum! Vitória vence primeira na série A com golaço e defesa ainda preocupante
Rubro-Negro conquista primeiro triunfo após sete jogos em noite marcada por falhas defensivas e acerto nas bolas paradas

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados