Alckmin vê ‘avanços’ na relação com EUA e diz que encontro entre Lula e Trump segue sem data definida
Apesar do otimismo, vice-presidente destacou que ainda não há data definida para uma nova reunião entre os dois líderes
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou, neste sábado (4), que o governo brasileiro tem “convicção de que haverá próximos passos” nas negociações com os Estados Unidos após o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente americano, Donald Trump, em Nova York. Apesar do otimismo, ele destacou que ainda não há data definida para uma nova reunião entre os dois líderes.
Durante visita a uma concessionária da Hyundai em Brasília, ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho, Alckmin ressaltou que já foram registrados avanços desde o anúncio do tarifaço norte-americano. Segundo ele, as tarifas sobre celulose, ferro-níquel e herbicidas foram zeradas, e o imposto sobre madeira serrada foi reduzido.
“Se somarmos tudo isso, dá US$ 1,7 bilhão. Tivemos alguns avanços. Acho que o encontro do presidente Lula com o presidente Trump foi importante. Temos muita convicção de que haverá próximos passos. E não há razão para manter essa tarifa, porque os Estados Unidos são superavitários. Eles vendem mais para a gente do que nós para eles”, afirmou o vice-presidente.
Governo aposta em diálogo e complementaridade econômica
Alckmin reforçou que o Brasil e os Estados Unidos têm uma “avenida pela frente” para aumentar os investimentos e a cooperação em setores estratégicos. Ele defendeu que as relações entre os dois países caminham para uma maior complementaridade econômica e disse acreditar na força da diplomacia para destravar gargalos comerciais.
O ministro revelou que tem mantido contato direto com autoridades americanas, como o secretário do Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e o chefe do Escritório Comercial (USTR), embaixador Jamieson Greer.
“As conversas têm sido boas, positivas. Vamos aguardar, as coisas estão caminhando”, disse.
Questionado sobre uma nova rodada de reuniões bilaterais, Alckmin afirmou que ainda não há encontros agendados. Em tom bem-humorado, fez referência ao comentário de Donald Trump sobre a “química” com Lula no encontro em Nova York: “Eu fui professor de cursinho de química. A química é uma ótima solução.”
Encontro em Nova York reduziu tensões diplomáticas
O ministro dos Transportes, Renan Filho, que acompanhou Alckmin durante a visita à concessionária, afirmou que o encontro entre Lula e Trump “distensionou” a relação entre os dois países. Ele ressaltou que, apesar de entraves internos nos Estados Unidos, as negociações sobre o tarifaço estão avançando.
“As tratativas estão evoluindo, mas o shutdown e outras agendas paralelas atrasaram o cronograma. O fato é que o diálogo precisa acontecer pela diplomacia. Como dizia Ulysses Guimarães, uma reunião desse nível tem que ser arrumada. E a gente está indo bem”, avaliou o ministro.
Renan Filho também mencionou o papel do Brasil no apoio ao plano americano de cessar-fogo na Faixa de Gaza, destacando que o contexto internacional influencia diretamente o ritmo das negociações comerciais. “A agenda brasileira já é complexa, imagina a americana. Tem que conciliar tudo isso”, ponderou.
Expectativa por novo encontro entre Lula e Trump
Sobre o próximo encontro entre Lula e Trump, o ministro dos Transportes explicou que o formato e o local ainda estão em discussão.
“O presidente Lula terá uma agenda internacional agora e pode haver convergência com a agenda do presidente Trump. Isso pode acontecer fora do Brasil, possivelmente nos Estados Unidos, mas está sendo costurado”, afirmou.
Renan destacou que, desde o anúncio das tarifas, o diálogo bilateral tem avançado de maneira contínua, sem retrocessos.
“Do tarifaço para cá, em nenhum momento houve recuo. Sempre a notícia é: retirou isso, reduziu aquilo. Agora, temos a MP 1.303, que está em tramitação no Congresso, e será fundamental para criar uma alternativa aos setores que ainda enfrentam tarifas mais altas. Então acho que há caminho, e, como disse o presidente, vamos aguardar”, concluiu.
O governo brasileiro busca reduzir os impactos das tarifas impostas por Washington sobre produtos como aço, alumínio e madeira, que afetaram diretamente setores industriais e exportadores. A expectativa do Planalto é que a reaproximação entre Lula e Trump abra espaço para uma revisão mais ampla das barreiras comerciais e o fortalecimento da cooperação econômica entre os dois países.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Últimas Notícias
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.