Alckmin vê ‘avanços’ na relação com EUA e diz que encontro entre Lula e Trump segue sem data definida
Apesar do otimismo, vice-presidente destacou que ainda não há data definida para uma nova reunião entre os dois líderes
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou, neste sábado (4), que o governo brasileiro tem “convicção de que haverá próximos passos” nas negociações com os Estados Unidos após o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente americano, Donald Trump, em Nova York. Apesar do otimismo, ele destacou que ainda não há data definida para uma nova reunião entre os dois líderes.
Durante visita a uma concessionária da Hyundai em Brasília, ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho, Alckmin ressaltou que já foram registrados avanços desde o anúncio do tarifaço norte-americano. Segundo ele, as tarifas sobre celulose, ferro-níquel e herbicidas foram zeradas, e o imposto sobre madeira serrada foi reduzido.
“Se somarmos tudo isso, dá US$ 1,7 bilhão. Tivemos alguns avanços. Acho que o encontro do presidente Lula com o presidente Trump foi importante. Temos muita convicção de que haverá próximos passos. E não há razão para manter essa tarifa, porque os Estados Unidos são superavitários. Eles vendem mais para a gente do que nós para eles”, afirmou o vice-presidente.
Governo aposta em diálogo e complementaridade econômica
Alckmin reforçou que o Brasil e os Estados Unidos têm uma “avenida pela frente” para aumentar os investimentos e a cooperação em setores estratégicos. Ele defendeu que as relações entre os dois países caminham para uma maior complementaridade econômica e disse acreditar na força da diplomacia para destravar gargalos comerciais.
O ministro revelou que tem mantido contato direto com autoridades americanas, como o secretário do Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e o chefe do Escritório Comercial (USTR), embaixador Jamieson Greer.
“As conversas têm sido boas, positivas. Vamos aguardar, as coisas estão caminhando”, disse.
Questionado sobre uma nova rodada de reuniões bilaterais, Alckmin afirmou que ainda não há encontros agendados. Em tom bem-humorado, fez referência ao comentário de Donald Trump sobre a “química” com Lula no encontro em Nova York: “Eu fui professor de cursinho de química. A química é uma ótima solução.”
Encontro em Nova York reduziu tensões diplomáticas
O ministro dos Transportes, Renan Filho, que acompanhou Alckmin durante a visita à concessionária, afirmou que o encontro entre Lula e Trump “distensionou” a relação entre os dois países. Ele ressaltou que, apesar de entraves internos nos Estados Unidos, as negociações sobre o tarifaço estão avançando.
“As tratativas estão evoluindo, mas o shutdown e outras agendas paralelas atrasaram o cronograma. O fato é que o diálogo precisa acontecer pela diplomacia. Como dizia Ulysses Guimarães, uma reunião desse nível tem que ser arrumada. E a gente está indo bem”, avaliou o ministro.
Renan Filho também mencionou o papel do Brasil no apoio ao plano americano de cessar-fogo na Faixa de Gaza, destacando que o contexto internacional influencia diretamente o ritmo das negociações comerciais. “A agenda brasileira já é complexa, imagina a americana. Tem que conciliar tudo isso”, ponderou.
Expectativa por novo encontro entre Lula e Trump
Sobre o próximo encontro entre Lula e Trump, o ministro dos Transportes explicou que o formato e o local ainda estão em discussão.
“O presidente Lula terá uma agenda internacional agora e pode haver convergência com a agenda do presidente Trump. Isso pode acontecer fora do Brasil, possivelmente nos Estados Unidos, mas está sendo costurado”, afirmou.
Renan destacou que, desde o anúncio das tarifas, o diálogo bilateral tem avançado de maneira contínua, sem retrocessos.
“Do tarifaço para cá, em nenhum momento houve recuo. Sempre a notícia é: retirou isso, reduziu aquilo. Agora, temos a MP 1.303, que está em tramitação no Congresso, e será fundamental para criar uma alternativa aos setores que ainda enfrentam tarifas mais altas. Então acho que há caminho, e, como disse o presidente, vamos aguardar”, concluiu.
O governo brasileiro busca reduzir os impactos das tarifas impostas por Washington sobre produtos como aço, alumínio e madeira, que afetaram diretamente setores industriais e exportadores. A expectativa do Planalto é que a reaproximação entre Lula e Trump abra espaço para uma revisão mais ampla das barreiras comerciais e o fortalecimento da cooperação econômica entre os dois países.
Mais Lidas
Política
Câmara aprova projeto que endurece regras para desapropriação de terras
Últimas Notícias
Homem é preso na Graça acusado de usar cães para atacar e ameaçar moradores
SAC realiza atendimento exclusivo para idosos em quase 50 cidades baianas para emissão do novo RG
Iniciativa, que acontece neste sábado (8), busca agilizar emissão do novo documento para pessoas idosas e reduzir filas ao longo da semana
Acordo de Paris, transição energética e financiamento climático marcam segundo dia da Cúpula do Clima em Belém
Lula lidera debates sobre Acordo de Paris, NDCs e cooperação internacional rumo à COP30
Vitória deixa grupo dos mais ameaçados e renova chances de permanência na Série A
Rubro-Negro escapa do Z4 após quase 3 meses e melhora projeções de rebaixamento segundo a UFMG
Ex-ministros pedem a Lula criação de secretaria para conter crise na segurança do Rio após operação com 121 mortos
Grupo de ex-titulares da Justiça e juristas enviam carta ao presidente defendendo ação coordenada da União na capital fluminense
Aposentados têm até dia 14 para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS
INSS também emitiu alerta sobre tentativas de golpe envolvendo ressarcimento
Semob reforça frota de ônibus em Salvador para garantir acesso aos locais de provas do Enem
De acordo com a pasta, entre 10h e 18h, o sistema de transporte coletivo terá o reforço de 143 veículos, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais
Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com mutirões e atividades na Ribeira nesta sexta
Campanha nacional reforça mobilização em Salvador com ações educativas, inspeções e engajamento comunitário no combate ao Aedes aegypti
Cine Aulão gratuito prepara estudantes para Enem com revisão em salas de cinema neste sábado
Evento será realizado nas salas do Cinemark Salvador Shopping, a partir das 7h30
Consulado dos EUA envia carta ao Rio e lamenta morte de policiais durante megaoperação
Governo do Rio afirmou que mantém constante troca de informações com instituições de combate ao narcotráfico dos EUA
Ivana Mércia assume presidência do TRT-BA e anuncia metas para fortalecer Justiça do Trabalho na Bahia
Mércia expressou emoção ao assumir o cargo máximo da instituição, na noite da última quarta-feira (5)