Alckmin critica tarifas dos EUA e lança pacote ambiental com R$ 32 milhões em investimentos
Vice-presidente sanciona lei contra queimadas, amplia áreas protegidas e defende livre comércio durante agenda oficial
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O vice-presidente da República e presidente em exercício, Geraldo Alckmin, voltou a criticar a decisão dos Estados Unidos de aumentar tarifas de importação, classificando a medida como prejudicial para a economia global e ultrapassada. Segundo ele, durante visita a uma fábrica em Brasília, oo protecionismo adotado pela gestão americana representa um retrocesso nas relações comerciais internacionais. “É ruim para todo mundo”, afirmou Alckmin ao comentar os impactos da política tarifária. Para ele, a elevação de impostos sobre produtos importados eleva os custos para consumidores e empresas, inclusive dentro dos próprios Estados Unidos, ao gerar inflação e encarecimento de mercadorias.
O vice-presidente ainda reforçou que o Brasil não representa uma ameaça comercial para os EUA. Na mesma ocasião, Alckmin reafirmou o compromisso do governo brasileiro com o multilateralismo e destacou os esforços para concluir o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Segundo ele, a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à França tem como um dos objetivos principais acelerar as negociações desse tratado, que pode ser assinado ainda em 2025.
“Dos dez produtos que eles mais exportam para o Brasil, em oito o imposto de importação é zero”, disse Alckmin.
Lei contra queimadas e pacote de medidas ambientais marcam Dia do Meio Ambiente
Ainda durante sua agenda oficial, Alckmin sancionou, em cerimônia no Palácio do Planalto, o Projeto de Lei 3.469/2024, que autoriza a União a repassar recursos para ações de prevenção e combate a queimadas irregulares e incêndios florestais. A legislação viabiliza a utilização de recursos do Fundo de Apoio à Infraestrutura para Eventos Climáticos Extremos e do Fundo Nacional de Meio Ambiente.
O presidente em exercício também anunciou o investimento de R$ 32 milhões em ações preventivas nos municípios da Amazônia e do Pantanal, como parte das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
“Não há melhor maneira de comemorarmos essa data do que trabalhando para defendermos o meio ambiente e preservarmos a nossa casa comum”, declarou Alckmin.
Governo amplia áreas protegidas e institui plano de uso sustentável dos oceanos
O governo federal assinou dois decretos que ampliam unidades de conservação ambiental. Um deles cria o Refúgio de Vida Silvestre do Soldadinho-do-Araripe. O outro amplia a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, hoje a maior unidade marinho-costeira do país.
Outro decreto institui o Planejamento Espacial Marinho (PEM), voltado ao mapeamento do uso sustentável dos recursos oceânicos. A medida busca preservar o ecossistema marinho e garantir equilíbrio entre exploração econômica e conservação ambiental.
Programas de adaptação climática e reconhecimento internacional
Entre as novas iniciativas, foi lançado o programa Periferias Verdes Resilientes, voltado à adaptação urbana frente às mudanças climáticas. O projeto inclui edital para financiamento de soluções sustentáveis em áreas vulneráveis, como a transformação de espaços degradados em áreas verdes para mitigar enchentes e deslizamentos.
Além disso, foi anunciada a candidatura da Reserva da Biosfera Marinha Vitória-Trindade ao reconhecimento pela Unesco. O objetivo é valorizar a gestão sustentável da costa central brasileira, promovendo práticas de conservação baseadas em ciência e participação social.
Participação da sociedade e posicionamento contra mudanças no licenciamento
Duas consultas públicas foram lançadas durante o evento. A primeira busca contribuições para o Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia. A segunda propõe a regulamentação do pagamento por serviços ambientais, que remunera atividades de preservação da natureza. O pacote ambiental inclui ainda a criação do Comitê Nacional das Zonas Úmidas e do Comitê Consultivo do Selo Amazônia, voltado à certificação de produtos sustentáveis da floresta.
Por fim, o ministro interino do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, criticou o Projeto de Lei 2159/2021, em tramitação na Câmara, que flexibiliza regras de licenciamento ambiental. Segundo ele, o atual sistema é técnico, preventivo e essencial para proteger vidas e ecossistemas.
“O Brasil precisa de um licenciamento ambiental moderno, eficiente e transparente, que agilize o processo, mas com rigor técnico”, afirmou
Mais Lidas
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Política
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Últimas Notícias
Prazo da cota única e da 1ª parcela do IPTU 2026 de Salvador termina nesta quinta-feira
Contribuintes podem pagar online, parcelar em até 11 vezes ou emitir segunda via do boleto pela Internet
Bruno Reis apresenta mudanças no Carnaval de Salvador 2026, reforça circuito Osmar e anuncia ações para ambulantes
Abertura será no Campo Grande, às 18h, com homenagem aos 110 anos do samba e atrações no Centro, Barra-Ondina e bairros
Vixe! Saída de Coronel abre crise no governo. Geddel cobra a vice e MDB ameaça romper. A pressão sobre Jerônimo e a culpa de Wagner. A voz de Kassab e o impacto em Neto
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores
51,4% desaprovam governo Lula e 51% rejeitam reeleição, mostra pesquisa Meio/Ideia
Levantamento aponta segurança pública como pior área avaliada e economia com desempenho relativamente melhor
Pesquisa Meio/Ideia mostra Flávio Bolsonaro em ascensão e empate técnico com Lula no segundo turno
Levantamento indica avanço do senador e equilíbrio na disputa presidencial em diferentes cenários eleitorais
Zema nega convite para vice de Flávio Bolsonaro e mantém pré-candidatura presidencial
Governador mineiro prioriza candidatura própria e condiciona alianças à oposição ao PT
Lula lidera relevância digital entre presidenciáveis e domina principais redes sociais
Levantamento aponta presidente como o nome mais influente no ambiente virtual entre pré-candidatos ao Planalto
Resumo do BBB 26 de terça-feira (03/02): Brigido é eliminado com 77,88% e madrugada marcada por análises de jogo
Participantes debatem discurso de Tadeu Schmidt e reposicionamentos estratégicos após paredão
Lavagem de Itapuã completa 121 anos e leva mais de 30 atrações às ruas do bairro nesta quinta-feira
Cortejo tradicional, lavagem nativa e apresentações marcam a celebração no bairro
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações em 04/02/2026
Partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro será disputada na Arena Barueri, às 21h30