AL-BA aprova por unanimidade abono de 20% para professores da rede estadual
Com a aprovação, a expectativa é que os professores recebam os valores referentes aos precatórios do Fundef na folha de pagamento seguinte
Paulo Mocofaya/Agência AL-BA
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, nesta quarta-feira (17), por unanimidade, o pagamento de um abono extraordinário aos professores da rede estadual de ensino básico. O benefício corresponde a 20% dos recursos provenientes de precatórios judiciais relacionados à complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
O projeto do Executivo chegou à Casa Legislativa na segunda-feira (15) sob o número PL/245945, e tramitou a partir de acordo firmado entre os líderes do governo, Rosemberg Pinto (PT), e da oposição, Tiago Correia (PSDB). Segundo Rosemberg, a urgência se justificava para que o abono fosse pago aos servidores beneficiados na próxima folha de pagamento. Tiago, embora tenha participado do consenso, criticou o governador Jerônimo Rodrigues (PT) por não aumentar o percentual do abono.
Aprovação e negociações na AL-BA
A presidente da AL-BA, Ivana Bastos (PSD), designou Rosemberg para apresentar o parecer oral em plenário. O parlamentar destacou o papel da presidente da Comissão de Educação, deputada Olívia Santana (PCdoB) e dos deputados Zé Raimundo Fontes (PT) e Fabíola Mansur (PSB) nas negociações que garantiram o acordo entre governo e representantes da categoria.
“Trata-se de matéria de relevante interesse público, na medida em que se destina a beneficiar esta que é indubitavelmente uma das mais importantes categorias de servidores públicos”, afirmou Rosemberg durante a sessão.
O projeto recebeu duas emendas, do deputados Hilton Coelho (PSOL), que sugeria aumentar o percentual para 40%, e da bancada da minoria, proposta inicialmente por Tiago Correia, que previa 30%. No entanto, o deputado Rosemberg rejeitou as emendas, alegando que ambas representavam aumento de despesa e eram inconstitucionais por envolver matéria de iniciativa privada do governador.
O líder da minoria subiu à tribuna para apresentar o voto de sua bancada. Ele afirmou que a decisão de não aceitar a majoração para 30% demonstrou falta de sensibilidade, considerando a mesma lógica aplicada aos precatórios pagos em 2023 e 2024. Tiago reforçou que a categoria deveria ser contemplada com um índice maior, em reconhecimento à importância do magistério no estado.
A aprovação final ocorreu sem votos contrários, consolidando a distribuição do abono ainda em 2025. Com o acordo, a expectativa é que os professores recebem os valores referentes aos precatórios do Fundef na folha de pagamento seguinte, garantindo a aplicação imediata dos recursos judiciais destinados à valorização da carreira docente.
Jerônimo destaca reconhecimento à categoria
Na última sexta-feira (12), ao anunciar o pagamento da quarta parcela do precatório dos professores da rede estadual, o governador Jerônimo Rodrigues afirmou que o abono extraordinário para os profissionais da educação era uma “medida de justiça” e de “reconhecimento”.
“Assumimos o compromisso de enviar à Assembleia um projeto de lei pedindo autorização para pagar o abono a todos os professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual, ativos e aposentados. É uma medida de justiça e de reconhecimento ao trabalho da categoria”, disse.
Os professores que atuaram entre dezembro de 1998 e janeiro de 2006 terão os valores assegurados a partir da publicação de decreto no Diário Oficial do Estado (DOE), enquanto os contemplados pelo abono extraordinário dependiam da aprovação do Projeto de Lei pela AL-BA.
“O abono está garantido para 2026. Assim que a segunda parcela do precatório for creditada, encaminharemos novo projeto de lei à Assembleia, assegurando o pagamento a todos os profissionais do magistério”, disse o governador, que frisou a expectativa de que a primeira parcela do abono seja paga ainda em setembro.
Mais Lidas
Metade dos brasileiros ainda não entende o que é a COP-30, mostra pesquisa
Política
Senado aprova recondução de Paulo Gonet ao comando da PGR por dois anos
Afonso Florence é exonerado da Casa Civil para reassumir mandato; entenda
Últimas Notícias
Senado aprova recondução de Paulo Gonet ao comando da PGR por dois anos
Sandro Filho reage à expulsão do MBL e diz ser vítima de ‘sistema político’ do Nordeste
Parlamentar diz que comprovou inocência e aponta articulação política por trás de sua saída do movimento liberal
TCE-BA condena ex-prefeito de Jeremoabo a devolver R$ 1,6 milhão por irregularidades em obra de pavimentação
Análise do TCE-BA identificou execução apenas parcial da obra e falhas técnicas que comprometem a qualidade da intervenção
Setor de serviços da Bahia cresce 3,3% em setembro e tem quinto melhor resultado do país, segundo IBGE
Resultado foi impulsionado por transportes e comunicação, mas ainda acumula retração no ano
CCJ do Senado aprova recondução de Paulo Gonet à PGR; nome deve ser votado no plenário nesta quarta
Recondução segue para votação em plenário, onde precisará de ao menos 41 votos favoráveis para ser confirmada
Bahia tem desafio decisivo contra Z-4 na reta final do Brasileirão: aproveitamento é de apenas 33%
Tricolor encara três times ameaçados de rebaixamento nas últimas rodadas em busca da vaga direta na Libertadores 2026
Afonso Florence é exonerado da Casa Civil para reassumir mandato; entenda
Decisão foi tomada a pedido do próprio Florence, com o objetivo de registrar e viabilizar emendas parlamentares destinadas a municípios baianos
Salvador entra em nível de atenção por risco de deslizamentos após chuvas intensas
Nas últimas 12 horas, foram registrados 128 mm de precipitação, valor acima da média histórica de novembro
Discussão entre Toffoli e Mendonça esquenta sessão no STF e reacende debate sobre atuação de servidores públicos
Durante julgamento na Segunda Turma, ministros discutiram aplicação do Tema 940, que trata da responsabilidade civil do Estado
Matheus Cunha valoriza amadurecimento e destaca força tática da seleção antes de amistosos
Atacante do Manchester United vê confronto com Senegal e Tunísia como chance de mostrar evolução e reforçar identidade sob comando de Ancelotti
Salvador lidera painel da COP30 e destaca programas premiados de reciclagem e economia circular
Prefeito Bruno Reis apresenta resultados do Recicla Capital e iniciativas que colocam a cidade entre as referências globais em sustentabilidade urbana