Ana Paula Matos fala sobre relação com a Cultura e se diz pronta para qualquer desafio: ‘Onde for escalada, eu vou’
Conforme a vice-prefeita, a possibilidade de assumir a Secult foi ventilada por trabalhadores da Cultura

A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), foi empossada nesta quarta-feira (1º) para seu segundo mandato. Durante solenidade de posse na Câmara Municipal de Salvador (CMS), Ana Paula comentou os rumores de que pode assumir a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), após a saída de Pedro Tourinho, e afirmou estar pronta para qualquer desafio.
“Na verdade, o secretário Pedro, Guerreiro, Walter subsecretário, e outros trabalhadores da Cultura têm uma proximidade muito grande comigo, porque eles têm, dentre outros projetos, a responsabilidade de gerir o Salvador Capital Afro, que é uma pauta que eu trabalho. Então, nesse processo, eu sou próxima da Cultura desde o início”, explicou.
Ainda sobre o tema, Ana Paula ressaltou que a possibilidade foi ventilada por trabalhadores da Cultura e enfatizou que seu nome não surgiu do “gabinete” ou do Palácio Thomé de Souza.
“Esse meu nome não surgiu nem do gabinete nem do Palácio, surgiu do setor da cultura por essa visão social. Mas estou conversando muito com o prefeito Bruno sobre como essa cidade precisa ser trabalhada. Eu não preciso estar na cultura, nem na saúde, em nenhuma pasta. Se eu for convocada, irei com amor, irei com responsabilidade, mas essa foi uma ventilação dos servidores, de pessoas que convivem comigo. Não foi uma ventilação do prefeito”, disse.
Saúde e Assistência Social
Na ocasião, Ana Paula também foi questionada sobre a possibilidade de assumir a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ou a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Sobre a saúde, a vice-prefeita destacou o trabalho feito pelo titular da pasta, Alexandre Reis.
“Esse ano, com a graça de Deus, a gente vai entregar a primeira maternidade hospital da criança da nossa cidade. Então, ela é hoje acolhida pelo secretário Alexandre, que é um excelente gestor, um excelente técnico. Não sei se estarem em alguma pasta, mas pode ter certeza que ao lado de Bruno estarem cuidando da cidade. O que eu desejo é cuidar do povo”, afirmou Ana Paula.
Ela também explicou sua relação próxima com Bruno Reis e sua disponibilidade para atuar onde for necessário. “Normalmente, ele está mais focado nas grandes obras da infraestrutura e eu na área social. Então, onde ele me convocar, eu vou. Mas, pode ter certeza que eu estou feliz, estou preparada, estou motivada, estou pronta para trabalhar ainda mais pelo povo”, pontuou.
Experiência na Sempre
Já sobre a possibilidade de voltar à Sempre, Ana Paula lembrou que já atuou por três vezes na pasta, e também elogiou o titular Júnior Magalhães. “Eu já estive lá por duas vezes como secretária e mais uma como subsecretária. Imagino que já tenha dado a minha contribuição. A Lei do SUAS Municipal, que está lá, eu ajudei a criar, o Conselho da Juventude e outros projetos. Não fui convocada para isso, imagino que não até porque o secretário Júnior Magalhães tem feito um trabalho lindo”.
“Cuidar da área social não quer dizer estar em uma pasta, mas quer dizer ser o coração acolhedor da prefeitura, que está ouvindo as pessoas que estão na comunidade”, complementou.
Futuro político
Por fim, ao falar sobre seu futuro político, Ana Paula comentou a possibilidade de ser candidata à prefeita de Salvador em 2028.
“Eu estou preparada pra servir o povo onde Deus me convocar, onde o meu grupo político me levar, eu estarei. Mas tenho que estar preparada pra ser prefeita desde 2021, porque o vice-prefeito tem, dentre as suas atribuições, a responsabilidade de substituir o prefeito em alguma ausência. Então eu não poderia estar preparada pra servir sem estar preparada pra ser prefeita. Eu estou preparada”, finalizou.
Matheus Calmon
Matheus é jornalista, pós-graduado em jornalismo digital e especialista em contar histórias que informam e conectam, com paixão por investigar, escrever e dar voz a questões que importam.
Iago Bacelar
Formado em Jornalismo pela UniFTC, com cerca de 2 anos de experiência em veículos online e 1 ano em assessoria de imprensa. Apaixonado por cultura, entretenimento e iniciando na política.
Mais Lidas
Política
Cassação de Glauber Braga avança na Câmara após rejeição de recurso na CCJ
Últimas Notícias

Cassação de Glauber Braga avança na Câmara após rejeição de recurso na CCJ
Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe e é intimado na uti após live polêmica
Ex-presidente foi notificado no hospital e criticou ação judicial; Sindicatos de Oficiais de Justiça reagem com nota pública

Bruno Reis rebate debandada de prefeitos da oposição e alfineta Jerônimo: ‘só espuma, pouco resultado’
Prefeito adota tom cauteloso sobre ida do PDT para base de Jerônimo e cita apoio popular ao comentar 66% de aprovação em pesquisa

Ponte de R$ 3,1 milhões vai transformar acesso rural em Caetité; obra atende demanda histórica
Nova estrutura viária vai garantir mais segurança e facilitar deslocamento entre áreas rurais e BR-030 no Sudoeste baiano

Lula entrega PEC da Segurança e revela plano para enfrentar ‘multinacional do crime’ no Brasil
Proposta amplia papel do governo federal na segurança pública, cria corregedorias nas polícias e inclui sociedade civil no Conselho Nacional

Campo com grama sintética, moradias e praças: veja pacote de obras no Subúrbio de Salvador
Intervenções foram entregues pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) nesta última quarta-feira (23)

Presidente do Sinjorba denuncia ataques à imprensa e defende: ‘sem diploma, o jornalismo perde sua essência’
Para Moacy Neves, no entanto, categoria tem o que comemorar graças aos avanços dos últimos anos

Basílica aberta à noite atrai multidão: milhares se despedem de Francisco em clima de comoção
Fiéis enfrentam longas filas em silêncio para homenagear papa, falecido após sofrer AVC; enterro será no sábado, em cerimônia solene

Alerta laranja em Salvador: veja bairros mais atingidos pelas chuvas nas últimas 24 horas
Volume de chuva acumulado já ultrapassa os 40 mm, segundo Defesa Civil de Salvador

EP de estreia de Anderson Cunha resgata histórias impactantes da escravidão em Caetité
Lançamento acontece nesta sexta-feira (25) em todas plataformas digitais

Consórcio Nordeste: Decisão polêmica do TCU encerra investigação sobre respiradores na gestão de Rui Costa
Contrato com empresa de produtos à base de maconha já foi usado inúmeras vezes pela oposição para criticar ex-governador