Alexandre de Moraes suspende o X no Brasil após Musk não indicar representante legal no país
Na quarta-feira (28), Moraes havia dado um prazo de 24 horas para que o X atendesse a essa exigência

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou nesta sexta-feira (30) a suspensão das atividades da rede social X no Brasil. A reportagem é do G1.
A decisão foi tomada após a empresa não cumprir uma ordem do ministro para designar um representante legal no país. Na quarta-feira (28), Moraes havia dado um prazo de 24 horas para que o X atendesse a essa exigência, prazo que expirou às 20h07 da quinta-feira (29).
Além disso, Moraes também havia determinado que o X pagasse multas pendentes, impostas por desobedecer ordens judiciais para remover perfis que, segundo a Justiça, disseminavam informações falsas e promoviam ataques contra as instituições democráticas. As multas totalizam R$ 18 milhões, e a empresa também não cumpriu essa determinação.
No dia 17 de agosto, o X fechou seu escritório no Brasil, alegando que Moraes havia ameaçado prender a então representante legal da empresa no país. Desde então, a empresa vem descumprindo ordens judiciais para remover perfis com conteúdo golpista ou que atacam as instituições.
Após o prazo expirar, o X declarou que esperava a ordem de suspensão no Brasil “em breve” e afirmou que não seguiria as determinações de Moraes para remover perfis com conteúdos golpistas e de ataques às instituições, alegando que as ordens eram “ilegais”.
O X é de propriedade do bilionário Elon Musk, um dos magnatas do setor de tecnologia do Vale do Silício, na Califórnia (EUA). Musk tem criticado Moraes nas redes sociais devido às decisões do ministro que obrigam a rede a remover perfis que promovem ataques às instituições democráticas. Ao longo desta quinta-feira, ele repetiu alguns desses ataques em postagens na própria rede social X.
Leia também:
Muita Informação se une a cinco veículos de imprensa para sabatinar candidatos a prefeito de Salvador
Redação
Mais Lidas
Política
Estado de saúde de Bolsonaro evolui bem, mas alta da UTI ainda não tem data
Glauber Braga encerra greve de fome após Câmara adiar votação sobre cassação
Últimas Notícias

Oposição cobra investigação sobre asilo de Lula à ex-primeira-dama do Peru condenada por corrupção
Caso gerou reação imediata no Congresso Nacional e resultou em pedidos de explicações ao Itamaraty

Estado de saúde de Bolsonaro evolui bem, mas alta da UTI ainda não tem data
Ex-presidente está sob vigilância intensiva e não tem previsão de alta; equipe médica relata melhora progressiva e ausência de dor

Tiago Correia vê intervenção federal como prova do colapso na segurança: ‘atestado de fracasso’
Líder da Oposição na AL-BA afirma que medida é 'indicativo claro da perda de controle do governo estadual diante da violência'

Brasil registra 6 mil mortes e 84 mil feridos em acidentes nas rodovias federais; Bahia está em 2°
Estatísticas de acidentes e mortes variaram significativamente entre estados

Sete curiosidades sobre a Páscoa que você provavelmente não sabia
Semana Santa é mais do que religião: veja curiosidades da celebração e como ela ganha vida na Bahia

Guilherme resiste por 12 horas e conquista primeira vaga na final do BBB 25
Resultado foi definido com desistência de Renata, última adversária na disputa, após 11h59 de prova

Tensão agrária vira embate político: Éden defende Força Nacional e acusa ACM Neto de ‘desespero eleitoral’
Ex-prefeito afirmou que governador precisou ‘pedir socorro’ devido à grave situação em conflitos agrários no Extremo-sul

Glauber Braga encerra greve de fome após Câmara adiar votação sobre cassação
Deputado do PSOL-RJ passou 15 dias em jejum como protesto e permanecerá em recuperação enquanto segue mobilização contra orçamento secreto

Conta de luz vai subir na Bahia: veja quanto sua fatura vai aumentar com novo reajuste
Nova tarifa da Coelba foi aprovada pela Aneel e afeta mais de 6,7 milhões de unidades consumidoras no Estado

Governador participa da Procissão do Fogaréu em Serrinha, que completa 95 anos
Celebração litúrgica remete à última ceia de Jesus com os discípulos